Acordar criança sem dificuldade: confira 5 dicas!

Acordar criança sem dificuldade: 5 dicas do Blog PFzinho

Pais de primeira viagem, ou não, um dos grandes desafios sempre é saber como acordar criança sem dificuldade. O despertador tocou, você acordou, mas e agora? Como despertar seu filho calmamente? Ele sente dificuldade em acordar? Siga a leitura no Blog PFzinho e confira 5 dicas para facilitar o seu dia a dia.

O sol já nasceu, a manhã está começando e chegou o momento do seu filho ir para o banho, se arrumar, tomar o café da manhã e ir para a escola. Mas, espera: como acordar a criança para que essa rotina seja leve e sutil?

O Blog PFzinho separou 5 dicas práticas que irão tornar as suas manhãs muito mais simples. Adote essas táticas e veja como acordar o seu filho sem sono e tornar as primeiras horas do dia mais tranquilas.

A importância do sono para as crianças

Dormir bem é muito importante para manter a saúde em dia. Por conta do intenso desenvolvimento do corpo e da mente na fase da infância, o sono da criança se torna ainda mais relevante. Esteja atenta à qualidade das noites dos seus pequenos para que seja encontrado um equilíbrio.

Papais e mamães são responsáveis diretos pelo sono das crianças. Crie rotinas, estabeleça regras e mostre todas as vantagens no seu dia a dia de uma noite bem dormida.

Veja também: O sono do bebê recém-nascido e suas fases 

Agora que você já sabe a importância do sono para as crianças, confira como as acordar!
Agora que você já sabe a importância do sono para as crianças, confira como as acordar!

Como acordar criança sem dificuldade?

Agora que você entendeu a importância do sono, vamos aprender como acordar criança sem dificuldade com 5 dicas práticas. Confira:

1. Acorde mais cedo do que seu filho

Busque sempre acordar antes da criança. Experimente abrir um pouquinho da cortina do quarto dela, deixar a porta também entre-aberta e partir para as suas atividades e tarefas (não barulhentas) da manhã. 

Assim, a tendência é que o seu filho perceba que há uma movimentação dentro de casa e vá despertando aos poucos. Se o pequeno tem dificuldade em acordar cedo, esse é um método natural e eficaz para que ele acorde tranquilo e sem pressa.

2. Estabeleça uma rotina

Criar uma rotina pode ser a chave do sucesso para uma manhã tranquila e sem choros. Manter um padrão de horário definido para a criança acordar é uma tática muito funcional. Ela mesmo perceberá quais são os seus horários e quando é a hora de levantar.

Mesmo que seu filho vá para a escolinha no período da tarde, é importante que ele acorde razoavelmente cedo. Quando for assim, você pode orientar que o seu filho faça as lições de casa de manhã, por exemplo. Isso o motiva para sair da cama e ainda estimula na criação de um bom hábito diário.

3. Café da manhã reforçado

Até nós, adultos, preferimos sair da cama sabendo que tem um café da manhã saboroso e nutritivo nos esperando, não é mesmo? Prepare uma refeição logo cedo com opções saudáveis que o seu filho goste.

Frutas, pães e suco natural podem ser parte de uma mesa colorida e atrativa para a criança.

Veja também: O que comer no café da manhã saudável? 

Um café da manhã reforçado é a pedida ideal para levantar os filhos de manhã
Um café da manhã reforçado é a pedida ideal para levantar os filhos que tem dificuldade em acordar cedo.

4. Negocie as horas de sono da criança

Além de estabelecer a rotina, é necessário explicar a importância do sono e o porquê de ser essencial estar descansada para as tarefas do dia. Se a criança for dormir cedo e não quiser acordar cedo, uma boa alternativa é dialogar e encarar as horas de sono como uma troca.

Com exemplos, mostre que se ela não conseguir despertar pela manhã, precisará dormir ainda mais cedo para ter a disposição necessária. Normalmente, as crianças têm muita energia à noite e gostam de brincar e se divertir. A ideia é que elas percebam as vantagens de acordar cedo e adotem essa prática.

Ensine aos seus filhos as vantagens de acordar cedo!
Escolher uma música para acordar criança é uma boa tática para os despertar pela manhã.

5. Música para acordar criança

Um método muito funcional e agradável que também pode funcionar para acordar a criança é usar sua música favorita. Na hora que for a despertar, dê play na música para acordar a criança selecionada, em um volume que não seja muito alto, e deixe o seu filho feliz e animado logo cedo.

A música tem esse poder e com nossos filhos não é diferente. Se ele tiver muita dificuldade em acordar cedo, vá aumentando o volume aos poucos e crie um ambiente divertido.

Mais conteúdos sobre saúde infantil:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.