5 DICAS PARA UM CAFÉ DA MANHÃ SAUDÁVEL

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Isso por que, enquanto dormimos, toda nossa energia é gasta para manter nossas funções básicas, como a circulação, os batimentos cardíacos e a respiração. Estima-se que perdemos cerca de 50 calorias durante o sono, ou seja, um desjejum saudável e repleto de nutrientes é fundamental para conseguir realizar todas as atividades diárias. 

Um bom café da manhã também evita os famigerados “beliscos” durante o dia, mantendo a alimentação regulada.

Como fazer um café da manhã saudável?

Agora a pergunta que não quer calar é: qual o café da manhã ideal? A verdade é que existe milhões de opções para um café da manhã sadio e vamos dar algumas dicas que podem te ajudar tanto na busca por uma alimentação saudável como na busca pela perca de peso, já que é algo que acontece naturalmente quando ocorre uma mudança de hábitos alimentares.

Dica 1: Substitua Alimentos

A substituição dos alimentos é a primeira dica pois também é a mais importante. Substituir alimentos que gostamos por outros que não somos tão fãs assim vale o esforço, já que no final das contas, a substituição acaba sendo benéfica e nem tão dolorosa assim, pois os alimentos pelo qual substituímos quase sempre possuem o mesmo sabor, ou sabor parecido, do substituído. Repare:

Manteiga por pão de queijo vegano do PFzinho: A manteiga é uma gordura saturada que possui uma alta dificuldade de liquefazer, já que sua textura é consistente e por isso precisa de alta temperatura até que fique mole. No organismo ela se comporta da mesma forma, e acaba associando-se ao entupimento das artérias. No PF zinho, oferecemos uma ótima opção para substituir esse acompanhamento tão calórico. Os pães de queijo veganos do PFzinho, além de serem super saborosos e saudáveis, ainda possuem uma variedade de sabores, como: espinafre, beterraba, cenoura e o tradicional mesmo!

Leite integral por leite desnatado: O leite desnatado, diferente do integral, está livre de gorduras saturadas, deixando as artérias livre de entupimento. Apesar de ser essencial pro organismo, a gordura se ingerida de forma exagerada pode trazer acúmulo ao tecido adiposo, resultando em obesidade e automaticamente tornando a hipertensão e a diabetes, doenças propensas. 

Pão refinado por pão integral: O pão refinado, apesar de muito popular no café da manhã brasileiro, possui alto índice glicêmico. Isso quer dizer que ele é classificado como um alimento cheio de carboidrato, o que acaba dificultando a velocidade de digestão e aumentando a entrada de açúcar nas células. Já o pão integral, é rico em fibras e pode ajudar a controlar o índice glicêmico, além de auxiliar no trânsito intestinal.

Queijos amarelos por queijos brancos ou ricota: Assim como o leite integral, os queijos amarelos possuem alto teor gorduroso e podem ser evitados e substituídos pelos queijos brancos ou ricota. Sucos industrializados por sucos naturais ou chá: Os sucos industrializados ou de caixinha, possuem elevado teor de açúcar e podem conter também aditivos químicos como conservantes e corantes, ou seja, nenhum benefício como sucos que se utilizam frutas reais. Para burlar esses açúcares contingentes, o PFzinho separou uma categoria especialmente de sucos orgânicos, assim você poderá aproveitar o seu café da manhã de forma saudável e natural sem esforço!

Dica 2: Adicione Frutas, Fibras e Proteínas

As frutas são fontes de vitaminas e minerais e é importante que sejam consumidas naturalmente, sem coar, pois assim elas perdem fibras. O mamão por exemplo, é fonte de fibras solúveis e além de auxiliar no trânsito intestinal também ajuda na redução do colesterol. 

As fibras da aveia, se adicionadas ao café da manhã, aumentam a saciedade e impedem que se coma algo calórico durante os intervalos das refeições. Outros alimentos ricos em fibras são: chia, linhaça, granola e quinoa.

Como proteína, os ovos são ótimas sacadas. Eles auxiliam na atividade do metabolismo e também aumentam a saciedade.

Dica 3: Evite Carboidratos

Os carboidratos refinados são vilões no café da manhã. Isso porque além de possuírem poucos nutrientes, a energia oferecida por eles é gasta de forma rápida e acabam levando à fadiga ou compulsão alimentar. Então, o ideal é que não se consuma em sua primeira refeição alimentos como: pão branco, bolos, bolachas e achocolatados.

Dica 4: Separe um tempo para fazer compras

Essa é uma dica importante, já que a maioria das pessoas não tiram um tempo durante a semana para ir às compras e acabam tampando o sol com a peneira com alimentos rápidos e calóricos comprados em qualquer lugar. É importante que você vá ao mercado ou a feira e leia rótulos, procurando escolher alimentos que agregarão de forma saudável em sua rotina.

Dica 5: Não se apresse

Como dissemos anteriormente, o café da manhã é a refeição mais importante do seu dia. Por esse motivo, priorize esse momento. Se possível levante um pouco mais cedo para não comer com pressa. O alimento ingerido com rapidez, acaba não finalizando de forma correta o processo de digestão, o que dificulta na perda de peso e facilita o ganho dele.

Dica extra: Não perca tempo

Iniciar uma nova rotina de forma saudável e ativa será uma tarefa fácil caso seja o que você realmente deseja, mas, definitivamente, é o que você precisa. O primeiro passo é sempre o mais difícil. Por isso, não adie. A alimentação é um fator determinante para uma boa qualidade de vida e com certeza será recompensador no futuro todo o esforço depositado na mudança de hábitos alimentares. A PFzinho possui alimentos orgânicos saudáveis para acompanhar você em sua nova rotina! Aposte em uma alimentação 100% natural com nossos pratos, lanches e sobremesas. Todos os alimentos são ultracongelados, preparados especialmente para quem tem uma rotina ocupada e não possui tempo disponível para preparar refeições. Acreditamos que a alimentação orgânica impacta diretamente a vida do ser humano proporcionando uma melhor qualidade de vida, bem como uma saúde melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat