Alergia ao chocolate: o que fazer na Páscoa?

Alergia ao chocolate: o que fazer na Páscoa?

Um dos principais destaques da Páscoa são os ovos. Mas o que fazer se você, ou seu filho, tiver alergia ao chocolate? Siga a leitura no Blog PFzinho para entender como lidar com esse momento de maneira natural e não passar vontade na hora da sobremesa.

Para começar, quando falamos em alergia ao chocolate, estamos falando de diversos fatores. As pessoas não são alérgicas ao chocolate, mas sim a componentes de suas receitas. No entanto, o componente que mais causa reação é o leite. Isso afeta diretamente os intolerantes à lactose.

Quer saber como identificar sintomas e manter uma alimentação saudável e equilibrada, mesmo em uma época de tantas sobremesas gostosas? Continue com a gente e vamos entender juntas como lidar com a alergia ao chocolate.

Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba o que é alergia ao chocolate e qual chocolate comer!
Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba o que é alergia ao chocolate e qual chocolate comer!

O que é alergia ao chocolate?

Primeiro de tudo, precisamos explicar que a alergia ao chocolate não é uma reação ao doce. O problema está nas substâncias e demais componentes de sua receita. 

O sistema imunológico faz com que o organismo desenvolva reações exageradas quando entra em contato com alguns itens presentes no alimento. Dos que causam reações alérgicas, os mais comuns são:

  • Cacau;
  • Frutos secos;
  • Trigo;
  • Cafeína;
  • Ovo;
  • Soja;
  • Leite, esse um dos principais.

O que é intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é a falta de capacidade do nosso organismo de digerir a lactose, também conhecida como açúcar do leite. Ao entrar em contato com a substância, nosso corpo tem dificuldades ao decompor o açúcar do leite em carboidratos devido a ausência ou deficiência da lactase, enzima intestinal responsável pelo processo.

Entretanto, existem diferenças entre aqueles que são intolerantes à lactose e aqueles que têm alergia ao leite. Preste bastante atenção pois são quadros, condições e tratamentos distintos. Na dúvida sempre consulte um alergologista responsável. 

A alergia é uma reação do sistema imunológico adversa às proteínas do leite. Sua manifestação ocorre após a ingestão de porções de leite e derivados. A alergia ao leite de vaca é a mais comum. Dentre seus sintomas estão alterações no intestino, pele e sistema respiratório.

Não é todo chocolate que está proibido para os intolerantes à lactose! Confira as opções da PFzinho!
Não é todo chocolate que está proibido para os intolerantes à lactose! Confira as opções da PFzinho!

Como identificar os sintomas da alergia ao chocolate?

Como de qualquer alergia, os sintomas da alergia ao chocolate podem ser facilmente identificados:

  • Coceira;
  • Falta de ar;
  • Tosse;
  • Inchaço;
  • Gases;
  • Pressão baixa.

No surgimento de qualquer uma dessas reações, procure imediatamente um alergologista. Faça todos os exames necessários e confira se há alguma relação com chocolate. Não deixe de se cuidar! 

Meu filho é alérgico ao chocolate: e agora?

Caso um quadro alérgico seja detectado, o primeiro passo é elaborar uma nova dieta. Preste atenção nos rótulos dos alimentos e peça a orientação do alergologista para evitar crises alérgicas. O médico deverá realizar alguns exames, acompanhado de um estudo clínico e uma série de testes alérgicos no sangue ou na pele.

Alergias somente podem ser tratadas através do cuidado profissional. Com os resultados em mãos, o médico terá toda informação que precisa para orientar sobre os próximos passos e sobre o que pode e não pode ser consumido.

Conheça as alternativas da PFzinho para uma Páscoa vegana saudável.
Conheça as alternativas da PFzinho para uma Páscoa vegana saudável.

Alternativas para alérgicos ao chocolate

Fique calma que nem todos os chocolates levam leite em sua formulação! Se o caso do seu filho for intolerância à lactose ou ao próprio leite da vaca, os docinhos da PFzinho são perfeitos para você!

Nossa missão é levar qualidade de vida e uma alimentação balanceada a todos, e isso também vale para sobremesas! Confira os nossos chocolates veganos, sem leite, sem açúcar e sem soja. Guloseimas perfeitas para uma Páscoa saudável e livre de crises alérgicas por conta da lactose.

Além dos ovos de Páscoa, aproveite também para conhecer nossos bombons veganos e marmitas infantis! Praticidade e nutrição na mesa da sua família. Garanta sempre uma boa refeição para os seus filhos sem perder horas e horas na cozinha. Nossos produtos são ultracongelados, preservando nutrientes, sabores e texturas. Experimente! 

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat