Um dos principais destaques da Páscoa são os ovos. Mas o que fazer se você, ou seu filho, tiver alergia ao chocolate? Siga a leitura no Blog PFzinho para entender como lidar com esse momento de maneira natural e não passar vontade na hora da sobremesa.
Para começar, quando falamos em alergia ao chocolate, estamos falando de diversos fatores. As pessoas não são alérgicas ao chocolate, mas sim a componentes de suas receitas. No entanto, o componente que mais causa reação é o leite. Isso afeta diretamente os intolerantes à lactose.
Quer saber como identificar sintomas e manter uma alimentação saudável e equilibrada, mesmo em uma época de tantas sobremesas gostosas? Continue com a gente e vamos entender juntas como lidar com a alergia ao chocolate.

O que é alergia ao chocolate?
Primeiro de tudo, precisamos explicar que a alergia ao chocolate não é uma reação ao doce. O problema está nas substâncias e demais componentes de sua receita.
O sistema imunológico faz com que o organismo desenvolva reações exageradas quando entra em contato com alguns itens presentes no alimento. Dos que causam reações alérgicas, os mais comuns são:
- Cacau;
- Frutos secos;
- Trigo;
- Cafeína;
- Ovo;
- Soja;
- Leite, esse um dos principais.
O que é intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é a falta de capacidade do nosso organismo de digerir a lactose, também conhecida como açúcar do leite. Ao entrar em contato com a substância, nosso corpo tem dificuldades ao decompor o açúcar do leite em carboidratos devido a ausência ou deficiência da lactase, enzima intestinal responsável pelo processo.
Entretanto, existem diferenças entre aqueles que são intolerantes à lactose e aqueles que têm alergia ao leite. Preste bastante atenção pois são quadros, condições e tratamentos distintos. Na dúvida sempre consulte um alergologista responsável.
A alergia é uma reação do sistema imunológico adversa às proteínas do leite. Sua manifestação ocorre após a ingestão de porções de leite e derivados. A alergia ao leite de vaca é a mais comum. Dentre seus sintomas estão alterações no intestino, pele e sistema respiratório.

Como identificar os sintomas da alergia ao chocolate?
Como de qualquer alergia, os sintomas da alergia ao chocolate podem ser facilmente identificados:
- Coceira;
- Falta de ar;
- Tosse;
- Inchaço;
- Gases;
- Pressão baixa.
No surgimento de qualquer uma dessas reações, procure imediatamente um alergologista. Faça todos os exames necessários e confira se há alguma relação com chocolate. Não deixe de se cuidar!
Meu filho é alérgico ao chocolate: e agora?
Caso um quadro alérgico seja detectado, o primeiro passo é elaborar uma nova dieta. Preste atenção nos rótulos dos alimentos e peça a orientação do alergologista para evitar crises alérgicas. O médico deverá realizar alguns exames, acompanhado de um estudo clínico e uma série de testes alérgicos no sangue ou na pele.
Alergias somente podem ser tratadas através do cuidado profissional. Com os resultados em mãos, o médico terá toda informação que precisa para orientar sobre os próximos passos e sobre o que pode e não pode ser consumido.

Alternativas para alérgicos ao chocolate
Fique calma que nem todos os chocolates levam leite em sua formulação! Se o caso do seu filho for intolerância à lactose ou ao próprio leite da vaca, os docinhos da PFzinho são perfeitos para você!
Nossa missão é levar qualidade de vida e uma alimentação balanceada a todos, e isso também vale para sobremesas! Confira os nossos chocolates veganos, sem leite, sem açúcar e sem soja. Guloseimas perfeitas para uma Páscoa saudável e livre de crises alérgicas por conta da lactose.
Além dos ovos de Páscoa, aproveite também para conhecer nossos sorvetes orgânicos e marmitas infantis! Praticidade e nutrição na mesa da sua família. Garanta sempre uma boa refeição para os seus filhos sem perder horas e horas na cozinha. Nossos produtos são ultracongelados, preservando nutrientes, sabores e texturas. Experimente!

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:
Dicas de leitura: