ALIMENTAÇÃO INFANTIL VEGANA: PRÓS E CONTRAS

A alimentação vegana tem se tornado bastante popular nos últimos anos e com muita propriedade. Apesar de existirem inúmeras críticas ao redor do movimento, ele vem tomando força e fazendo parte da rotina de muitas famílias brasileiras. Mas o que é a alimentação vegana e qual o impacto dela na alimentação infantil? Vamos descobrir aqui no Blog PFzinho!

O que é alimentação vegana?

De modo geral, uma pessoa vegana é aquela que não compactua com qualquer alimento ou item que provenha da exploração ou da crueldade animal. Ou seja, além de um estilo de vida, o veganismo também é uma filosofia. Então a alimentação vegana é aquela que não possui nenhum ingrediente de origem animal, como laticínios, carnes e ovos.

Quais são os prós e contras da alimentação vegana infantil?

Primeiramente, devemos levar em conta os primeiros 1000 dias de uma criança (esse período também confere os 9 meses de gestação). O que devemos entender é que nesse tempo, o bebê carece de muitos nutrientes que se encontram em carnes e que talvez uma alimentação vegana não venha a suprir 100%. O que é preocupante, já que este período é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento.

Podemos exemplificar com a carne, fonte principal do ferro. O ferro é um micronutriente determinante para o desenvolvimento metabólico e a carência dele pode acabar impactando diretamente a saúde da criança. Como alternativa, podemos substituir pelo espinafre, que possui a mesma quantidade nutritiva, mas como a absorção vegetal é mais baixa, a criança teria que consumir uma quantidade maior do espinafre para que suprisse em níveis iguais a falta da carne.

As carnes também são importantes fontes de zinco. Embora em outros legumes e alguns cereais também exista esse nutriente, a quantidade a ser ingerida para a absorção dele continua sendo maior que a quantidade de carne, assim como o ferro.
O leite, por exemplo, é fonte de magnésio e cálcio. Seus derivados também. Por esse motivo, bebidas vegetais preparadas com amêndoas não possuem os mesmos nutrientes como os encontrados no leite.

A importância da vitamina B-12

Encontrada no estômago dos ruminantes, a vitamina B-12 é uma bactéria essencial no desenvolvimento neurológico da criança. Ela pode ser encontrada facilmente em animais como peixes, carne de porco, ovos, leites e derivados. A carência de vitamina B-12 pode causar anemia perniciosa e sua ingestão pode ser benéfica tanto na formação de DNA quanto na prevenção de encolhimento do cérebro no caso dos idosos. 

Essa vitamina raramente é encontrada em vegetais mas podem ser substituídas por cereais que a contenha e leite vegetal ou de soja, que apresentam o nutriente.

Afinal, é possível uma criança ser vegana?

Com as substituição certas em quantidades corretas e um acompanhamento rotineiro em um bom nutricionista e pediatra, onde é possível acompanhar toda a taxa de nutrientes presentes no sangue, é possível oferecer uma dieta vegana à criança. O importante é existir um controle do consumo desses alimentos para que não haja uma insuficiência de vitaminas no cardápio dos seus filhos, assim você poderá oferecer uma dieta repleta de benefícios como a prevenção de doenças crônicas no futuro, além de adotar hábitos saudáveis e de extremo valor que perdurarão por toda vida.

Os Alimentos Veganos do PFzinho

Você sabia que além de alimentos saudáveis, orgânicos e 100% naturais, o PFzinho ainda conta com um cardápio completamente vegano? Nós nos importamos tanto com a sua alimentação saudavel quanto com a sua filosofia de vida atrelada a ela, por isso, sempre pensamos em trazer opções para todos os gostos!
Conheça 3 opções do cardápio vegano do PFzinho:

Macarrão ao molho branco com brócolis

Quem não ama um macarrão ao molho branco? Com brócolis ainda? Nhammm!! Essa opção do PFzinho vai te deixar com água na boca. E melhor ainda: 100% vegano. Seus ingredientes são macarrão, brócolis, sal rosa, azeite, água, arroz, queijo vegan e cebola. Vai resistir?

macarrao-ao-molho-branco-com-brocolis

Torta de Abobrinha Vegana

A torta de abobrinha vegana é a opção perfeita pra levar de lanche pro intervalo! Seu filho estará nutrido e saciado com essa deliciosa opção do PFzinho. Seus ingredientes são: abobrinha, grão de bico, cebola, alho, azeite, sal e cúrcuma.

torta-de-abobrinha-vegana

Pão de Queijo Vegano (sem queijo)

O pão de queijo vegano é a nova aposta para o cardápio. Essa opção sem queijo continua sendo incrivelmente deliciosa e saudável. Seus ingredientes são: mandioquinha, polvilho doce, polvilho azedo, sal, óleo e água. É de dar água na boca!

pao-de-queijo-vegano-sem-queijo

Gostou das opções? Tem muito mais lá no site do PFzinho. Vem conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat