A alimentação da mãe durante o período de amamentação precisa de alguns cuidados. Você sabe quais? Continue a leitura no Blog PFzinho encontre o equilíbrio perfeito da alimentação para lactantes. Garanta o melhor para a sua saúde e do seu filho!
Quando falamos de alimentação equilibrada, falamos de consumir variedades de alimentos. É muito importante a ingestão de bastante água, frutas, cereais integrais, legumes e verduras. Todos eles promovem a produção de leite.
Além disso, a lactante deve evitar o consumo de alimentos industrializados e com alto teor de gordura. Esses não possuem valor nutricional relevante para a mãe e para o bebê.
Durante a amamentação, a mãe chega a perder de 1 a 2 kg por mês. Essa perda de peso ocorre por conta da quantidade de energia que é utilizada para produzir o leite materno. Por esse motivo, durante este período não deve-se adotar dietas restritivas para emagrecer.
Alimentação para lactantes
A mulher durante a amamentação necessita de uma grande quantidade de energia e proteínas. Isso deve ser obtido através de uma alimentação para lactantes balanceada e que inclua o maior número possível de grupos de alimentos. Além disso, é importante ter atenção à quantidade de produtos lácteos que estão sendo consumidos. Eles são importantes pois suprem as necessidades de cálcio.
Confira abaixo algumas dicas do Blog PFzinho para facilitar a alimentação da mãe:
- Coma, diariamente, pelo menos 5 porções de frutas e vegetais;
- Consuma proteínas como frango ou peru bem cozidos e ovos;
- Peixes como sardinha, atum, truta e salmão são indicados de 2 a 3 vezes por semana;
- Dê preferência para carboidratos integrais;
- Coma 2 a 3 porções de lácteos;
- Inclua gorduras boas no dia a dia, como o abacate, azeite de oliva e frutos secos.
Além dessas dicas, é fundamental que a mãe beba bastante líquidos, pois eles ajudam na produção do leite. O recomendado é a ingestão de aproximadamente 2 litros de água por dia. Chás sem açúcar também são alternativas.
Mães podem tomar café enquanto amamentam?
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso e o bebê não conseguiria metabolizar essa substância, no entanto alguns estudos demonstram que o consumo de 300 mg de cafeína por dia não provoca qualquer alteração no bebê e, por isso, a mulher pode tomar 2 a 3 xícaras de café por dia contanto que não seja antes do bebê mamar.
Alimentos restritos para lactantes
A alimentação para lactantes possui algumas restrições. Sim, existem alimentos que devem ser evitados. Durante a amamentação, fique longe de:
- frituras;
- embutidos;
- queijos amarelos;
- refrigerantes;
- bolos;
- biscoitos.
Consulte um pediatra ou nutricionista antes de retirar os alimentos da dieta. A opinião de um especialista é de extrema importância.
Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas está proibido. O álcool pode ser eliminado por meio do leite materno, passando diretamente para o bebê.
Cólicas do bebê durante amamentação
Caso o seu filho tenha cólicas, você pode fazer alterações na sua alimentação. Entretanto, isso varia de caso para caso. As cólicas do bebê são sinais de alerta para monitorar a sua alimentação como lactante e a dele como lactente.
Alguns alimentos que estão relacionados com a cólica no bebê são:
- chocolate;
- feijão;
- ervilhas;
- nabo;
- brócolis;
- couve-flor;
- repolho;
- pepino.
Também existem casos em que o leite de vaca pode provocar cólicas no bebê. Quando isso acontecer, pode ser necessário que a mãe tome leite sem lactose. Em algumas situações ele pode até ser retirado da sua dieta e substituído por leites vegetais, como o leite de coco, o de amêndoas ou de arroz.
Mais conteúdos sobre saúde maternal:
Dicas de leitura:
- Benefícios do leite materno
- Mãe de primeira viagem? Conheça os tipos de parto
- Mãe de primeira viagem: 3 dicas de cuidados alimentares