Alimentação vegana na gravidez: dicas e cuidados

Alimentação vegana na gravidez: dicas e cuidados essenciais!

Sempre que vemos gestantes veganas surge a dúvida a respeito de deficiências nutricionais para a mamãe e o bebê. Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre a alimentação vegana na gravidez. Acompanhe nossas dicas e cuidados para uma gestação tranquila!

Por ser uma alimentação mais restrita, é comum ter inseguranças nesse período. Como o veganismo não permite o consumo de nenhum item de origem animal, é preciso prestar atenção aos macro e micronutrientes que precisam fazer parte do seu dia a dia.

A alimentação vegana na gravidez é possível se estruturada por um profissional devidamente habilitado. Vamos acompanhar os benefícios e cuidados que você precisará ter durante sua gestação.

Siga a leitura no Blog PFzinho e entenda todos os detalhes e pontos de atenção da alimentação vegana na gravidez.
Vamos juntas entender todos os benefícios da alimentação vegana na gravidez?

Benefícios da alimentação vegana na gravidez

Um dos maiores benefícios da alimentação vegana na gravidez é a facilidade na digestão dos alimentos. Por ser mais ágil e melhor, ela reduz as queixas de queimação, azia e ainda previne a hipertensão e o ganho de peso.

A riqueza de fibras, vitaminas e minerais presentes na dieta vegana será sua melhor amiga. Outra vantagem que você pode garantir é a melhora do funcionamento intestinal. Se a sua alimentação saudável estiver acompanhada de uma boa hidratação, o seu corpo se beneficiará da combinação entre fibras e água.

Cuidados com a gravidez de veganas

A gestação de veganas pode trazer algumas carências nutricionais e proteicas. Essa deficiência pode até comprometer o desenvolvimento adequado do bebê e resultar em problemas futuros para a gestante, como risco de osteoporose, por exemplo.

As grávidas veganas precisam de um planejamento adequado de sua dieta. Entendeu a importância de se consultar com um médico especialista?

Como ela não consome fontes animais nem lácteas, por exemplo, é necessário buscar em fontes vegetais nutrientes específicos como cálcio. Também pode ser necessária a suplementação de vitamina B12 e vitamina D

A alimentação vegana na gravidez é recomendada, porém requer pontos de atenção. O monitoramento do volume proteico diário e os níveis de ferro e zinco precisam ser adotados e praticados.

Nutrientes essenciais para alimentação vegana na gravidez

Em uma alimentação vegana na gravidez, é possível obter todos os nutrientes necessários para uma gestação saudável. Podemos encontrar alternativas e criar uma dieta distribuída em combinações de alimentos que se completam e forneçam proteínas que o seu organismo precisa.

Entretanto, é comum que, durante a gestação, a dieta precisará da suplementação de B12, vitamina D e ômega 3.

Confira abaixo uma lista com alguns dos principais nutrientes para a alimentação vegana na gravidez:

  • Cálcio: auxilia na formação óssea e dos dentes, além de contribuir em nervos, coração e músculos. Também controla a frequência cardíaca e o processo de coagulação do sangue;
  • Cobre: age na formação o coração, sistema nervoso, artérias e vasos sanguíneos;
  • Ácido fólico: componente essencial do líquor que também ajuda a fechar o tubo do sistema nervoso central. Além disso, auxilia na síntese do DNA e na função cerebral;
  • Ferro: forma os glóbulos vermelhos e repassa oxigênio às células como fonte para crescimento e energia;
  • Magnésio: formação de ossos e dentes fortes. Também regula os níveis de insulina e açúcar no sangue,  e trabalha para formar e reparar tecidos;
  • Potássio: auxilia na atividade muscular, no metabolismo e na função nervosa;
  • Riboflavina: ideal para um bom crescimento, visão e pele saudável. É essencial para os ossos, músculos e desenvolvimento do sistema nervoso do bebê;
  • Tiamina: desenvolvimento do cérebro e também, na formação do coração e do sistema nervoso
  • Vitamina A: desenvolvimento celular e dos olhos, para uma pele saudável e mucosas. Também age promovendo maior resistência a infecções, crescimento dos ossos, metabolismo de gorduras e produção de glóbulos vermelhos;
  • Vitamina B6: metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos. Dentre suas funções também está a ajuda a formar novos glóbulos vermelhos, desenvolver o cérebro e o sistema nervoso
  • Vitamina C: reparação de tecidos e produção de colágeno;
  • Vitamina D: ajuda a formar ossos e dentes do bebê;
  • Zinco: formação de órgãos e os sistemas nervoso e circulatório.

Agora que você já sabe tudo sobre alimentação vegana na gravidez, confira nossas dicas para uma gestação saudável!
Continue a leitura e veja nossas dicas para uma gravidez saudável!

Dicas para uma gravidez saudável

Quando falamos em gravidez saudável, automaticamente falamos de manter uma alimentação equilibrada e variada. É importante que consigamos obter todos os nutrientes necessários citados acima.

Além disso, existem algumas práticas rotineiras que você pode adotar para sua gestação:

  • Praticar atividades físicas regularmente com intensidade baixa ou moderada;
  • Consumir 2 litros ou mais de água por dia;
  • Realizar 3 refeições principais e mais 2 ou 3 lanches;
  • Diminuir o consumo de café para 2-3 xícaras por dia;
  • Monitorar o ganho de peso, sendo ideal engordar cerca de 0,5 kg por semana;
  • Evitar consumir adoçantes;
  • Evitar consumir queijos como brie, camembert, roquefort e patês vegetarianos;
  • Evitar consumir plantas naturais como canela e arruda;
  • Não fumar.

Uma alimentação vegana na gravidez pode ser saudável, mas é importante o controle pré-natal com o obstetra e com o nutricionista especializado para garantir a saúde do bebê e da mãe.

Se você procura por alimentos orgânicos para criar novos cardápios para sua gravidez, confira as opções da PFzinho. São diversas alternativas de pratos e ingredientes naturais para completar suas refeições. Utilize o nosso cupom BLOG15 e garanta mais nutrição agora mesmo!

Mais conteúdos sobre saúde materna:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat