Sabia que os alimentos fortificados já fazem parte do nosso dia a dia? Siga a leitura no Blog PFzinho para entender mais sobre o tema. O que são? Quais os seus benefícios? Que tipo de nutrientes estão presentes? Vamos conferir juntas!
Os alimentos fortificados são alimentos que recebem o aditivo de alguns nutrientes em sua composição original. O objetivo é melhorar sua composição nutricional ou apoiar a prevenção de possíveis carências nutricionais próprias de cada corpo.
A OMS reconhece quatro tipos de alimentos fortificados:
- universal ou em massa;
- em mercado aberto;
- direcionada;
- domiciliar comunitária.
A fortificação alimentar universal é indicada quando vários grupos populacionais apresentam risco para uma deficiência nutricional. Geralmente ocorre de forma obrigatória e por necessidade.
A fortificação em mercado aberto é uma estratégia da indústria para agregar valor nutricional a determinado produto.
A direcionada pode ser voluntária ou obrigatória. Sua função é melhorar o produto para o consumo de grupos populacionais com deficiências nutricionais.
Por fim, a fortificação alimentar domiciliar comunitária consiste na suplementação de refeições. Geralmente, é de fácil aceitação do público, porém necessita de uma orientação aqueles que irão consumir.
Alimentos fortificados no Brasil
No Brasil, a ANVISA é o órgão responsável por regular questões relacionadas aos alimentos fortificados e enriquecidos. Dessa maneira, ela é quem determina os limites das quantias de nutrientes adicionadas. Isso evita que ocorra a ingestão excessiva ou em quantias insuficientes..
A fortificação de alimentos com ferro é a mais comum no Brasil. A anemia ferropriva (deficiência de ferro) é recorrente no país e essa suplementação se faz necessária. A média anual de casos supera os 2 milhões. Estudos publicados comprovam a importância da fortificação.
Além disso, a indústria de alimentos atua como um agente transformador. Através de suas ações, a saúde dos consumidores é diretamente impactada. Além disso, auxilia no combate à desnutrição e outros problemas de saúde que podem surgir.
Benefícios dos alimentos fortificados
Como falamos, os alimentos fortificados são amplamente utilizados em situações de suplementação alimentar. Enquanto aqui no brasil a fortificação com ferro é muito comum, em outros países também existe o enriquecimento obrigatório de leite com vitamina D, arroz com diferentes vitaminas e minerais, açúcar com vitamina A, por exemplo.
Embora os alimentos fortificados contribuam para que a população atinja a quantidade diária recomendada de nutrientes, eles precisam fazer parte de uma dieta e refeição equilibrada. Um consumo regular de frutas, verduras, legumes e cereais integrais precisa ser praticado.
Micronutrientes aplicados nos alimentos fortificados
Os principais micronutrientes aplicados à técnica de fortificação alimentar são:
- ferro;
- cálcio;
- vitamina D;
- vitamina A;
- ácido fólico;
- zinco.
Hoje, os alimentos fortificados no país são o sal com iodo e as farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico. A ANVISA regulamenta que esses alimentos devem ter em sua embalagem o esclarecimento ao consumidor sobre a fortificação.
Mais conteúdos sobre alimentação saudável:
Dicas de leitura:
- Alimentos ricos em zinco e seus benefícios
- Qual a importância da vitamina D?
- Quais os benefícios da aveia?