Alimentos para diabetes infantil

Saiba tudo sobre os alimentos para diabetes infantil

Você sabe como identificar os alimentos para diabetes infantil? Quando uma criança tem diabetes, pode ser complicado lidar com a situação. Muitas vezes, é necessário que pais e filhos passem por uma adaptação de dieta e rotina. E isso é difícil, né? Siga a leitura no Blog PFzinho e veja como criar o cardápio ideal.

Nem sempre as crianças vão responder bem de imediato a essas alterações, mas é um caminho necessário.  Elas podem se mostrar frustradas e até apresentar alterações de comportamento. Preste atenção pois ela não tem dimensão real do que seja a diabetes infantil e dos cuidados que são precisos.

Esta condição pode gerar muito estresse para pais e crianças. Por isso, os alimentos para diabetes infantil ajudam a melhorar e preservar a qualidade de vida dela e reduzir os impactos da doença.

Uma dieta com alimentos para diabetes infantil precisa ser cuidadosamente criada.

Estabeleça sua rotina para comer sempre na mesma hora

Crianças com diabetes precisam se alimentar sempre na mesma hora e, de preferência, fazer cerca de 6 refeições por dia. Uma alimentação para diabetes infantil deve contemplar:

  • Café da manhã;
  • lanche da manhã;
  • almoço;
  • lanche da tarde;
  • jantar;
  • pequeno lanche antes de dormir. 

O ideal é que a criança não fique por mais de 3 horas sem comer. Assim, ela consegue se adaptar e criar uma rotina diária, facilitando na programação das aplicações de insulina.

Incentive a prática de exercícios físicos

Uma boa maneira de regular os níveis de glicose no sangue é incentivar a prática de exercícios físicos. O ideal é que ela seja como um complemento aos alimentos para diabetes infantil. É importante que você, ou um profissional especializado, crie uma rotina de exercícios para o bem-estar da criança. Certifique-se de que ela seja adequada para a sua idade. Experimente deixar o seu filho praticar futebol, natação ou dança.

A prática de esportes é uma poderosa aliada aos alimentos para diabetes infantil no combate à doença.

Elabore uma dieta com base nos alimentos para diabetes infantil

Para auxiliar na dieta da criança com diabetes, é importante que um profissional de nutrição acompanhe. Assim que o plano alimentar for montado, você passa a entender quais alimentos são permitidos e quais devem ser evitados. Alimentos ricos em açúcar, pães e massas não estarão inclusos no cardápio proposto. Os substitua por opções com baixo índice glicêmico, como aveia, leite e macarrão integral.

As crianças diabéticas possuem deficiência na produção da insulina. Sem esse hormônio, responsável por reduzir os níveis de glicose no sangue, ingerir alimentos ricos em açúcar potencializa os sintomas de glicose elevada como:

  • Sonolência;
  • muita sede;
  • aumento da pressão.
É normal que a criança demore a se acostumar com os alimentos para diabetes infantil.

Desta forma, ao receber o diagnostico da diabetes, é necessário que a família da criança não ofereça alimentos ricos em açúcar e carboidratos. As refeições devem ser feitas à base de outros produtos com teor de açúcar mais baixo possível. Ou seja, evite ao máximo ter doces como bolos, bolachas, chocolates ou outras guloseimas em casa. Já é difícil para uma criança aceitar a restrição alimentar, ela não precisa passar vontade, né? 

Existem alguns alimentos que podem substituir doces. Esses produtos possuem adoçante em sua composição e podem ser ingeridos por diabéticos. Além disso, é importante que os pais também não comam esses alimentos. Assim, a criança percebe que a rotina foi alterada para todos os membros da família.

Manter uma alimentação saudável e balanceada é o ideal qualquer tipo de dieta restritiva.

Sobremesa para diabéticos

Conte com o PFzinho para encontrar sobremesas saudáveis e alimentos para diabetes infantil que irão completar as dietas do seu filho. Em nosso site, você acha aquele docinho e, de brinde, leva muita nutrição e saúde para dentro da sua casa.

Confira sobremesas orgânicas com preparo rápido, prático e sem adição de açúcar. Experimente o nosso bombom vegano, disponível em diversos sabores para agradar todos os tipos de paladar. Nós te ajudamos na busca por um cotidiano mais doce e saudável. No entanto, consuma com moderação, tudo bem? Fique atenta e saiba coordenar e controlar essa nova rotina de alimentação no seu lar.

Mais conteúdos sobre saúde da criança:

Dicas de leitura:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat