Alimentos que aumentam a imunidade

Confira as nossas dicas de alimentos que aumentam a imunidade

Você sabe a importância do sistema imunológico para a sua saúde? A melhor maneira de cuidar de um dos principais responsáveis por combater e prevenir doenças, é através da alimentação. Continue a leitura no Blog PFzinho e veja dicas de alimentos que aumentam a imunidade. Uma dieta para proteger e cuidar da sua família.

É comum que, ao falarmos de imunidade, pensemos em remédios e vacinas. Entretanto, esse é um tema que vai muito além. Uma alimentação saudável traz incontáveis benefícios ao corpo e à mente. 

Imunidade é o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores. Quando ela está baixa, nosso corpo fica propensos a ter infecções e quadros como gripes. 

Se você está sentindo a sua imunidade baixa, ou percebeu o seu filho meio abatido, foque em alimentos que aumentam a imunidade. Alimentos ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias ajudam na manutenção do sistema imunológico.

Sistema Imunológico

O sistema imunológico é responsável pela defesa do organismo. Ele cria anticorpos para combater doenças e microrganismos como vírus, bactérias e fungos. A melhor forma de fortalecer o sistema imune e combater infecções é por meio da vacinação, práticas de hábitos saudáveis e alimentação.

A resposta imunológica a invasões em nosso organismo é feita através das células responsáveis pelo combate, os leucócitos. Eles promovem a saúde do organismo e da pessoa e são divididos em:

  • linfócitos;
  • monócitos;
  • neutrófilos;
  • eosinófilos;
  • basófilos.

Quando ocorre a entrada de algum corpo estranho ou agente infeccioso no corpo, as células do sistema imunológico são ativadas e atuam combatendo o agressor. Por isso, além das práticas e das vacinas, é muito importante estar consumindo diariamente alimentos que aumentam a imunidade.

5 alimentos que aumentam a imunidade:

A alimentação é fundamental para manter a imunidade do corpo em dia. O adequado é que a dieta seja rica em frutas, legumes e verduras, ou seja, repleta de vitaminas e minerais que são essenciais ao corpo humano. Além disso, para manter o sistema imunológico forte, evite alimentos industrializados, como açúcar e álcool, por exemplo.

Mas afinal, quais são os alimentos que aumentam a imunidade? São muitos os tipos capazes de melhorar a nossa saúde. Para ajudar, confira a lista abaixo:

Alho

Alhos se destacam como alimentos que aumentam a imunidade por suas ações antiinflamatórias e antiinfecciosas.
Alhos se destacam como alimentos que aumentam a imunidade por suas ações antiinflamatórias e antiinfecciosas.

O alho se destaca por um componente chamado alicina. Sua ação antiinflamatória e antiinfecciosa auxilia no combate e na prevenção de diversas doenças e condições. O ideal é consumir o alimento cru. O calor pode desativar os seus compostos e diminuir a eficácia dos seus benefícios.

Cogumelo Shiitake

O shiitake aumenta a imunidade através do nutriente lentinana.
O shiitake aumenta a imunidade através do nutriente lentinana.

Rico em lentinana, o cogumelo shiitake é outro alimento que aumenta a imunidade. A lentinana é um nutriente que estimula a produção das células de defesa do corpo, reforçando o sistema imunológico. O recomendado é que seja consumido, pelo menos, 100 g por dia.

Frutas cítricas

O kiwi é uma das frutas cítricas ricas em vitamina C e fibras.

Ricas em vitamina C e fibras, as frutas cítricas melhoram a resistência contra infecções, aumentam as propriedades antiinflamatórias e a imunidade do corpo. Isso tudo nos ajuda a reforçar as defesas do sistema imunológico. As frutas cítricas mais comuns ao nosso dia a dia são: kiwi, laranja, limão, mexerica e morango.

Gengibre

As vitaminas B6 e C do gengibre também auxiliam o sistema imunológico.
As vitaminas B6 e C do gengibre também auxiliam o sistema imunológico.

O gengibre é um alimento que contribui para a defesa do organismo por conter importante ação bacteriana, assim como as vitaminas B6 e C. Pode ser consumido, principalmente, em sucos, chás e temperos em alimentos salgados.

Iogurte Natural

Iogurte natural é um alimento que pode estar presente em vários momentos do seu dia, sempre trazendo benefícios.
Iogurte natural é um alimento que pode estar presente em vários momentos do seu dia, sempre trazendo benefícios.

O iogurte natural fortalece o nosso sistema imunológico pois é rico em lactobacilos e também propriedades probióticas. Além de reforçar as defesas do corpo, o iogurte também atua melhorando a flora intestinal.

Crie hábitos saudáveis

Agora que você já sabe 5 alimentos que aumentam a imunidade para criar a dieta da sua família, está na hora de incentivar o pessoal a criar hábitos saudáveis. A prática de exercícios, mesmo que em pequenas doses, é benéfica ao nosso organismo.

Quando exercícios físicos são incorporados ao nosso dia a dia como hábitos, eles melhoram as capacidades funcionais do nosso organismo. Ou seja, isso significa que o corpo tenha autonomia para criar uma reserva energética, tolere mais desgaste físico e ainda diminua o nível de estresse.

Além disso, outro aspecto importante dos exercícios é a importância de manter um peso saudável. Isso significa ter o IMC (Índice de Massa Corporal) e o percentual de gordura corporal controlados. Isso estimula o corpo a responder mais rápido quando em contato com vírus e bactérias e auxilia no combate a ansiedade e depressão.

Mais conteúdos sobre a saúde da criança

Dicas de leitura:

2 thoughts on “Alimentos que aumentam a imunidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat