Você sabe a importância do sistema imunológico para a sua saúde? A melhor maneira de cuidar de um dos principais responsáveis por combater e prevenir doenças, é através da alimentação. Continue a leitura no Blog PFzinho e veja dicas de alimentos que aumentam a imunidade. Uma dieta para proteger e cuidar da sua família.
É comum que, ao falarmos de imunidade, pensemos em remédios e vacinas. Entretanto, esse é um tema que vai muito além. Uma alimentação saudável traz incontáveis benefícios ao corpo e à mente.
Imunidade é o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores. Quando ela está baixa, nosso corpo fica propensos a ter infecções e quadros como gripes.
Se você está sentindo a sua imunidade baixa, ou percebeu o seu filho meio abatido, foque em alimentos que aumentam a imunidade. Alimentos ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias ajudam na manutenção do sistema imunológico.
Sistema Imunológico
O sistema imunológico é responsável pela defesa do organismo. Ele cria anticorpos para combater doenças e microrganismos como vírus, bactérias e fungos. A melhor forma de fortalecer o sistema imune e combater infecções é por meio da vacinação, práticas de hábitos saudáveis e alimentação.
A resposta imunológica a invasões em nosso organismo é feita através das células responsáveis pelo combate, os leucócitos. Eles promovem a saúde do organismo e da pessoa e são divididos em:
- linfócitos;
- monócitos;
- neutrófilos;
- eosinófilos;
- basófilos.
Quando ocorre a entrada de algum corpo estranho ou agente infeccioso no corpo, as células do sistema imunológico são ativadas e atuam combatendo o agressor. Por isso, além das práticas e das vacinas, é muito importante estar consumindo diariamente alimentos que aumentam a imunidade.
5 alimentos que aumentam a imunidade:
A alimentação é fundamental para manter a imunidade do corpo em dia. O adequado é que a dieta seja rica em frutas, legumes e verduras, ou seja, repleta de vitaminas e minerais que são essenciais ao corpo humano. Além disso, para manter o sistema imunológico forte, evite alimentos industrializados, como açúcar e álcool, por exemplo.
Mas afinal, quais são os alimentos que aumentam a imunidade? São muitos os tipos capazes de melhorar a nossa saúde. Para ajudar, confira a lista abaixo:
Alho

O alho se destaca por um componente chamado alicina. Sua ação antiinflamatória e antiinfecciosa auxilia no combate e na prevenção de diversas doenças e condições. O ideal é consumir o alimento cru. O calor pode desativar os seus compostos e diminuir a eficácia dos seus benefícios.
Cogumelo Shiitake

Rico em lentinana, o cogumelo shiitake é outro alimento que aumenta a imunidade. A lentinana é um nutriente que estimula a produção das células de defesa do corpo, reforçando o sistema imunológico. O recomendado é que seja consumido, pelo menos, 100 g por dia.
Frutas cítricas

Ricas em vitamina C e fibras, as frutas cítricas melhoram a resistência contra infecções, aumentam as propriedades antiinflamatórias e a imunidade do corpo. Isso tudo nos ajuda a reforçar as defesas do sistema imunológico. As frutas cítricas mais comuns ao nosso dia a dia são: kiwi, laranja, limão, mexerica e morango.
Gengibre

O gengibre é um alimento que contribui para a defesa do organismo por conter importante ação bacteriana, assim como as vitaminas B6 e C. Pode ser consumido, principalmente, em sucos, chás e temperos em alimentos salgados.
Iogurte Natural

O iogurte natural fortalece o nosso sistema imunológico pois é rico em lactobacilos e também propriedades probióticas. Além de reforçar as defesas do corpo, o iogurte também atua melhorando a flora intestinal.
Crie hábitos saudáveis
Agora que você já sabe 5 alimentos que aumentam a imunidade para criar a dieta da sua família, está na hora de incentivar o pessoal a criar hábitos saudáveis. A prática de exercícios, mesmo que em pequenas doses, é benéfica ao nosso organismo.
Quando exercícios físicos são incorporados ao nosso dia a dia como hábitos, eles melhoram as capacidades funcionais do nosso organismo. Ou seja, isso significa que o corpo tenha autonomia para criar uma reserva energética, tolere mais desgaste físico e ainda diminua o nível de estresse.
Além disso, outro aspecto importante dos exercícios é a importância de manter um peso saudável. Isso significa ter o IMC (Índice de Massa Corporal) e o percentual de gordura corporal controlados. Isso estimula o corpo a responder mais rápido quando em contato com vírus e bactérias e auxilia no combate a ansiedade e depressão.
Mais conteúdos sobre a saúde da criança
Dicas de leitura:
- Alimentos para diabetes infantil
- Mãe de primeira viagem: 3 cuidados alimentares
- Papinha de bebê: 5 motivos para você as inserir na alimentação do seu filho
Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Oi Fernanda,
Muito feliz em saber que gostou do nosso material.
Feito com muita pesquisa e cuidado.
Obrigadaaa