Alimentos que diminuem a ansiedade

Alimentos que diminuem a ansiedade

Sabe aqueles dias em que estamos preocupadas, agitadas e inquietas? Ou quando flagramos nossos pequenos agindo assim? Isso pode ser a ansiedade batendo! Então siga a leitura no Blog PFzinho e conheça os alimentos que diminuem a ansiedade. Cuide de você e da sua família!

A nossa alimentação está diretamente ligada aos sintomas da ansiedade. O que colocamos no nosso prato pode influenciar diretamente no controle ou descontrole da situação.

Por isso, para cuidar de você e da sua família, separamos algumas dicas para saber como lidar com essa condição tão delicada e manter a saúde mental intacta. O que acha da ideia? Vamos juntas?

O que é ansiedade?

Sabe quando nós sentimos uma mistura de medo, tensão, agitação e um caminhão de pensamentos não nos permite colocar a cabeça no lugar? Pois é, isso é a ansiedade. 

Sabia que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o nosso país é o que mais possui pessoas ansiosas? Isso só reforça a importância de estarmos sempre antenadas e por dentro de tudo que possa proteger e melhorar a nossa saúde física e mental.

A ansiedade nos afeta em diferentes intensidades. Em alguns casos, pode até provocar uma série de prejuízos em nosso dia a dia. Mas como controlar a ansiedade de maneira orgânica? Isso é o que vamos ver agora!

Como controlar a ansiedade com alimentação?

Sim, é possível controlar a ansiedade com alimentação. Existem alimentos que tiram a ansiedade e alimentos que podem piorar o quadro. Então preste bastante atenção no tipo de refeição que você e sua família estão consumindo dentro e fora de casa, ok?

De maneira geral, para controlar a ansiedade com alimentação, o mais indicado é incluir em seu cardápio alimentos ricos em:

  • fibras;
  • magnésio;
  • selênio;
  • ômega 3;
  • probióticos;
  • triptofano.

Através do consumo adequado desses nutrientes, é possível aumentar a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Assim, com uma dieta balanceada e comidinhas saborosas, iremos cuidar da nossa saúde física e mental. 

Lembre-se de consultar um nutricionista ou médico responsável. Ninguém conhece o nosso corpo tão bem quanto os profissionais que o estudaram. Eles irão passar a dieta e alimentação ideal!

top view of fresh fruits such as kiwi kinkans and lemons on a bucket on a sack cloth on a grey background with copy space

Frutas que reduzem a ansiedade

Para aqueles que não dispensam uma boa frutinha, existem algumas opções de frutas que reduzem a ansiedade.

O primeiro grupo, com mais variedade, são as frutas cítricas. Alimentos ricos em vitamina C, ideal para regular o cortisol, hormônio diretamente ligado ao estresse e a ansiedade. Aqui, recomendamos experimentar abacaxi, acerola, laranja, limão e kiwi.

Veja também: Benefícios do Abacaxi

Não menos importante e muito presente em nosso dia a dia, a banana possui uma combinação de nutrientes que promove o bem-estar e reduz sensações negativas.

A terceira indicação do Blog PFzinho são as uvas! Energéticas e ótima fonte de vitaminas, as uvas são frutas que reduzem a ansiedade pois atuam auxiliando o bom funcionamento do nosso sistema nervoso central. 

Alimentos que pioram a ansiedade

Lembra que falamos sobre aqueles alimentos que pioram a ansiedade? É importante conhecê-los e entender o motivo das possíveis reações do nosso organismo.

A maioria dos alimentos que pioram a ansiedade são aqueles que agem alterando o nível de açúcar no sangue e a produção da serotonina. Sabe aquelas bebidas estimulantes? Elas também são prejudiciais aos quadros de ansiedade. Então preste bastante atenção e saiba quais alimentos você deve evitar consumir em excesso:

  • Doces;
  • Bebidas açucaradas;
  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Pães brancos;
  • Cafeína;
  • Chá mate, chá verde e chá preto;
  • Bebidas alcoólicas.

Agora que você já conhece os alimentos que diminuem a ansiedade e os que a piora, consulte um profissional especializado no assunto para receber um diagnóstico sobre o seu caso. Somente assim é possível saber quanto consumir e quando consumir.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba novidades, dicas e promoções!