Alimentos que provocam azia: saiba quais evitar

Alimentos que provocam azia

Não aguenta mais aquela queimação na barriga? Então você precisa seguir a leitura aqui no Blog PFzinho. Conheça os principais alimentos que provocam azia, seus motivos e quais aqueles que ajudam a aliviar os sintomas.

Vamos juntas saber mais? Continue lendo aqui!

O que é azia?

Para começar, precisamos entender o que é a azia. Bom, azia é aquela famosa sensação de queimação. Ela pode ser causada por fatores como:

  • consumo de bebidas alcoólicas;
  • alimentos com alto teor de gordura;
  • excesso de peso;
  • gravidez;
  • fumo.

Além disso, a azia também pode estar relacionada com uma doença conhecida como refluxo gastroesofágico, que é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago. Em todos os casos, a queimação geralmente começa na região abaixo do peito e vai até a garganta.

Quais são os alimentos que provocam azia?

Sabia que existem alguns alimentos que provocam azia, refluxo ou queimação no estômago? A presença de algumas substâncias, como a cafeína, por exemplo, pode irritar a parede do estômago e fazer com que o conteúdo gástrico acabe voltando para o esôfago.


Quando os sintomas da azia estão com muita frequência, o ideal é que seja marcada uma consulta com um médico especialista. Nesse caso, o gastroenterologista é o mais indicado para efetuar o diagnóstico.

Veja abaixo três alimentos do seu cotidiano que podem estar causando azia:

Continue a leitura no Blog PFzinho e descubra quais são os principais alimentos que provocam azia!
Continue a leitura no Blog PFzinho e descubra quais são os principais alimentos que provocam azia!

Café

Rico em cafeína, o café é um dos alimentos que pode causar azia. Como falamos acima, a substância pode irritar a mucosa do estômago e causar sensação de queimação e azia. Além desse ponto, a cafeína também relaxa o esfíncter do esôfago, facilitando a saída do conteúdo do estômago para o esôfago, aumentando os sintomas de refluxo.

Mas preste atenção: quando falamos em cafeína, lembre-se de que não é só o café que a possui como ingrediente. O adequado é evitar todos os tipos de bebidas que possuem a substância como chá preto e chá mate, por exemplo.

Chocolate

O chocolate é um tipo de alimento rico em gorduras e cafeína que estimulam a produção de ácido pelo estômago. Além disso, o chocolate também aumenta o relaxamento do esfíncter do esôfago, causando os mesmos sintomas de refluxo.

No entanto, uma boa alternativa para quem não fica sem um chocolatinho é o consumo de chocolate vegano. Confira todas as dicas do Blog PFzinho no link abaixo:

Veja também: Benefícios do Chocolate Vegano

Frituras

Frituras, como batata frita, pastel ou coxinha são alimentos ricos em gordura que, além de estimularem a produção de ácido pelo estômago, também causam a liberação de um hormônio chamado de colecistocinina. A colecistocina aumenta o relaxamento do esfíncter esofagiano e permite que o ácido produzido no estômago escape e cause refluxo, azia e aquela sensação de barriga inchada, má digestão e queimação.

Agora que você já conhece os alimentos que provocam azia, conheça os que a aliviam!
Agora que você já conhece os alimentos que provocam azia, conheça os que a aliviam!

Alimentos que aliviam azia

Uma alimentação balanceada é a chave principal para o seu bem-estar. Entretanto, precisamos prestar atenção aos nossos hábitos alimentares também. Evite pular refeições. Não deixe a pressa fazer você ou seus pequenos pularem um almoço, ou um café da manhã. Quando você for comer novamente, comerá mais por conta da fome e, por isso, o seu estômago produzirá mais suco gástrico para realizar a digestão, facilitando a azia.

Outra coisa que pode levar à azia é comer muito rápido ou não mastigar direito. Quando você come de maneira mais acelerada, o estômago trabalha dobrado para digerir esses alimentos.

Sendo assim, confira as dicas do Blog PFzinho e veja quais são os principais alimentos que aliviam a azia:

Maçã

Muitas frutas auxiliam a aliviar a acidez no estômago, a principal delas é a maçã. Por ser rica em fibras, a maçã é um alimento que alivia a azia pois ajuda a regularizar o intestino. Outro benefício do seu consumo deve-se ao fato dela ser rica em fibras, o que ajuda a regular o intestino. Além disso, a maçã possui ação cicatrizante, o que ajuda a aliviar a queimação.

Banana

A banana é outra fruta que se destaca por ser considerada um antiácido natural. Ou seja, se você está sofrendo muito com azia e queimação, comer uma banana pode ser a melhor solução.

Pão integral

Alimentos integrais são os melhores amigos daqueles que sofrem muito com queimação no estômago. Um dos alimentos que aliviam a azia é o pão integral. Responsável por ajudar a manter os níveis do ácido clorídrico equilibrados, amenizando ou evitando os sintomas da azia.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.