Alimentos ricos em água: por que tão importantes?

Alimentos ricos em água.

Os alimentos ricos em água são muito importantes para o nosso corpo. Quando os consumimos estamos hidratando nosso organismo e beneficiando o metabolismo. Continue a leitura no Blog PFzinho e entenda a importância desse tipo de alimento.

Além de beber bastante água e outros líquidos, existem outras maneiras de manter o organismo hidratado, sabia? O consumo de alimentos ricos em água pode ser um grande aliado na hora de cuidar da nossa saúde.

Frutas e verduras dominam esse segmento, mas por quê? Por que devemos inserir esses alimentos em nossa dieta? Vamos descobrir juntas?

Confira quais os benefícios do consumo de alimentos ricos em água!
Confira quais os benefícios do consumo de alimentos ricos em água!

Benefícios do consumo de alimentos ricos em água

Você sabe que cerca de 70% do nosso organismo é composto por água, né? Deu pra ter uma ideia da importância de o manter hidratado e consumir bastante líquidos e alimentos ricos em água?

Em nosso corpo, a água desempenha papel essencial. Ela transporta diversas substâncias pelo nosso organismo como sais minerais e oxigênio, contribuindo para uma boa distribuição de nutrientes para as células. Sua atuação regula a temperatura do corpo, auxilia no funcionamento dos órgãos e na eliminação de toxinas.

Mas lembra do que falamos no início do texto? A água também é uma das principais responsáveis por manter um desempenho adequado do metabolismo. São muitos os benefícios do consumo de alimentos ricos em água. Mas quando devemos encaixá-los em nosso dia a dia?

Quando é adequado consumir alimentos para hidratação

Dependendo da época do ano e de onde você mora, períodos de calor intenso e tempo seco podem ser perigosos. Quando isso ocorre, é comum que o corpo perca mais líquido. O problema? Desidratação. Se o nosso organismo fica desidratado, o metabolismo é afetado e provoca diversos problemas de saúde, como tontura e pressão baixa.

Agora você já sabe: se está calor, separe um copo d’água e mantenha a hidratação em dia. Entretanto, mesmo em climas mais amenos, não se esqueça do consumo de água. Beber outros líquidos como sucos, por exemplo, não substitui a necessidade que o nosso organismo possui de água, ok?

Uma hidratação adequada é altamente indicada durante todo o ano, não importando estação, temperatura e umidade do ar. No inverno, por exemplo, quando está mais frio, é comum que as pessoas acabem esquecendo de beber água. A saída aqui é incluir nas dietas os alimentos ricos em água. Uma saída prática e saborosa para manter o corpo hidratado.

Agora que você já sabe a importância, vamos conhecer quais são os principais alimentos ricos em água!
Agora que você já sabe a importância, vamos conhecer quais são os principais alimentos ricos em água!

Quais são os alimentos ricos em água?

Chegamos na parte principal. Afinal, quais são os alimentos ricos em água? Se você quer saber o que consumir e quando consumir, confira a lista que o Blog PFzinho separou abaixo e comece a adaptar o seu cardápio. Sua qualidade de vida vai melhorar muito!

Abobrinha

Quando falamos em alimentos ricos em água, não podemos esquecer de citar a abobrinha. O primeiro da nossa lista possui em sua composição cerca de 95% de água. E o melhor: além de ser um destaque de hidratação, a abobrinha também é um alimento rico em vitamina B3, muito importante para o controle do colesterol.

Alface

Alimento que já faz parte do cardápio de muitas pessoas, a alface se destaca com 96% de água em sua composição. Um alimento muito prático e que combina com qualquer refeição. Outro benefício da alface é o fato de, em média, fornecer apenas 15 calorias a cada 100g consumidas.

Tomate

O tomate não fica atrás. Você sabia que 94% do tomate é composto por água? Assim como a abobrinha, é um alimento rico em água e muitos outros nutrientes como fósforo, potássio, vitamina A e vitamina C. Além disso, similar a alface, 100 gramas de tomate correspondem a somente 20 calorias.

Pepino

96% do pepino é água. Com 17 calorias a cada 100g, é um alimento rico em água que vai muito além  de composições em saladas e outros pratos. O pepino se destaca por também ser uma fonte de nutrientes como fibras, potássio e vitamina C. Um aliado muito importante para aqueles que precisam de cuidados com hipertensão. Também é um alimento que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Veja também: Como fortalecer o sistema imunológico?

Continue a leitura e vamos descobrir as frutas ricas em água!
Continue a leitura e vamos descobrir as frutas ricas em água!

Frutas ricas em água

Abacaxi

Quem não gosta de um abacaxizinho na sobremesa? Uma fruta muito conhecida por seu efeito diurético, possui 87% de água. Uma opção gostosa e saborosa para quem busca alimentos ricos em água. Aproveite que, ao comer um abacaxi, você também está consumindo ácido málico, bromelina e vitamina C.

Laranja

A vitamina C é muito mais do que simplesmente vitamina C. Sabia que quase 90% da sua composição é água? Isso mesmo. Uma fruta presente no dia a dia de muitas pessoas que traz inúmeros benefícios à nossa saúde. Além disso, a laranja também traz uma série de nutrientes como:

  • cálcio;
  • ferro;
  • fósforo;
  • magnésio;
  • potássio.

Melancia

A melancia é uma das favoritas de adultos e crianças. Uma mordida basta para sentir a água e o seu forte sabor. Grande destaque dentre as frutas ricas em água, 92% da melancia é composta por água. Fornece também vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Um alimento que também age protegendo a visão e a pele.

Morango

Constituído 92% por água, o morango é um alimento versátil que pode fazer parte de saladas e sobremesas. Uma fonte de minerais que também auxiliam no funcionamento do sistema nervoso central. Consumir frutas ricas em água só traz vantagens para você e sua família.

Gostou do conteúdo? Agora que você já conhece quais são os principais alimentos ricos em água, corre lá na PFzinho e comece a montar cardápios saudáveis e nutritivos com alimentos orgânicos para a sua casa.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba novidades, dicas e promoções!