Certamente você já deve ter ouvido falar sobre alimentos ricos em polifenóis. Uma mudança na dieta muito comum sugerida por nutricionistas e que pode trazer diversos benefícios ao nosso organismo. Siga a leitura no Blog PFzinho e vamos entender juntas o que são e quais suas vantagens.
Se você ainda não sabe quais são os alimentos ricos em polifenóis, nós vamos te ajudar! A maioria dos alimentos já faz parte do cardápio do nosso dia a dia e são simples de encontrar e preparar.
Além de proporcionar uma alimentação mais saudável, os polifenóis remetem à longevidade. Por isso, incluí-los no cardápio da sua casa é um passo importante na busca por uma rotina mais leve e equilibrada.

O que são polifenóis?
Polifenóis são compostos orgânicos encontrados em plantas e frutas. Sua presença protege esses alimentos contra diversos fatores, como: insetos, radiação ultravioleta e infecções microbianas.
Dessa maneira, podemos entender que os alimentos ricos em polifenóis, para o nosso organismo, servem como antioxidantes e anti-inflamatórios.
Quais os benefícios dos alimentos ricos em polifenóis?
Como acabamos de falar, os alimentos ricos em polifenóis atuam como poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios. Mas o que isso significa?
Hoje, estudos mostram a existência de mais de 8 mil tipos de polifenóis. Os mais conhecidos e presentes em nosso dia a dia são:
- antocianinas;
- catequinas;
- curcumina;
- flavonoides;
- resveratrol.
Dentre os principais benefícios do consumo de alimentos ricos em polifenóis, temos a proteção do sistema cardíaco. O sistema cardíaco é um dos mais afetados pela inflamação do corpo. Sendo assim, os polifenóis atuam diretamente prevenindo a formação de placas de gordura, melhorando a circulação e reduzindo a pressão arterial.
Além disso, também atuam protegendo as células do cérebro. Um bom exemplo dessa ação é a redução do risco de proteínas relacionadas ao Alzheimer ou Parkinson se manifestarem.
Conseguiu entender o impacto positivo que uma alimentação balanceada e rica em polifenóis pode ter em nossa vida? São substâncias superacessíveis em nosso dia a dia e que auxiliam no combate a diversas condições.

Exemplos de alimentos ricos em polifenóis
OK, eu já sei o que são polifenóis e quais os benefícios dos alimentos ricos em polifenóis. Mas onde encontrá-los? Na sequência, você confere algumas sugestões de itens básicos para garantir uma alimentação mais saudável.
Mas, lembre-se: não assuma qualquer dieta sem antes consultar um médico responsável ou especialista no assunto. Confira abaixo uma lista de alimentos para você ter em casa:
Frutas:
- kiwi
- laranja
- limão
- maçã;
- uva.
Verduras:
- couve;
- espinafre;
- rúcula.
Legumes:
- cebola;
- cenoura;
- feijão.
Veja também:
Confira mais conteúdos sobre alimentação saudável no Blog PFzinho: