Alimentos ricos em zinco e seus benefícios

Siga a leitura no Blog PFzinho e conheça os alimentos ricos em zinco e todos os seus benefícios.

Você sabia que o zinco é um dos minerais mais importantes para o funcionamento do nosso organismo? Siga a leitura no Blog PFzinho e veja uma lista de alimentos ricos em zinco e todos os benefícios do seu consumo!

Como o zinco não é produzido pelo nosso corpo, para garantir a quantidade adequada, precisamos consumi-lo de fontes animais e vegetais. E como a PFzinho leva a sua saúde muito a sério, listamos os principais alimentos ricos em zinco que não podem faltar na sua mesa. Vamos aprender juntas?

Vamos conhecer os alimentos ricos em zinco!
Vamos conhecer os alimentos ricos em zinco!

Quais os principais alimentos ricos em zinco?

Quando falamos nos alimentos ricos em zinco, falamos de muitos alimentos que já estão presentes em nosso dia a dia. Assim, sobram opções saborosas e práticas para ajudar a manter a nutrição. Isso porque a lista de alimentos ricos em zinco é grande. Confira a seguir: 

Amendoim

Se você é fã desse petisco super nutritivo, saiba que ele é um alimento rico em zinco. Além de fornecer energia, possui gorduras saudáveis, vitaminas e muitos outros minerais. 

Leguminosas

Seja o grão-de-bico, a lentilha ou diversos tipos de feijões, esteja ciente de que as leguminosas contêm zinco e são ótimas fontes. Alimentos que ainda fornecem proteína, ferro e potássio.  

Sementes de abóbora, linhaça e gergelim

Além de garantir sabor às suas receitas, esses ingredientes também são ótimas fontes de zinco para a sua alimentação.

Nozes e castanhas

As castanhas-de-caju, amêndoas, nozes pecã e macadâmias são fontes de zinco e de diversos outros minerais como ferro, cálcio e fósforo. 

Grãos integrais

O consumo de grãos inteiros, como o trigo, arroz, quinoa e aveia ajuda a garantir a ingestão de zinco adequada, e também na manutenção do seu peso ideal, promovendo uma vida mais saudável e longa. 

Abacate

Outro item destaque de uma lista de alimentos ricos em zinco, o abacate ainda é fonte de ômega-9, potássio, carboidratos e fibras.

O abacate é um dos alimentos ricos em zinco que se destaca!
O abacate é um dos alimentos ricos em zinco que se destaca!

Sintomas da falta de zinco

Em geral, é possível garantir com uma alimentação balanceada a quantidade necessária de zinco. Porém, existem condições de saúde que fazem com que as pessoas não consigam absorver o zinco corretamente. Confira abaixo algumas situações em que se pode apresentar menor absorção dele: 

  • Doenças inflamatórias intestinais;
  • Problemas digestivos em geral;
  • Pessoas com distúrbios alimentares;
  • Cirurgia gastrointestinal;
  • Pessoas com anemia falciforme;
  • Mulheres em fase de amamentação ou gravidez;
  • Adultos acima dos 60 anos;
  • Pessoas que consomem álcool regularmente.

Além disso, fatores como a má alimentação, estresse, excesso de exercício físico também podem causar carência de zinco no corpo. Nesses casos, o seu organismo pode apresentar sinais como perda de cabelo, baixa imunidade, perda de apetite, paladar e feridas nas regiões dos olhos. 

Atenção agora com os benefícios dos alimentos ricos em zinco.
Atenção agora com os benefícios do zinco.

Benefícios dos alimentos ricos em zinco

Como você viu até aqui, o zinco possui um efeito fundamental para manter o corpo saudável e funcionando da maneira correta. E agora que você já sabe quais são os alimentos ricos em zinco, vamos conhecer os seus benefícios:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Efeito anti-inflamatório e potencial antioxidante;
  • Atuação na síntese de proteínas;
  • Essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo;
  • Auxilia o paladar e o olfato;
  • Retarda o processo de degeneração macular, doença que ocorre em uma parte da retina que leva a perda progressiva da visão central.

Agora lembre-se, tudo na vida é uma questão de equilíbrio. Com a nutrição não é diferente. Não consuma alimentos ricos em zinco de forma exagerada pois não fará bem à saúde. O seu consumo excessivo pode levar à deficiência de cobre, que, por sua vez, pode gerar diversos outros sintomas e prejudicar a sua qualidade de vida.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat