AS FASES DA ALIMENTAÇÃO INFANTIL

É importante entender que para cada fase da vida de uma criança é necessário um cuidado diferente com sua alimentação. Isso porque, em cada uma delas, elas precisam de foco em alguns tipos de nutrientes diferente de outros. A alimentação é a base para um desenvolvimento sadio, por isso é tão importante se atentar para todas as fases do crescimento, oferecendo os alimentos de acordo com suas necessidades fisiológicas.

A alimentação em cada fase da infância

A alimentação tem a responsabilidade de auxiliar o desenvolvimento do sistema neurológico, imunológico e fisiológico. Além disso, ela também pode prevenir doenças crônicas que se desenvolvem pela má escolha dos alimentos ingeridos. 

O que os papais e mamães devem observar é se a alimentação oferecida tem sido o suficiente para garantir noites de sono bem dormidas, peso e crescimento ideal, unhas e cabelos saudáveis, intestino regular e pele corada. 
Ao contrário disso, deve-se urgentemente repensar o cardápio infantil que é oferecido nas refeições, pois sem esse cuidado, é provável que a criança venha a desenvolver problemas como obesidade infantil e problemas cardiovasculares.

A Primeira Fase

A primeira fase da alimentação infantil acontece entre o nascimento e o sexto mês de vida. Esse é o período onde o bebê é sustentado somente pelo leite materno, pois este já possui os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Esse também é o período onde o bebê cria uma alimentação regular e passa a mamar em horários padrões. Não é recomendado que insira quaisquer outros alimentos nesse período. Nem mesmo água ou suco.

A Segunda Fase

Dos seis meses ao primeiro ano de vida, o bebê passa por um período chamado de introdução alimentar. É neste momento que deve-se iniciar o oferecimento de alimentos e líquidos diferenciados, deixando com que a criança descubra suas preferências. É comum que haja rejeição de alimentos. Estima-se que uma criança possa rejeitar o mesmo alimento 10x até que finalmente se sinta atraída pelo seu paladar. Por isso, é importante que os papais e mamães caprichem nas variações de apresentação das refeições, apostando em cores atrativas e sabores diferenciados. 

A alimentação nesse período deve conter bastante carboidratos, proteínas e ferro. Ou seja: leites e derivados, frutas, verduras e legumes precisam entrar para o cardápio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno pode ser estendido até pelo menos os dois anos de idade sem problema algum, porém é necessário saber intercalar as refeições e a amamentação.

A Terceira Fase

À partir do primeiro ano de vida até pelo menos uns seis anos, a criança irá desenvolver o seu próprio paladar e até criar rejeição por alguns alimentos já experimentados mais do que as 10x limite. É normal que haja diminuição do apetite e também é normal que a criança rejeite o que nem mesmo experimentou. Por isso é importante apresentar os benefícios de uma boa alimentação e também ensiná-la a valorizar os momentos de refeição. Exemplos são absolutamente tudo nesse período, por isso, papais e mamães devem seguir a risca boas práticas alimentares. A restrição nesse período é a de alimentos com pouco valor nutricional, como os industrializados.

Deve-se apresentar um cardápio variado de comidas saudáveis para que a criança possa ter escolhas e definir assim as suas preferências.

O PFzinho está lotado de pratos incríveis para essa terceira fase de descoberta e o melhor de tudo é que todos os alimentos oferecidos são 100% orgânicos e naturais. Que tal entender cada fase da alimentação da criança junto com o PFzinho e oferecer as melhores opções de refeição? Além disso, você também pode encontrar sobremesas incrivelmente deliciosas SEM açúcar para introduzir nos primeiros anos de seu bebê. Devemos sempre nos lembrar que esse período é crucial para a criação de bons hábitos alimentares que poderão perdurar por toda vida, e o PFzinho tem o prazer de estar caminhando junto com todos os papais e mamães que são fãs de alimentos de qualidade. Vem conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat