Você sabe como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade pode impactar a vida do seu filho? A fase da infância é muito importante para o seu desenvolvimento e por isso, o Blog PFzinho traz uma série de atividades para crianças com TDAH. Cuide do crescimento do seu pequeno!
Os anos iniciais da vida de qualquer pessoa são momentos de exploração e conhecimentos que definirão os próximos passos de sua vida. Mas o que fazer quando toda essa descoberta precisa ser feita em meio a uma mudança repentina da rotina?
Nos últimos anos temos passado mais tempo em casa e estamos convivendo mais com nossos pequenos com TDAH. Você já tinha reparado na energia e curiosidade deles? Siga a leitura no Blog PFzinho e veja uma série de dicas e sugestões de atividades para alunos e crianças com TDAH que você pode fazer em casa e que devem ajudar você e o seu filho!

O que é TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, conhecido também como TDAH, é um transtorno de neurodesenvolvimento bastante comum na infância. As principais características manifestadas através do TDAH são:
- Desatenção;
- desorganização;
- hiperatividade-impulsividade.
É importante ressaltar que o transtorno faz com que os três itens acima sejam manifestados em níveis prejudiciais. Ou seja, não é porque uma criança é bastante agitada que ela tem TDAH. Em alguns casos, o quadro pode até ocorrer com a ausência do quadro de hiperatividade.
Como diagnosticar TDAH?
Estudos demonstram que pacientes com TDAH apresentam certas alterações na região frontal e suas conexões com o restante do cérebro. Isso acaba afetando a capacidade de controle das respostas aos estímulos enviados.
Porém, ainda há dificuldades em realizar diagnósticos mais efetivos. Em consultas e exames, muitas crianças que apresentam o transtorno acabam sendo interpretadas apenas como agitadas, desatentas e até mal comportadas. Por isso a importância de uma conscientização sobre o TDAH.
Sintomas de TDAH infantil
Os sintomas mais comuns do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade são agitação e distração. No entanto, o transtorno pode ter diversos efeitos na vida social, afetiva e cognitiva. Como as crianças com TDAH não conseguem manter o foco, aprendizados e estudos acabam comprometidos.
Sem o diagnóstico e assistência correta, há uma maior tendência da criança se isolar, sofrer com notas baixas e fraco desempenho escolar, ou ainda ser reprimida pelo suposto mau comportamento.
O tratamento para TDAH consiste em uma assistência multidisciplinar ao longo da vida. O trabalho precisa ser realizado de acordo com as necessidades particulares de cada criança. Quando falamos em necessidades, também estamos falando do carinho, atenção e a participação de toda a família no processo.
4 atividades para crianças com TDAH
Um dos segredos de uma rotina saudável para as crianças são as atividades para TDAH. Através do planejamento e organização, é possível garantir um dia a dia mais tranquilo e harmonioso. Um bom exemplo para começar é criar horários fixos para estudos, alimentação, sonos e banhos.
Então, siga a seguir algumas sugestões de atividades para crianças com TDAH para se fazer em casa:
Relaxamento
O treino de relaxamento pode envolver práticas de respiração, escutar músicas calmas, alongamentos e massagens.
Introduzir uma atividade de relaxar para a criança que apresenta TDAH pode ser uma tarefa difícil, mas foque no objetivo do bem-estar. Busque essa prática quando a criança estiver muito agitada e precise descansar, por exemplo. Entretanto, se o seu filho demonstrar interesse e for receptivo com o relaxamento, os benefícios podem ser imediatos.
Atividades para crianças com TDAH como yoga, meditação, técnicas de respiração e alongamentos devem ser previamente tratados com a equipe médica que acompanha o quadro. Assim, pode haver uma orientação correta sobre como e quando adotar as práticas no dia a dia.

Atividades de atenção
Exercícios de raciocínio estimulam o pensamento e a memorização. São ótimas alternativas para entreter, educar e treinar a lógica das crianças. Experimente:
- Jogo da memória;
- Jogo dos 7 erros;
- Palavras-cruzadas;
- Quebra-cabeças.
É importante ressaltar que, geralmente, TDAH dificulta que as crianças mantenham o foco. Assim, organize um ambiente adequado, reduza estímulos externos e participe ativamente da atividade. Se divirta e auxilie o seu filho nesse processo.
Atividades físicas
O objetivo das atividades físicas é combinar exercícios para o corpo e cérebro. O ideal aqui é criar circuitos simples que envolvam bastante movimento.
Sendo uma ótima atividade paraalunos com TDAH, vale estabelecer uma ordem, para que a criança trabalhe sua atenção durante os exercícios físicos. Assim, ele irá exercitar a capacidade de ouvir instruções e direcionar sua energia para a realização do circuito montado.

Jogos educativos
Hoje em dia, a tecnologia é uma grande aliada na hora de planejar atividades para crianças com TDAH. Em geral, jogos de tabuleiro e sites infantis possuem diversos elementos atrativos, que chamam atenção por seu movimento e suas cores. Aqui, porém, é importante se atentar com alguns aspectos, pois os elementos do jogo podem acabar tirando o foco.
Assim, dê preferência aos jogos educativos visualmente simples e que tenham um objetivo claro.

Mais conteúdos sobre saúde infantil:
Dicas de leitura:
- Desafios da educação inclusiva no Brasil
- Ortopedista pediátrico: quando levar seu filho?
- Desnutrição infantil: o que é, sintomas e tratamentos