Benefícios das oleaginosas na alimentação

Benefícios das oleaginosas

Você já apresentou as oleaginosas à sua família? Uma boa opção para compor cardápios e levar muita saúde para a mesa de casa. Além de sabor e nutrição, são muitos os benefícios das oleaginosas ao nosso organismo. Siga a leitura no Blog PFzinho e vamos juntas os conhecer!

Com destaque cada vez maior dentre aqueles que buscam uma alimentação saudável e natural, as oleaginosas são alternativas práticas para as refeições do dia a dia. Mas antes de conhecer os seus benefícios, vamos entender o que são as oleaginosas e o porquê da importância de sua presença em nossa dieta.

O que são oleaginosas?

As oleaginosas são vegetais ricos em gorduras monoinsaturadas, gorduras poli-insaturadas, lipídios, fibras e outros nutrientes. Sua composição a coloca em condição de promover uma grande variedade de benefícios à saúde.

As “gorduras boas”, presentes nas oleaginosas, fazem parte de uma dieta balanceada. Ao lado de carboidratos, proteínas, vitaminas e aminoácidos, a quantidade ideal dessa “gordura boa” deve ser de aproximadamente 15%. Elas podem agir auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce, por exemplo.

Saborosas e práticas, os benefícios das oleaginosas podem chegar a sua família através de pequenas porções nas refeições do dia a dia. Confira a seguir quais são os principais deles.

Agora que você já sabe o que são oleaginosas, vamos conhecer seus benefícios!
Agora que você já sabe o que são oleaginosas, vamos conhecer seus benefícios!

Quais são os benefícios das oleaginosas?

Antes de falar dos benefícios das oleaginosas precisamos reforçar que não adianta as consumir em excesso, ok? Tudo precisa ser feito com moderação, de preferência com a orientação de um especialista em nutrição.

Segundo alguns estudos, 30g de oleaginosas por dia já seria uma quantidade suficiente para trazer os benefícios das oleaginosas ao seu organismo. Por isso a importância do diagnóstico de um profissional responsável.

Dentre os principais benefícios das oleaginosas estão:

Digestão

O alto teor de fibra alimentar presente nas pequenas porções de nozes e castanhas, por exemplo, ajuda a reduzir o índice glicêmico das refeições. Essa ação auxilia o processo digestivo do nosso organismo.

Dessa maneira, você e sua família ficam com aquela sensação de saciedade por mais tempo e evitam aqueles sintomas chatos de azia e queimação no estômago. Experimente criar pratos e porçõezinhas combinando castanhas com frutas e cereais como granolas, aveias e iogurtes!

Veja também: Empório da PFzinho 

As oleaginosas são ótimas fontes de proteína para veganos e vegetarianos.
As oleaginosas são ótimas fontes de proteína para veganos e vegetarianos.

Cognição

Quando o nosso cérebro está mais saudável, a capacidade de aprendizagem e memorização é aumentada! Isso facilita adquirir novas habilidades e conhecimentos que podem ser úteis para o nosso cotidiano. Ricas em ômega -3 e ômega-6, as oleaginosas retardam o envelhecimento físico e mental.

Além disso, outro benefício das oleaginosas é o auxílio na prevenção de condições neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

Fontes de proteínas vegetais

A maior parte da composição das oleaginosas é formada por gorduras. Porém, elas também apresentam índices interessantes de proteínas. 

Alguns alimentos, como amêndoas, castanhas e avelãs podem funcionar como fontes de proteínas vegetais importantes para o nosso organismo. Isso torna as oleaginosas ótimas opções para veganos e vegetarianos consumirem proteínas e outros nutrientes importantes como cálcio e ferro.

Redução do stress

O consumo diário e controlado de oleaginosas pode te ajudar a manter os níveis de estresse e bom humor em dia.

Além de conter vitamina A, D, E e K, que auxiliam o sistema imunológico e ajudam a equilibrar os hormônios, alguns tipos de oleaginosas como nozes e avelã também possuem triptofano, nutriente essencial para melhorar o humor.

Tipos de oleaginosas

Agora que você já conhece todos os benefícios das oleaginosas e a sua importância para o nosso organismo, vamos conhecer um pouco mais sobre os seus tipos.

Para serem consumidas em diversas refeições do seu dia a dia, as oleaginosas devem ser inseridas na alimentação da sua família moderadamente. As oleaginosas mais indicadas para fazerem parte do cardápio da sua casa são:

  • Amêndoa;
  • Amendoim;
  • Avelã;
  • Castanha de caju;
  • Castanha-do-pará;
  • Macadâmia;
  • Noz;
  • Pistache.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.