Benefícios do Abacaxi: conheça essa fruta poderosa

Conheça os benefícios do abacaxi

Uma fruta tropical, o abacaxi é muito famoso pelo sabor doce e ação refrescante. Mas você conhece todos os benefícios do abacaxi? Além de agradar o paladar da sua família, ele traz muitas vantagens para o nosso organismo. Siga a leitura no Blog PFzinho e veja os porquês de sua importância em nossa dieta.

Você sabia que o abacaxi é uma das frutas mais consumidas do planeta? Cultivado e comercializado durante todo o ano, é um alimento que pode estar presente em diversas refeições do seu dia a dia e levar muitos nutrientes para a mesa. 

Servido como uma sobremesa ou como um lanchinho, o abacaxi possui benefícios e nutrientes que podem te surpreender. Vamos conhecê-los juntas?

Siga a leitura no Blog PFzinho e conheça os benefícios do abacaxi.
Siga a leitura no Blog PFzinho e conheça os benefícios do abacaxi.

Quais os nutrientes do abacaxi?

O abacaxi é uma das frutas mais consumidas por conta de seu sabor e propriedades refrescantes. Mas você sabia que ele também possui diversos nutrientes que fazem muito bem para a nossa saúde? 

Composto por vitaminas importantes para o bom funcionamento de nosso organismo, os nutrientes do abacaxi fazem dele uma fruta essencial. Rico em vitamina A, algumas vitaminas do complexo B e vitamina C, elas nos ajudam em diversos aspectos:

Vitamina A

  • visão;
  • envelhecimento.

Vitamina B

  • sistema neurológico.

Vitamina C

  • sistema imune;
  • doenças cardiovasculares;
  • melhora do colesterol.

Quais são os benefícios do abacaxi?

O abacaxi não faz sucesso apenas quando pensamos em uma fruta gostosa para compor uma sobremesa ou lanchinho. Conheça abaixo os principais benefícios do abacaxi e se surpreenda!

Digestão

Um dos benefícios do abacaxi vem de uma enzima digestiva natural em sua composição conhecida como bromelina. Ela facilita o processo de digestão dos alimentos. 

Além disso, o consumo regular de abacaxi facilita a absorção e o melhor aproveitamento dos nutrientes pelo corpo. Alguns estudos ainda comprovam que a mesma bromelina possui ação mucolítica, que facilita o processo de expectoração de muco e catarro. 

Imunidade

Rico em vitaminas e minerais como a vitamina C e o potássio, outro benefício do abacaxi é sua ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina C protege o corpo contra danos de radicais livres e estimula o sistema de defesa. Uma das funções do potássio é auxiliar equilibrando os fluídos presentes no corpo. 

Diurético

O último benefício do abacaxi importante que traremos aqui é sua ação diurética. Ele ajuda na eliminação de toxinas pela urina, diminuindo a retenção de líquidos.

Agora que você já conhece os benefícios do abacaxi, entenda sua importância na gestação das mamães.
Agora que você já conhece os benefícios do abacaxi, entenda sua importância na gestação das mamães.

Benefícios do abacaxi na gestação

Os abacaxis também podem ser muito úteis para as mamães grávidas. Dentre os benefícios do abacaxi na gestação está a ajuda no controle daqueles enjoos tão incômodos. A fruta estimula a formação do ácido digestivo e facilita a ação gástrica. 

Outra vantagem muito importante está relacionada ao ácido fólico e algumas vitaminas do complexo B. Esses nutrientes possuem papel essencial na formação dos tecidos do bebê e em seu tubo neural.

Por isso, procure um especialista e peça sua indicação para criar uma dieta adequada. Lembre-se: tudo em excesso faz mal. Com o acompanhamento de um especialista, você e sua família têm muito mais sabor e nutrição nas suas refeições.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba novidades, dicas e promoções!