Você sabia que o leite materno é um dos alimentos mais completos que existe? Sua composição possui todos os nutrientes que o bebê precisa, como anticorpos, água e muito mais. Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre os benefícios do leite materno para o seu filho.
Além de ser benéfico como alimento, a amamentação é um momento muito especial tanto para a mãe quanto para a criança. O recomendado é que as crianças se alimentem exclusivamente de leite materno até que atinjam 6 meses de vida. Então, mesmo com a introdução alimentar, elas podem continuar sendo amamentadas até os 2 anos ou mais, se possível.
Mães que amamentam seus filhos até os 2 anos ou mais não é algo muito comum atualmente, porém, os benefícios do leite materno fazem essa prática valer e ser uma ótima recomendação para um desenvolvimento saudável da criança.
Como armazenar leite materno?
Uma dúvida comum para as mães é como armazenar leite materno. Para guardar o leite extraído da melhor maneira, o ideal é que ele seja colocado em frascos resistentes, feitos de plástico ou vidro, e com fechamento hermético. Para evitar desperdícios de leite, outra alternativa viável é armazená-lo em pequenas quantidades. Se sobrar leite na mamadeira, esse leite deve ser descartado, ok?
Guarde o frasco com leite materno em geladeiras, conservadoras ou congeladores caso não vá usá-lo antes das próximas 48 horas. O leite materno, armazenado em geladeiras convencionais, pode ser conservado por até 24 horas. Em congeladores com temperatura menor que 19 graus negativos, por até 6 meses. Controlar os frascos com datas é uma boa maneira de não se confundir.

Os benefícios do leite materno não são só para a criança
A amamentação é um momento chave na vida de uma mãe e que define os laços afetivos entre ela e o seu filho. Os benefícios do leite materno não são exclusivos para as crianças. O fato de amamentar também traz efeitos positivos às mães. O leite materno, quando dado ao bebê logo após o parto, age no organismo da mulher e faz o útero retornar ao tamanho normal com mais facilidade e muito mais rápido. Ele também ajuda a diminuir o sangramento, prevenindo casos de anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários. Dentre os benefícios do leite materno para as mamães, estão:
- Diminui o sangramento no pós-parto
- Acelera a perda de peso
- Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio
- Evita a osteoporose
- Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto

Afinal, quais são os benefícios do leite materno para o bebê?
O leite materno tem a função de proporcionar toda a nutrição necessária para o bebê, no seu começo de vida, se desenvolver, crescer e fortalecer o sistema imunológico. Veja a seguir quais são os principais benefícios do leite materno:

Prevenção de câncer
Segundo especialistas do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, já é associada a amamentação a um menor risco de bebês desenvolverem câncer, principalmente linfomas e leucemia, mais comuns nesse momento de suas vidas. Isso por conta do leite materno ser rico em substâncias anti-inflamatórias que agem e controlam possíveis inflamações em nosso organismo. No entanto, o leite precisa estar suprido de nutrientes consumidos pela mãe que ela pode encontrar em peixes de águas frias e profundas, como atuns e sardinhas, por exemplo.
Prevenir infecções
Um dos benefícios do leite materno é a prevenção de infecções como:
- asma;
- pneumonia;
- otite;
- no sistema digestivo.
Isso deve-se aos anticorpos e células de defesa que o bebê recebe através do leite materno.
Saúde do coração
Trabalhando em conjunto com a ação anti-inflamatória, o leite possui efeitos positivos que contribuem para regular a pressão arterial da mãe e da criança no curto e longo prazo.
Evita diarréia
Você sabia que a diarreia é uma das principais causas de mortes e internações de crianças? Entre outras coisas, a diarreia está relacionada a um sistema imunológico debilitado. Com o leite materno, você protege o intestino do seu filho e reforça as suas defesas.
Melhor desenvolvimento do sistema nervoso
O sistema nervoso é desenvolvido através do DHA. E o quanto antes esse ácido graxo entrar na alimentação do bebê, melhor! Ele participa da formação das células nervosas e acaba facilitando a comunicação entre elas. O leite materno torna-se importante nesse aspecto pois o maior desenvolvimento do cérebro é feito durante os cinco primeiros anos de vida da criança.
Déficit de atenção e hiperatividade
Outro benefício do leite materno é diminuir o risco da criança desenvolver transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Um estudo em Israel mostrou que, ainda que esteja sendo estudado, a amamentação teria um efeito protetor contra o transtorno e muitas outras condições.
Reduz riscos de obesidade
Mais uma vez, a ação anti-inflamatória do leite materno está presente. Através de sua composição, ela torna crianças menos propensas a se tornarem obesas, afastando também, doenças como diabetes e problemas cardiovasculares.
Mais conteúdos sobre a saúde infantil:
Dicas de leitura:
- Mãe de primeira viagem: conheça os tipos de parto
- O sono do bebê recém-nascido e as suas fases
- Vacinação para crianças: entenda a importância
Boa tarde, minha filha tem 3 anos e amamenta em mim ainda, só q isso está deixando a sua alimentação empobrecidas de de ferro, pois ela está recusando de alimentar . O q devo fazer ?
Olá Eliane, tudo bem?
Te aconselho procurar uma nutricionista materno infantil.
Não tem como dar um diagnóstico sem exames e conhecer o bebê.
Porém sobre o leite materno, O leite materno possui ferritina, que auxilia na absorção de ferro. Mas tem que oferecer alimentos ricos em ferro, e qnd for de origem vegetal precisa complementar com vitamina C exemplo Morango, laranja.
Procura uma nutricionista materno infantil vai te ajudar muito.