Cardápios nutritivos para crianças durante as férias

Cardápio Nutritivo Infantil

É muito comum que, durante a nossa correria do dia a dia, nos falte tempo para criar o melhor cardápio nutritivo para crianças. No entanto, é muito importante que nos organizemos para elaborar uma rotina que facilitará nossa vida e ainda cuidar da saúde da criança. Siga a leitura no Blog PFzinho e veja como.

Acordar, escovar os dentes, ir para a escola, tomar banho, brincar, dormir e se alimentar. Esses são os principais momentos do cotidiano das mães com os seus filhos. E nós deixamos a alimentação por último, de propósito, para reforçarmos a sua importância.

Durante o crescimento dos nossos pequenos, a “famosa hora de comer” desempenha um papel essencial para um desenvolvimento saudável. Organizar as refeições, os nutrientes e tudo o que estamos inserindo na dieta da criança é o primeiro passo desse processo. 

Planejar um cardápio nutritivo para criança pode facilitar seu dia a dia na cozinha.

Crie um cardápio saboroso, nutritivo e prático para você saber o que preparar e quando preparar. Que tal ainda colocar ele em sua geladeira ou em um local bem visível da cozinha? Você pode aproveitar até para usar desenhos e estimular a criatividade do seu filho.

Ter um diário alimentar é simples. Para começar a montá-lo, primeiro vamos entender quais alimentos precisam estar presentes nele.

A importância da nutrição na infância

Uma alimentação de qualidade é importante em todas as fases da vida, principalmente durante a infância. Uma alimentação balanceada e com hábitos alimentares saudáveis proporcionam um melhor crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto intelectual.

E nessa hora, os pais exercem papel importante na criação do comportamento alimentar saudável dos seus filhos. A missão é ofertar opções atrativas e nutritivas como:

  • frutas;
  • legumes;
  • verduras;
  • arroz;
  • feijão;
  • carnes magras;
  • peixes;
  • produtos integrais.

Essas opções auxiliam a criança a desenvolver um bom paladar e, por consequência, ter uma infância mais saudável.

As frutas são parte essencial do cardápio nutritivo infantil.

Exemplo de cardápio nutritivo para crianças

Na hora de criar um cardápio nutritivo para crianças, se preocupe em distribuir todos os alimentos em cinco refeições ao longo do dia:

  • Café da manhã;
  • Lanche da manhã;
  • Almoço;
  • Lanche da tarde;
  • Janta.

Agora vamos em frente.

Café da manhã nutritivo:

Para um café da manhã nutritivo, o indicado é que ele seja recheado de frutas como banana, melancia, mamão e até abacaxi. Complete com panquecas de banana, crepiocas, ovos mexidos e mingaus com sementes. Para beber, experimente iogurtes batidos com frutas ou sucos de acerola e laranja, por exemplo.

Lanche da manhã:

O lanche da manhã deve funcionar como um momento intermediário entre o café e o almoço. Para isso, o essencial é que ele seja leve. As melhores opções são frutas como kiwi picado, laranja, melão, uva verde e até goiabas. Para dar uma variada, prove misturar iogurte de coco com granola. Lembre que o cardápio nutritivo de um lanche da manhã tem seu foco em qualidade, não quantidade.

Almoço:

Um cardápio nutritivo para crianças na hora do almoço precisa ser versátil com proteínas, grãos e folhas. Monte pratos com arroz, feijão, lentilhas, purê de batata e couve refogada. Para a salada, tomate, beterraba ralada, grão de bico e escarola. A proteína da sua refeição pode variar. Escolha entre carne thai ou moída, peixe grelhado ou até mesmo um frango grelhado ou desfiado.

Lanche da tarde:

Assim como o lanche da manhã, o lanche da tarde deve ser uma ponte entre almoço e jantar. A diferença aqui é a distância entre as refeições. Se a sua família tiver o costume de comer um pouco mais tarde, vá para um caminho de um lanche mais nutritivo como um sanduíche de queijo branco ou um abacate picado com aveia e mel. Para uma refeição mais leve, chips de mandioca ou água de coco.

Para jantar, experimente acrescentar um prato de massa na mesa.

Janta:

Para fechar o dia, que tal um jantar caprichado e prático? Uma refeição importante para dormirmos bem e tranquilos. Um cardápio nutritivo para crianças terminarem bem o dia pode conter pratos como arroz, quibe e acelga, macarrão integral com berinjela refogada, lasanha ou nhoque de mandioquinha com salada de agrião ou folhas.

Siga essas dicas do PFzinho e garanta uma alimentação saudável ao seu pequeno. Navegue pela nossa loja online e veja também diversos tipos de lanches e papinhas para tornar o seu dia a dia mais saboroso e ágil.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat