Com a proximidade da Páscoa, sempre surgem dúvidas sobre os prós e contras dos chocolates e ovos. Hoje, falaremos sobre sua influência na hora de dormir. Siga a leitura no Blog PFzinho e descubra se realmente o chocolate tira o sono.
O chocolate é um dos docinhos mais populares do mundo. Uma das sobremesas favoritas de crianças e adultos. O importante é prestar atenção nos excessos em focar em um consumo consciente. Apesar da vontade de comer a guloseima 24 horas por dia, o mais adequado é evitar o doce antes de dormir. Dependendo do tipo e quantidade, o chocolate pode atrapalhar o seu sono.

Existe uma relação entre o chocolate e o sono?
Como qualquer outro alimento, sobremesa ou não, o chocolate precisa ser consumido com moderação. Apesar das vantagens e benefícios que ele pode trazer ao nosso organismo, principalmente em suas versões amargas, o chocolate pode tirar o sono e prejudicar a hora de dormir.
Aqueles que sofrem com apneia do sono, podem sofrer ainda mais prejuízos. oferece para a saúde, principalmente em suas versões mais amargas, o chocolate pode te atrapalhar a dormir. Para quem sofre de apneia do sono, os prejuízos costumam ser ainda maiores.
Agora que você já sabe que precisa tomar cuidado com o excesso de consumo de chocolate, continue a leitura no Blog PFzinho e saiba o porquê.

Afinal, o chocolate tira o sono?
Consumindo com moderação? NÃO! A maioria dos chocolates contêm cafeína em sua composição. A quantidade da substância pode variar de acordo com o tipo de chocolate. Geralmente, proporcionalmente, uma barra de chocolate ao leite de 450 g possui 9 mg de cafeína. “OK, mas 9 mg nem é muito!”. Se engana quem pensa dessa maneira. Sabia que uma xícara de café contém 100 mg?
Consumir chocolate em excesso antes de dormir é injetar uma dose de cafeína não necessária para o momento do dia.
A National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), ONG norte-americana, levantou um estudo que comprova que a cafeína do chocolate permanece em nosso organismo por mais tempo do que imaginamos. Com uma média de 3 a 4 horas, podendo chegar a 12 horas em pessoas mais sensíveis, é o suficiente para que o chocolate tire o sono.
Sendo assim, o ideal é evitar comer chocolate, entre três ou quatro horas antes de deitar. Segundo a pesquisa da NSF, essa é a média de tempo para que a cafeína não influencie na qualidade das suas preciosas horas de sono.
Quanto posso consumir de chocolate sem atrapalhar o sono?
Calma, não precisa cortar o chocolatinho da sua dieta! A partir de agora, adote doses moderadas e preste atenção em sua composição. Já explicamos acima sobre os horários que o consumo está liberado. Experimente seguir essa regrinha, e sinta a diferença.

A quantidade ideal para o chocolate não tirar o sono é de 15 g a 20 g. E lembre-se que a PFzinho possui uma série de chocolates veganos e outras sobremesas orgânicas para trazer muito mais qualidade e nutrição ao dia a dia da sua família. Tenha em casa guloseimas saudáveis e aproveite todos os benefícios de uma alimentação balanceada e saborosa.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:
Dicas de leitura: