Como acabar com os piolhos imediatamente?

Como acabar com os piolhos imediatamente

Os piolhos são uma das grandes preocupações das mães quando o filho dá aquela coçadinha na cabeça, certo? Siga a leitura no Blog PFzinho e entenda todos os mitos e verdades do tema. Saiba como acabar com os piolhos imediatamente!

Seja em adultos ou crianças, acabar de vez com os piolhos é mais fácil do que parece. Hoje existem shampoos para acabar com o problema e mais algumas receitas caseiras que também ajudam na eliminação dos piolhos.

Para começar, nós vamos entender o que são piolhos, quais as causas e como ocorre a transmissão dele. Só assim entenderemos como acabar com os piolhos imediatamente.

Quando a cabeça do filho coça, já ficamos preocupadas. Siga a leitura e saiba como acabar com os piolhos imediatamente!

O que são piolhos?

Piolhos são insetos bem pequenos que parasitam as pessoas e provocam uma doença conhecida como pediculose. O alimento deles é, exclusivamente, sangue. A preferência dos piolhos é de ambientes quentes, escuros e úmidos e eles depositam seus ovos em nossos fios de cabelo.

São três estágios de desenvolvimento no ciclo de vida do piolho. A espécie fêmea coloca ovos, chamados de lêndeas, envoltos em uma cola que os mantêm presos aos fios de cabelo. Cerca de uma semana depois, os ovos liberam as ninfas (piolhos em sua fase inicial) Passados nove a 12 dias, as ninfas chegam à fase adulta e começam a se alimentar com sangue e acasalar, completando o ciclo.

Ao longo de sua vida, a média de ovos que a fêmea produz é de 150 a 300 ovos. Locais onde a temperatura é maior facilitam a proliferação dos piolhos e, quanto maior a temperatura, mais rápido é o desenvolvimento deles dentro dos ovos. Isso justifica o aumento do número de casos durante o verão.

Como acontece a transmissão do piolho?

Para saber como acabar com os piolhos imediatamente, é preciso entender como acontece a sua transmissão. Apesar de estarmos falando de um inseto, os piolhos não sabem voar e nem pular. A transmissão ocorre de duas maneiras. Pode ser pelo contato direto quando, por exemplo, encostamos as cabeças para tirar uma foto, ou pelo uso compartilhado de objetos como bonés, capacetes, escovas, pentes e até travesseiros.

Afinal, como acabar com os piolhos imediatamente?

Para acabar imediatamente com os piolhos, é importante adotar algumas medidas de higiene e criar o hábito de prestar atenção em pequenos detalhes do dia a dia que podem fazer toda a diferença. Se livrar de piolhos nem sempre é fácil. No entanto, siga as dicas do Blog PFzinho e torne o tratamento mais eficaz e prático.

Um bom método de acabar com os piolhos é através de shampoos e produtos específicos.

Shampoo para piolho

Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Eles promovem a morte dos insetos e facilitam a remoção deles com um pente fino. Hoje em dia, já existem diversos shampoos de tratamento desenvolvidos para serem aplicados em cabelos secos ou molhados. Leia o rótulo da embalagem e entenda a forma mais adequada de aplicação.

Crie uma rotina de passar um pente frequentemente

O pente fino é muito importante para as mães que querem saber como acabar com os piolhos imediatamente. Com ele, você pode espalhar melhor o shampoo, eliminar piolhos e verificar se a infestação realmente foi controlada. 

Para crianças que tenham contato com outras, mesmo depois do tratamento, é importante verificar os fios com frequência. Assim, podemos evitar que os piolhos se multipliquem novamente.

Passe um pente fino em cada mecha do cabelo, desde a raiz do cabelo até às pontas. Deixe a cabeça da criança apoiada em uma toalha ou lençol branco para identificar com mais facilidade os piolhos.

Mantenha suas toalhas higienizadas

Como já citamos acima, a transmissão do piolho ocorre, em vários casos, por uso compartilhado de alguns objetos como bonés, pentes, travesseiros e toalhas. Por isso é muito importante manter estes objetos sempre higienizados para evitar, e até mesmo controlar, infestações e transmissões dentro da sua casa.

Siga todas as nossas dicas e consiga acabar com os piolhos do seu filho imediatamente.

O repelente realmente ajuda?

O uso de repelente não elimina os piolhos, mas ajuda o seu filho a evitar que eles se aproximem das cabeças dele. Isso por conta de sua composição. Repelentes possuem óleos essenciais que liberam um odor que piolhos e insetos em geral não gostam, auxiliando na prevenção de uma possível infestação.

Mais conteúdos sobre saúde da criança

Dicas de leitura:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat