Como fortalecer o sistema imunológico das crianças?

Como fortalecer o sistema imunológico?

Você sabia que o sistema imunológico é o principal responsável pela sua saúde e bem-estar? O sistema imune, como também é conhecido, é um conjunto responsável pelo combate e prevenção de doenças. Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba como fortalecer o sistema imunológico e garantir uma vida mais saudável.

Quando falamos em fortalecer o sistema imune de crianças, os cuidados precisam começar ainda quando bebês. O início de tudo está na amamentação. O leite materno possui nutrientes que auxiliam o sistema imune em seu desenvolvimento e protegem o seu pequeno.

No entanto, bebês que se alimentam com fórmulas precisam de suplementação especial com vitaminas e minerais indicados para ajudar no desenvolvimento do sistema. Assim, é possível fortalecer o sistema imunológico do bebê para que ele combata vírus e bactérias.

Se o seu filho já possui 6 meses ou mais de idade, a recomendação é outra. Procure diversificar sua alimentação com métodos de introdução alimentar. Dessa forma, as defesas do sistema imunológico são fortalecidas e estimuladas.

Veja também: O que é o método BLW?

Outro ponto importante quando queremos entender como fortalecer o sistema imunológico é manter a vacinação das crianças em dia. Consulte o pediatra e esteja atenta às doses e reforços.

Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo o que você precisa saber sobre o sistema imunológico.
Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo o que você precisa saber sobre o sistema imunológico.

O que é sistema imunológico?

Composto por diversos órgãos, células e tecidos do organismo, o sistema imunológico é o grande responsável por garantir nossa qualidade de vida e saúde em dia. Através de suas ações, bactérias e vírus são detectados e combatidos, prevenindo algumas doenças e, até mesmo, o agravamento de quadros já existentes.

Continue a leitura no Blog PFzinho e entenda qual a função e como o sistema imune age protegendo o nosso organismo.

Qual é a função do sistema imunológico?

A função do sistema imunológico em nosso organismo é prevenção e proteção contra quaisquer tipos de infecções. Quando vírus, bactérias ou outros agentes externos invadem nosso organismo, é ele quem identifica e ativa os mecanismos de defesa do organismo para combater a infecção.

Estudos mostram que existem dois tipos de resposta que o sistema imunológico envia: a resposta imune inata e a resposta imune adaptativa. A primeira também é conhecida como linha de frente do organismo. Quando sua ação não é o suficiente, a segunda resposta é ativada.

Principais sintomas de imunidade baixa

Se você quer saber como fortalecer o sistema imunológico, também é preciso entender quando a imunidade está baixa. Para isso, o Blog PFzinho separou os principais sintomas de imunidade baixa para você monitorar na sua casa:

  • Cansaço;
  • Diarréia;
  • Desânimo;
  • Enxaqueca;
  • Febres frequentes;
  • Infecções;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

Afinal, como fortalecer o sistema imunológico?

Agora que você já compreendeu o que é, como age e quando ele age, vamos juntas entender como fortalecer o sistema imunológico. 

São dois princípios básicos que precisamos levar em conta: hábitos de vida saudáveis e alimentação.

Confira os alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Confira os alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Alimentos que ajudam o sistema imunológico

A alimentação saudável é fundamental para quem quer saber como fortalecer o sistema imunológico. Além de manter a imunidade do corpo em dia, uma dieta balanceada traz diversos outros benefícios ao nosso organismo. 

Procure um especialista para criar o cardápio que mais se adequa às necessidades da sua casa. Porém, o mais indicado é que essa alimentação seja rica em frutas, legumes e verduras. Quanto mais vitaminas e minerais, mais saudável. 

Além disso, outro ponto importante para fortalecer o sistema imunológico através da alimentação é evitar o consumo de industrializados.

Na PFzinho você encontra uma série de alimentos orgânicos para adultos e crianças. Tudo o que você precisa para manter uma alimentação equilibrada está em nossa loja online. Confira uma série de produtos naturais para tornar as suas refeições mais práticas, saborosas e saudáveis. 

Parcele suas compras na PFzinho em até 3 vezes sem juros no cartão de crédito e crie novos hábitos alimentares na sua casa!

Veja também: Alimentos que aumentam a imunidade 

Hábitos saudáveis

Além de se alimentar corretamente, outro fator para aqueles que querem saber como fortalecer o sistema imunológico é a criação de hábitos mais saudáveis.

Existem diversos tipos de práticas e atividades que você pode incluir em sua rotina e torná-la muito mais benéfica ao seu organismo. Um banho de sol, por exemplo, pode estimular a produção de vitamina D, responsável por diversas ações em nosso organismo, como o metabolismo do cálcio e a formação óssea.

Garantir uma boa noite de sono e descanso também pode ser muito útil na busca por fortalecer o sistema imunológico. Essas horas de repouso são essenciais para renovar as energias e evitar que o nosso organismo se desgaste e engraqueça. Além disso, dormir o número adequado de horas também auxilia no controle do estresse e da ansiedade.

Mais conteúdos sobre saúde infantil:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba novidades, dicas e promoções!