Como introduzir verduras na alimentação infantil?

Saiba como introduzir verduras na alimentação infantil

Um dos grandes desafios da paternidade é criar bons hábitos alimentares e saber como introduzir verduras na alimentação infantil. Siga a leitura no Blog PFzinho e veja 5 dicas para incentivar uma infância mais saudável e nutritiva.

Em propagandas na TV, redes sociais, revistas e etc., notamos um enorme investimento de empresas de alimentos industrializados e outros não-saudáveis no marketing, sugerindo um maior consumo de produtos que não irão fazer bem ao nosso organismo. Assim, fica difícil convencer crianças impactadas por esses anúncios a manterem uma alimentação correta.

Porém, apesar do seu filho, e a maioria dos amigos e colegas dele, ser fã desses salgadinhos e docinhos, é importante que você mantenha o controle e mostre para ele a importância e os benefícios em ter hábitos alimentares melhores. Garanta uma vida mais saudável para o seu pequeno e ainda evite doenças como obesidade e diabetes.

Para ajudar nessa educação alimentar, aqui vão 5 dicas de como introduzir verduras na alimentação infantil. Vamos lá!

Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba como introduzir verduras na alimentação infantil.

Transforme a refeição em um momento divertido e prazeroso

Crianças possuem imaginação fértil e isso precisa estar ao seu favor na hora de incentivar uma alimentação saudável. Sendo assim, torne a hora da refeição em um momento divertido e prazeroso. Coloque a criatividade em prática para convencer o seu filho a comer verduras, frutas e legumes.

Dessa forma, experimente compor desenhos com os alimentos saudáveis. Enquanto os brócolis podem fazer papéis de árvores, tomates podem ser joaninhas, folhas de alface um campo verde e assim por diante. Nessa fase, a criança normalmente se sente atraída por essa montagem e criação de personagens com os alimentos. Adotar essa prática em suas refeições costuma os motivar a consumir esses pratos saudáveis de maneira natural.

Introduzir verduras às crianças pode ser desafiante, mas não impossível.

Dê o exemplo e coma verduras também

Não adianta você estimular o seu filho a ter uma alimentação saudável se você não adotar a mesma prática. Os seus hábitos alimentares refletirão nos hábitos dele. Assim, é essencial lembrar que você é a pessoa que o seu filho mais admira, que ele se espelha. A tendência é que, tudo o que você fizer, ele queira imitar.

Por isso, é muito importante pais e mães entenderem desde cedo que são exemplo para as crianças. Mostre a elas o quanto você se sente bem, é forte e inteligente justamente por sua alimentação saudável.

Mostre os benefícios da alimentação saudável

Dificilmente as crianças entendem o significado de uma vida saudável. Sua abordagem para mostrar os benefícios de uma alimentação correta precisam ser diferentes. Tente entrar no universo infantil. Sabe aquele personagem favorito do seu filho? Fale que ele é forte por saber se alimentar. Um dos grandes exemplos disso é o Popeye. Não existe desenho mais educativo sobre a importância da alimentação saudável do que esse clássico.

Mostre ao seu filho os benefícios e vantagens de manter uma alimentação saudável.

Varie os pratos e ingredientes

Para deixar o seu filho com mais vontade de experimentar frutas, legumes e verduras, tente deixar o prato dele colorido. Use e abuse de cores e texturas para estimular sua vontade de provar diferentes alimentos. Sendo assim, tente oferecer sempre mais de duas opções de saladas, quanto maior a variedade de folhas e leguminosas, melhor.

As frutas podem ser picadas e entregues em um recipiente para a criança comer durante o dia, seja enquanto faz as atividades escolares ou quando assiste seus desenhos favoritos.

Deixe seu filho escolher quais verduras comer

Uma boa ideia de apresentar o seu filho às verduras é levá-lo à feira ou ao supermercado na hora de comprar os alimentos. Deixe que ele lhe ajude a escolher as frutas e verduras que estarão no seu cardápio. É uma ótima forma de motivá-los a ter uma alimentação saudável e adotar hábitos melhores.

Outra dica válida, educativa e superinteressante é montar uma hortinha com eles. Caso sua casa ou apartamento não tenha o espaço necessário, experimente fazer sua plantação para em pequenos vasos. Ao ver sua horta crescer, a tendência é que a criança se sinta mais animada e motivada para consumir as verduras.

Saber como introduzir verduras na alimentação infantil não é uma tarefa tão complicada. O importante é usar a criatividade e olhar o mundo como os pequenos enxergam. Assim, as chances de os convencer a ter uma alimentação balanceada e saudável são maiores.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat