Como lavar o alface corretamente?

Como lavar alface corretamente?

Uma refeição sem aquela folhinha de alface não está completa, né? Um clássico das saladas que não pode ficar de fora do cardápio da sua casa. Uma dúvida comum sobre o seu preparo é: como lavar o alface corretamente? Siga a leitura no Blog PFzinho e descubra!

Além de ser dona de um sabor neutro, de fácil preparo e muitas variações de temperos, o alface também oferece infinitas combinações de pratos. 

Entretanto, nada disso adianta se você não souber como lavar o alface corretamente e eliminar suas impurezas.

Por conter diversos nutrientes importantes, como vitaminas A, C, K, antioxidantes, magnésio, potássio e fibras, o alface deve ser tratado com muita importância na hora de preparar as refeições.

Garanta que você e sua família aproveitem todos os seus benefícios realizando a higienização do alface da melhor maneira. Vamos aprender juntas?

Siga a leitura no Blog PFzinho e veja como lavar o alface corretamente.
Siga a leitura no Blog PFzinho e veja como lavar o alface corretamente.

Por que eu preciso saber como lavar o alface?

É importante que nós saibamos como higienizar alface e todos os outros vegetais que compremos para consumo. Somente assim será possível absorver todos os nutrientes presentes nos vegetais e evitar o consumo de quaisquer tipos de impurezas.

Além disso, a lavagem garante folhas higienizadas e frescas por muito mais tempo.

Existe um jeito certo de lavar alface?

Para começar, a dica inicial de como lavar alface corretamente é soltar as folhas do ramo utilizando água corrente.

Na sequência, remova a parte mais durinha, localizada na base do alface, assim como as folhas externas caso estejam danificadas.

Agora é só lavar as folhas para mandar as sujeiras e todas as possíveis impurezas embora pelo ralo! 

Como lavar alface com água?

Quando falamos em lavar alface, o processo inicial que vem à mente é lavar na água. Dependendo da produção e origem do alimento, lavar o alface na água já é o suficiente. 

Se a verdura não for orgânica, preste atenção nas partes mais próximas aos talos e raízes. Descarte qualquer folha danificada.

Para tornar a limpeza com água ainda mais eficiente, tenha uma buchinha específica para realizar a limpeza de verduras.

Como lavar alface com vinagre?

Segundo estudos, em alguns casos devemos usar substâncias diferentes para higienizar o alface. Muitos utilizam o vinagre, mas especialistas apontam que não é a melhor opção.

Isso se deve ao fato do ácido acético presente no vinagre não ter a capacidade de eliminar os microrganismos do alimento. Além disso, esse tipo de higienização ainda diminui sua vida útil caso você pretenda armazenar o alimento.

Sendo assim, busque lavar alface adicionando hipoclorito de sódio à água, um produto facilmente encontrado em farmácias e mercados.

Geralmente, o recomendado é adicionar uma colher de sopa para cada litro de água utilizado na limpeza. Deixe o alface de molho por 15 minutos. Na sequência, basta enxaguar em água corrente.

Veja também como armazenar o alface após a higienização.
Veja também como armazenar o alface após a higienização.

Posso lavar o alface e guardar na geladeira?

Qual o passo seguinte depois de lavar o alface? Você vai consumir imediatamente ou pretende armazenar? Para conservar o vegetal na geladeira, o processo é simples e prático.

Depois de higienizar bem as folhas, o passo seguinte é deixar elas bem sequinhas. Em seguida, separe um recipiente com tampa. Cubra o fundo com um papel toalha, adicione o alface por cima e tampe.

Assim, é possível manter o alface fresco e limpinho por até 4 dias! Siga esse passo a passo e ganhe mais praticidade e nutrição no dia a dia da sua casa.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.