Como ler rótulos de alimentos dos seus filhos?

Como ler rótulos de alimentos?

Para proporcionar aos seus filhos o melhor da nutrição, é essencial saber como ler rótulos de alimentos. Tirar todas as dúvidas e definir, com certeza, qual a melhor dieta para colocar em prática na sua casa. O Blog PFzinho te ajuda nessa tarefa. Confira!

O primeiro passo para entender como ler rótulos de alimentos é não se desesperar. O segredo aqui é ter calma e saber entender o que está sendo ingerido e a relevância das substâncias aos nossos organismos. Aqui você aprenderá a identificar a porção ideal a ser consumida, o que está comendo e quais os problemas que o consumo exagerado causa.

Saiba como ler rótulos de alimentos para criar o melhor cardápio para você e sua família.

Por que saber ler rótulos é importante?

O rótulo dos alimentos, de forma simples, é uma tabela com informações sobre as quantidades e qualidades dos seguintes nutrientes (geralmente):

  • carboidratos;
  • proteínas;
  • vitaminas dos alimentos.

Além disso, ler rótulos ajuda a identificar os ingredientes que foram utilizados no preparo dos produtos.

Saber como ler o rótulo dos alimentos torna as decisões na hora de escolher o que comer mais fáceis. Isso porque te permite comparar a quantidade e qualidade dos nutrientes e perceber quando um produto é saudável ou não, ajudando a manter bons hábitos alimentares.

A função do rótulo dos alimentos é informar as quantidades de calorias, gordura totais, e se ele contém ingredientes alergênicos como:

  • amendoim;
  • amêndoas;
  • glúten;
  • lactose;
  • soja;
  • e mais.

Sendo assim, é possível evitar o consumo de produtos que causem problemas de saúde, como diabetes, pressão alta e obesidade, por exemplo.

Ler os rótulos de alimentos auxilia a criar hábitos para uma alimentação saudável.

Como ler corretamente os rótulos?

A informação nutricional dos rótulos dos alimentos, normalmente, está indicada dentro de uma tabela. Nela, é possível ver a porção do produto, calorias, quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, sal e também de outros nutrientes como açúcar, vitaminas e minerais.

Porção

A porção influencia diretamente a quantidade de calorias e os outros nutrientes dos produtos. É muito importante estar atento a esta informação. Alguns rótulos que dizem ter apenas 50 calorias, querem dizer que tem apenas 50 calorias por porção.

Calorias

As calorias correspondem a quantidade de energia que os carboidratos, proteínas e gorduras dos alimentos fornecem ao organismo. Cada grupo alimentar oferece uma quantidade de calorias para o corpo. No rótulo dos alimentos, as calorias são identificadas como quilocalorias (Kcal) e quilojoules (Kj). A recomendação de consumo diário para uma pessoa saudável é de cerca de 2000 Kcal.

Carboidratos

Os carboidratos fornecem energia para o corpo. A recomendação de ingestão para adultos saudáveis é de 300g de carboidrato por dia. A vantagem é que os carboidratos estão  presentes em grandes quantidades em alimentos como, arroz, batata e pão, comuns em nosso dia a dia.

Proteínas

As proteínas são importantes para o desenvolvimento e manutenção de órgãos como:

  • coração;
  • pulmão;
  • pele;
  • produção de hormônios. 

As proteínas podem ser facilmente encontradas em boas quantidades nas carnes, ovos, peixes, frango, leite e derivados. Além disso, também são encontradas nas leguminosas, como feijão, soja, lentilha e ervilha.

Gorduras

As gorduras totais são a soma da gordura de fonte animal e de fonte vegetal dos produtos. A gordura é a principal fonte de energia para o corpo. Necessárias para uma série de fatores como:

  • absorção das vitaminas A, D, E e K; 
  • manter a temperatura corporal equilibrada; 
  • produção de hormônios. 

O lado bom é que alguns dos alimentos fontes de gordura são de origem vegetal, como azeite, óleo de coco e óleo de canola, castanhas, nozes e amêndoas. No entanto, também podem ser encontrados nos de origem animal, como salmão, leite e derivados e frango, por exemplo. 

Fibras

As fibras são encontradas nas frutas, vegetais, leguminosas e cereais. Sua principal função é auxiliar a manter o bom funcionamento do intestino e no controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue.

Controle os nutrientes que seu filho ingere e garanta uma alimentação saudável.

Como comparar e ler rótulos de alimentos?

Para comparar produtos e rótulos de alimentos, é necessário avaliar a informação nutricional para uma mesma quantidade de cada produto desejado. Por exemplo, se os rótulos de 2 tipos de pães nos passam a informação nutricional para 50 g de pão, é possível comparar os dois sem cálculos. Entretanto, se o rótulo de um pão fornecer a informação para 50 g e o outro para 100 g de pão, precisamos fazer a proporção para comparar adequadamente as informações nutricionais de cada um deles.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat