Conheça os benefícios do cacau, uma alternativa saudável para o chocolate

Você conhece todos os benefícios do cacau?

O cacau é o principal ingrediente do chocolate. Ele é uma fruta que traz diversas vantagens para a saúde. Originário da Amazônia, o cacau é um alimento com função nutricional. Se consumido de forma regular e moderada, contribui na manutenção da saúde. Siga a leitura no Blog PFzinho para saber os benefícios do cacau.

O cacau, principal ingrediente do chocolate, é a semente do fruto do cacaueiro. Rico em flavonoides como epicatequinas e catequinas e rico em antioxidantes. Por isso, o seu consumo traz tantos benefícios para a saúde.

Siga a leitura no Blog PFzinho e confira todos os benefícios do cacau.
Siga a leitura no Blog PFzinho e confira todos os benefícios do cacau.

Além da função antioxidante, o cacau também atua como antiinflamatório e protetor do sistema cardiovascular. O indicado é que, para ter acesso a todos esses benefícios, sejam consumidas cerca de 2 colheres de sopa de cacau em pó por dia. Outra alternativa são 40 gramas de chocolate amargo, que corresponde a, aproximadamente, 3 quadradinhos.

Chocolate faz mal?

O chocolate é um dos doces mais amados pelas pessoas, mas comer essa iguaria à vontade pode prejudicar a sua saúde. É difícil ficarmos satisfeitos com pedaços pequenos de chocolate. Ainda mais quando temos uma barra ou uma caixa inteira na nossa frente. O problema é que, quando exageramos, o corpo reclama.

O excesso de chocolate sobrecarrega o fígado, e provoca náuseas, enjoos, refluxo gastroesofágico e gastrite e até causar intoxicação alimentar. A indisposição gástrica, geralmente, castiga crianças e também é mais comum nos dias quentes. Entretanto, isso não significa que o chocolate seja um vilão.

Obtenha os benefícios do cacau através de pequenas porções de chocolate amargo.
Obtenha os benefícios do cacau através de pequenas porções de chocolate amargo.

Tudo na vida que comemos exageradamente pode nos fazer mal. Quando entendemos que não devemos comer um tablete, uma caixa ou um ovo de Páscoa inteiro sozinho, o nosso organismo agradece. Portanto, experimente uma porção pequena ao dia, essa medida faz bem para a saúde. Isso por conta das propriedades do cacau. Então, quanto maior o percentual de cacau no chocolate, melhor. Confira abaixo o porquê.

Você conhece os benefícios do cacau?
Você conhece os benefícios do cacau?

Quais os benefícios do cacau?

Como já falamos anteriormente, nada em exagero traz benefícios para o corpo. Apesar de todas as propriedades, com o cacau não é diferente. Seu consumo precisa ser controlado para aproveitar todos os benefícios que ele pode oferecer. 

O ideal é consumir a fruta em sucos naturais ou em pó e sem a adição de açúcar. O cacau em pó é facilmente encontrado em mercados. Uma pequena porção de chocolate amargo também pode ajudar.

Antioxidante

Um dos benefícios do cacau é o fato dele ser um poderoso antioxidante. Ele combate os radicais livres e, assim, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.

Humor

O triptofano, presente na fruta, é um aminoácido responsável pela produção de serotonina. Um neurotransmissor que age no cuidado com o bem-estar. Além disso, auxilia na regulagem do ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, da memória e da temperatura do corpo.

Cuidados com o intestino

O cacau também age regulando a flora intestinal. Os flavonoides presentes servem como alimento para as bactérias probióticas. Por isso que são importantes para o funcionamento correto do intestino.

Saúde cardiovascular

Outro benefício do cacau é o auxílio na saúde cardiovascular. Por ser rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes, que combatem os radicais livres, o consumo controlado de cacau faz bem ao coração. Além disso, ele ainda auxilia no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.

Bom para diabéticos

Pessoas com diabetes também podem aproveitar dos benefícios do cacau. Ao consumir a fruta, obtenha uma melhora na ação da insulina. Experimente também o cacau em apresentações sem adição de açúcar.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável

Dicas de leitura:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat