Cores da reciclagem: ensine ao seu filho desde cedo

Reciclar é cuidar da natureza. É muito importante que as crianças sejam ensinadas e adotem essa prática desde cedo. O melhor método é através das cores da reciclagem. As lixeiras coloridas espalhadas pela cidade podem ser o marco inicial desse aprendizado. Siga a leitura no Blog PFzinho e veja como. 

Seja nos parques, metrôs, escolas ou praças, as lixeiras seletivas são grandes aliadas do meio ambiente. Geralmente posicionadas em pontos estratégicos, esses compartimentos com as cores da reciclagem são um modo de inserir o pensamento ecológico e sustentável aos poucos na vida da sociedade.

A reciclagem é um fator que contribui efetivamente para a redução do impacto ambiental. Esse impacto é causado, principalmente, pelo consumo e descarte inadequado em excesso. Saber como reciclar é um passo essencial para introduzir o ensinamento ecológico sustentável desde cedo na vida da criança.

Além de desenvolver o lado criativo, conhecer as cores da reciclagem e exercer esse tipo de atividade contribui para a percepção de valores importantes sobre a preservação da natureza.

A importância da reciclagem

A reciclagem oferece uma série de vantagens e benefícios para o meio ambiente. Quando reaproveitamos materiais que até então eram considerados lixo, damos um primeiro passo na busca por uma sociedade mais sustentável.

A partir do momento que o lixo é separado dos resíduos orgânicos, o trabalho dos catadores é facilitado. O material chega ao local devido sem perder tempo. O impacto ambiental é reduzido consideravelmente já no primeiro passo.

Com esse pensamento em mente, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)  explica como a coleta seletiva deve ser feita por meio de lixeiras coloridas. A reciclagem reduz o consumo de matérias-primas, recursos naturais não-renováveis, energia e água.

As crianças precisam entender desde cedo a importância da reciclagem.

Cores da reciclagem

A principal função das cores da reciclagem é promover uma memorização mais fácil por parte das pessoas. A codificação por meio dos diferentes tons é uma prática internacional replicada aqui no Brasil.

As lixeiras coloridas dependem totalmente da conscientização das pessoas. Por isso, é essencial colaborar para a separação do lixo, principalmente em locais públicos. Veja abaixo o que cada cor da reciclagem significa:

As cores da reciclagem facilitam a memorização e identificação das lixeiras.

Vermelho: reciclagem de plástico

Os materiais plásticos são um dos descartes mais comuns das grandes cidades e metrópoles. Um bom exemplo são garrafas vazias de água na mão ou aqueles copos de plástico.

Azul: reciclagem de papel ou papelão

A lata de lixo azul é muito fácil de ser encontrada por se tratar de uma matéria presente em todos os momentos do nosso dia: papel. A maioria dos resíduos reciclados são feitos do material, como folhas de papel, guardanapos, panfletos e etc.

Verde: reciclagem de vidro

Lixeiras verdes são aquelas onde devemos depositar os resíduos de vidro. Mas tome cuidado. Mesmo sabendo que ali dentro contém vidro, evite colocar cacos soltos ou peças pontiagudas para quem for coletar não se ferir.

Amarelo: reciclagem de metal

A lata de lixo amarela corresponde a todo tipo de metal que consumimos. Dentre os principais, ela deve ser o destino de latinhas em geral, além de objetos feitos de ferro, alumínio e aço.

Conheça a parceria Eu Reciclo e PFzinho

O PFzinho possui uma parceria com a empresa Eu Reciclo para fazer a sua parte na preservação do meio ambiente. Essa parceria se baseia em metas de logística, utilização de produtos recicláveis e a própria reciclagem. O selo “eureciclo” é um atributo de comunicação para as empresas que abraçam essa causa. Além disso, é através do selo que são criados e divulgados diversos conteúdos que buscam promover educação e conscientização ambiental para a sociedade.

Mais conteúdos sobre meio-ambiente:

Dicas de leitura:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat