O surgimento dos primeiros dentes do bebê pode ser facilmente notado pois, uma vez que começam a nascer, é comum o bebê ficar agitado e com dificuldades para comer e dormir. Continue a leitura no Blog PFzinho e saiba como lidar com esse momento.
Além do que citamos acima, é comum que quando os dentes do bebê começam a surgir, ele passe a colocar todos os objetos que vê pela frente na boca. Mas por que? Pois quando estão nascendo, o incomodam e, ao tentar mastigá-los, alivia um pouco da sua irritação e dor.
Geralmente, os primeiros dentes do bebê surgem a partir dos 6 meses de idade, porém, em alguns casos, os dentinhos começam a aparecer já a partir do terceiro mês ou próximo do 1º ano de vida.

Como saber quando os dentes do bebê estão nascendo?
Além de “inspecionar” a boca do seu filho, alguns ainda apresentam alterações comportamentais devido ao nascimento dos dentes do bebê como:
- Agitação e irritabilidade;
- Salivação abundante;
- Gengivas inchadas e doloridas;
- Vontade de mastigar todos os objetos que encontra;
- Dificuldade em comer;
- Falta de apetite;
- Dificuldade para dormir;
- Febre baixa.
Esses são os sinais mais comuns de acontecer.Para aliviar os sintomas, aposte em medidas caseiras que ajudem a aliviar a dor e o desconforto causado.
Como cuidar dos primeiros dentes do bebê?
Os sintomas do surgimento dos primeiros dentes do bebê costumam ser desagradáveis para o seu pequeno. Pais ou mães de primeira viagem podem se preocupar e até se assustar um pouco com a reação do bebê e a maneira como ele está se sentindo, mas mantenha a calma. Siga essas dicas do Blog PFzinho e ajude-o a passar por mais essa fase.

Alimentos gelados e mordedores
Apesar do uso de chupetas e mordedores serem indicados, existem formas mais saudáveis para aliviar os incômodos dos primeiros dentes do bebê. Ofereça alimentos e bebidas frias ou geladas. A baixa temperatura promove uma sensação de alívio e diminui os sintomas nos locais inflamados.
Banho morno para relaxar

Uma rotina diária de banhos mornos próximos a hora do bebê ir para o berço é ideal para uma noite tranquila, bem dormida, e sem reclamações por conta dos dentes que estão nascendo. Além disso, realizando uma massagem relaxante, o bebê se sente ainda mais seguro e relaxado antes de dormir.
Higiene bucal e os novos dentes do bebê

Quando os dentes do bebê começam a nascer e o seu sorriso muda, a higiene bucal também precisa mudar. É a hora de redobrar a atenção e passar a utilizar novas escovas infantis, garantindo muito mais limpeza e uma boca saudável para o seu filho. Dê preferência por escovas com cerdas extra-macias e um cabo antideslizante. Esses são fatores que irão ajudar no momento da escovação.
Outro ponto importante é que a grande maioria dos itens de higiene infantil possuem estampas desenhadas, divertidas e até aromas! Tudo para tornar esse momento mais feliz e tranquilo para seu filho.
Mais conteúdos sobre saúde da criança
Dicas de leitura:
- Alimentos que aumentam a imunidade
- Os benefícios das frutas para o seu filho
- Excesso de sal faz mal?