A maioria das pessoas acredita que a desnutrição infantil é um problema exclusivo de países subdesenvolvidos. A verdade é que, por mais que a maioria dos casos estejam nesses países, todos estão expostos a essa possibilidade. Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba mais!
Quando a dieta do nosso filho é deficiente em vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do corpo, é normal que comecem aparecer os primeiros sinais e sintomas da desnutrição infantil como cansaço excessivo, pele mais ressecada, casos de infecções com maior frequência e, até mesmo, atraso no crescimento e desenvolvimento da criança.
Em nosso papel como pais, o mais importante é que, assim que notados sintomas de desnutrição infantil, o pediatra seja consultado imediatamente. Assim, conseguimos avaliar o peso da criança em relação à sua idade e altura no princípio do problema. Isso nos possibilita ter um diagnóstico da desnutrição em mãos e encaminhar a criança para um nutricionista especializado para que possam ser identificadas as necessidades nutricionais e estabelecer um plano alimentar adequado.

O que é desnutrição infantil?
Ao contrário do que muitos pensam, a desnutrição infantil não é caracterizada apenas pela extrema magreza. O que mais simboliza o estado é a deficiência de nutrientes no organismo.
Além de crianças que não possuem acesso a alimentos e nutrientes, aquelas com péssimos hábitos alimentares, como fast-food, refrigerantes e doces, também estão expostas a desnutrição infantil. Isso, simplesmente, por não consumirem alimentos ricos em vitaminas e minerais.
Geralmente, essas crianças não conseguem permanecer no peso adequado e podem até apresentar algum grau de obesidade. Isso evidencia que a alimentação de má qualidade é o principal motivo da desnutrição infantil, mesmo nos países desenvolvidos.
Desnutrição não é falta de alimentação. É a falta de alimentação saudável!
Causas da desnutrição infantil
Sabendo disso, o Blog PFzinho traz para você as principais causas que podem estar relacionadas com a desnutrição infantil. Fique atenta com:
- Desmame precoce;
- Alimentação pobre nutricionalmente;
- Infecções intestinais com sintomas de diarreia e vômito;
- Problemas no sistema gastrointestinal, como doença de Crohn e doença celíaca;
- Transtornos alimentares, como anorexia e bulimia.

Principais sintomas da desnutrição
A desnutrição infantil é, erroneamente, associada à magreza. Porém, é uma situação causada pela falta de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. É possível que crianças estejam acima do peso para sua idade e, ainda assim, sofram de desnutrição. Uma alimentação pode ser rica em açúcar e gorduras e pobre nos alimentos essenciais, aqueles que realmente fornecem os nutrientes fundamentais para o organismo.
Listamos abaixo alguns dos principais sinais e sintomas de desnutrição infantil. Preste atenção se o seu filho apresentar:
- Cansaço excessivo;
- Pele mais ressecada e pálida;
- Problemas para se desenvolver;
- Facilidade para ter infecções, devido ao sistema imune fragilizado;
- Irritabilidade;
- Cicatrização demorada;
- Queda de cabelo;
- Falta de força;
- Diminuição da massa muscular;
- Falta de ar e de energia.
Além disso, quando a desnutrição é muito grave, a função de alguns órgãos como fígado, pulmão e coração pode ser comprometida, colocando em risco a vida da criança.

Como é o tratamento para desnutrição infantil
Como falamos acima, é essencial que casos de desnutrição infantil sejam identificados logo em seu início. Um acompanhamento médico adequado pode transformar a vida do seu filho. O indicado é que o tratamento para desnutrição infantil seja orientado tanto pelo pediatra quanto pelo nutricionista.
O objetivo do tratamento é combater os sintomas da desnutrição, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes necessários para o crescimento saudável do seu filho. Além da cura, é um processo que promove uma maior consciência e qualidade de vida.
Assim, segundo o nível de desnutrição, uma tática comum é recomendar a realização de algumas alterações nos hábitos alimentares e a inclusão progressiva de alimentos mais nutritivos. No caso das crianças que, por algum motivo, não conseguem ter uma alimentação mais sólida, o consumo de alimentos mais pastosos ou líquidos, como suplementos, geralmente são indicados para garantir e suprir todas as necessidades nutricionais.
Em casos de desnutrição grave, pode ser preciso que a criança fique internada no hospital para que a alimentação seja feita por meio de sonda, prevenindo possíveis complicações e agilizando o tratamento.
Mais conteúdos sobre saúde infantil:
Dicas de leitura:
- Benefícios do veganismo: conheça esse estilo de vida
- Saúde infantil: alimentos que tiram o sono
- Benefícios do leite materno
Minha filha sente muita dor na barriga até quando não come pode ser desnutrição?
Boa tarde Michelle,
Desculpa a demora para responder.
Sobre sua pergunta, não tem como dar um diagnóstico sem passar no médico e fazer exames.
Te aconselho passar no pediatra dela e depois uma nutricionista materno infantil.
Nutricionista materno infantil ajuda tanto nós mães nessa fase.