Desnutrição infantil: o que é, sintomas e tratamentos

Desnutrição infantil: o que é, sintomas e tratamentos

A maioria das pessoas acredita que a desnutrição infantil é um problema exclusivo de países subdesenvolvidos. A verdade é que, por mais que a maioria dos casos estejam nesses países, todos estão expostos a essa possibilidade. Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba mais!


Quando a dieta do nosso filho é deficiente em vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do corpo, é normal que comecem aparecer os primeiros sinais e sintomas da desnutrição infantil como cansaço excessivo, pele mais ressecada, casos de infecções com maior frequência e, até mesmo, atraso no crescimento e desenvolvimento da criança.

Em nosso papel como pais, o mais importante é que, assim que notados sintomas de desnutrição infantil, o pediatra seja consultado imediatamente. Assim, conseguimos avaliar o peso da criança em relação à sua idade e altura no princípio do problema. Isso nos possibilita ter um diagnóstico da desnutrição em mãos e encaminhar a criança para um nutricionista especializado para que possam ser identificadas as necessidades nutricionais e estabelecer um plano alimentar adequado.

Siga a leitura no Blog PFzinho e entenda a relação entre alimentação saudável e desnutrição.
Siga a leitura no Blog PFzinho e entenda a relação entre alimentação saudável e desnutrição.

O que é desnutrição infantil?

Ao contrário do que muitos pensam, a desnutrição infantil não é caracterizada apenas pela extrema magreza. O que mais simboliza o estado é a deficiência de nutrientes no organismo.

Além de crianças que não possuem acesso a alimentos e nutrientes, aquelas com péssimos hábitos alimentares, como fast-food, refrigerantes e doces, também estão expostas a desnutrição infantil. Isso, simplesmente, por não consumirem alimentos ricos em vitaminas e minerais. 

Geralmente, essas crianças não conseguem permanecer no peso adequado e podem até apresentar algum grau de obesidade. Isso evidencia que a alimentação de má qualidade é o principal motivo da desnutrição infantil, mesmo nos países desenvolvidos.

Desnutrição não é falta de alimentação. É a falta de alimentação saudável!

Causas da desnutrição infantil

Sabendo disso, o Blog PFzinho traz para você as principais causas que podem estar relacionadas com a desnutrição infantil. Fique atenta com:

  • Desmame precoce;
  • Alimentação pobre nutricionalmente;
  • Infecções intestinais com sintomas de diarreia e vômito;
  • Problemas no sistema gastrointestinal, como doença de Crohn e doença celíaca;
  • Transtornos alimentares, como anorexia e bulimia.

Entenda as principais causas e sintomas da desnutrição infantil.
Entenda as principais causas e sintomas da desnutrição infantil.

Principais sintomas da desnutrição

A desnutrição infantil é, erroneamente, associada à magreza. Porém, é uma situação causada pela falta de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. É possível que crianças estejam acima do peso para sua idade e, ainda assim, sofram de desnutrição. Uma alimentação pode ser rica em açúcar e gorduras e pobre nos alimentos essenciais, aqueles que realmente fornecem os nutrientes fundamentais para o organismo.

Listamos abaixo alguns dos principais sinais e sintomas de desnutrição infantil. Preste atenção se o seu filho apresentar:

  • Cansaço excessivo;
  • Pele mais ressecada e pálida;
  • Problemas para se desenvolver;
  • Facilidade para ter infecções, devido ao sistema imune fragilizado;
  • Irritabilidade;
  • Cicatrização demorada;
  • Queda de cabelo;
  • Falta de força;
  • Diminuição da massa muscular;
  • Falta de ar e de energia.

Além disso, quando a desnutrição é muito grave, a função de alguns órgãos como fígado, pulmão e coração pode ser comprometida, colocando em risco a vida da criança.

O tratamento para desnutrição infantil envolve melhores hábitos alimentares.
O tratamento para desnutrição infantil envolve melhores hábitos alimentares.

Como é o tratamento para desnutrição infantil

Como falamos acima, é essencial que casos de desnutrição infantil sejam identificados logo em seu início. Um acompanhamento médico adequado pode transformar a vida do seu filho. O indicado é que o tratamento para desnutrição infantil seja orientado tanto pelo pediatra quanto pelo nutricionista. 

O objetivo do tratamento é combater os sintomas da desnutrição, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes necessários para o crescimento saudável do seu filho. Além da cura, é um processo que promove uma maior consciência e qualidade de vida.

Assim, segundo o nível de desnutrição, uma tática comum é recomendar a realização de algumas alterações nos hábitos alimentares e a inclusão progressiva de alimentos mais nutritivos. No caso das crianças que, por algum motivo, não conseguem ter uma alimentação mais sólida, o consumo de alimentos mais pastosos ou líquidos, como suplementos, geralmente são indicados para garantir e suprir todas as necessidades nutricionais.


Em casos de desnutrição grave, pode ser preciso que a criança fique internada no hospital para que a alimentação seja feita por meio de sonda, prevenindo possíveis complicações e agilizando o tratamento.

Mais conteúdos sobre saúde infantil:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat