Já reparou que quando você recebe um produto PFzinho está sinalizado embalagem livre de BPA? Muitas pessoas já devem ter reparado na sigla, mas sabem o que ela significa e quais os seus benefícios para a saúde da sua família?
As embalagens de plástico convencionais possuem uma substância chamada Bisfenol A. Quando esquentamos essas embalagens a altas temperaturas, para aquecer uma marmitinha, por exemplo, ela libera uma toxina que pode desencadear em uma série de doenças e condições ao corpo humano.
Siga a leitura no Blog PFzinho e vamos juntas entender tudo sobre as vantagens da embalagem livre de BPA.

Afinal, o que é BPA?
Como falamos, o plástico possui uma substância conhecida como bisfenol A, também conhecido como BPA. Estamos falando de um difenol, composto usado na produção de policarbonato, material que está presente na maioria dos plásticos.
Atualmente, o BPA já é proibido em grande parte dos países, mas precisamos estar sempre atentas às informações das embalagens dos produtos que consumimos com nossa família.
No Brasil, até o final de 2011, o bisfenol A era utilizado na produção de garrafas plásticas, mamadeiras, copos para bebês e produtos de plástico variados. A ANVISA proibiu o uso da substância em itens que possam influenciar em nosso bem-estar.
Quais são os riscos do BPA?
Em 1950, uma ONG dos Estados Unidos, a National Workgroup for Safe Markets, analisou mais de 50 tipos de alimentos armazenados em embalagens plásticas. O objetivo era analisar o quanto a embalagem influenciava na característica dos alimentos.
O resultado foi assustador: o BPA se mostrou presente em 92% das embalagens analisadas. Um pouco de contexto histórico: desde a década de 1930, havia a suspeita de que o material fosse prejudicial à saúde humana. Mas quais são os efeitos do BPA sobre o nosso organismo?
O bisfenol A é um disruptor endócrino. Ele mimetiza os hormônios do organismo e pode causar efeitos negativos sobre a saúde. Um exemplo é sua ação sobre os hormônios da tireóide. O BPA pode bloquear os receptores e causar uma série de problemas. Além disso, pode afetar o desenvolvimento cerebral e o comportamento de fetos e bebês.
Outros malefícios do BPA são:
- Hiperatividade;
- déficit de atenção;
- câncer de mama;
- aumento da próstata;
- anomalias do ovário;
- disfunção sexual masculina;
- afetamento do coração de mulheres;
- aborto;
- prematuridade;
- restrição ao crescimento intrauterino;
- pré-eclâmpsia.
Onde está o BPA?
Apesar de ser uma substância proibida, algumas empresas “escondam” o BPA na composição química de determinados produtos industriais, especialmente quando o bisfenol A é misturado ou entra como subproduto dentro da composição.
Confira abaixo alguns dos produtos para buscar o selo de embalagem livre de BPA:
- Mamadeiras de plástico;
- embalagens plásticas para marmitas ou jarras;
- formas de plástico para microondas;
- utensílios de plástico;
- copos, pratos e talheres de plástico;
- enlatados, como revestimento interno;
- garrafas plásticas reutilizáveis de água;
- garrafões de água de plástico de 20 litros;
- eletrodomésticos, como panelas de vapor de plástico e liquidificadores.

Embalagem livre de BPA da PFzinho
A PFzinho entende a importância de cada detalhe da sua alimentação. Por isso, nossas embalagens são livres de BPA. Comida saudável e embalagens que protegem o seu corpo de substâncias como o bisfenol A e muitas outras.
Ao comprar comida orgânica na PFzinho, você está adquirindo um produto natural, ultracongelado e em uma embalagem livre de BPA. Navegue pela nossa loja online, conheça todas as opções naturais e orgânicas para garantir mais saúde e sabor no dia a dia da sua casa.
Mais conteúdos sobre alimentação saudável:
Dicas de leitura:
- Comida orgânica: onde comprar?
- Ultracongelamento de alimentos: benefícios e vantagens
- Comida saudável para o jantar: o que preparar à noite?