Escola bilíngue em São Paulo: conheça opções

Escola bilíngue em São Paulo

Quem tem filhos possui uma preocupação em comum: o futuro dos pequenos. E o que é melhor para isso do que um bom colégio? Uma educação de qualidade transforma vidas e capacita as crianças para o futuro. Por isso, o Blog PFzinho trouxe uma série de opções de escola bilíngue em São Paulo para você matricular o seu filho. Siga a leitura e confira!

O que é uma escola bilíngue?

Segundo as diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o que torna uma escola bilíngue é um currículo único, integrado e trabalhado em, pelo menos, duas línguas. Sendo assim, o principal foco desse tipo de escola é promover um ensino mais completo, com uma alfabetização abrangendo os idiomas definidos.

O desafio das escolas bilíngues é encontrar o equilíbrio e ensinar os alunos em português e em inglês, por exemplo. Professores e funcionários devem ser capazes de falarem em ambas as línguas tanto dentro das salas de aula, quanto fora, nos espaços comuns do colégio.

Dessa forma, o inglês deixa de ser apenas uma matéria na grade curricular. O idioma agora é um meio para ensinar as diversas outras disciplinas da escola.

Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba mais sobre escolas bilíngues em São Paulo!
Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba mais sobre escolas bilíngues em São Paulo!

Qual a importância da educação bilíngue na infância?

A educação bilíngue vai muito além de ser alfabetizado em dois idiomas. Pela necessidade de toda uma estrutura que suporte o ensinamento bilíngue, essas escolas possuem professores de qualidade, formados em pedagogia ou licenciatura e proficientes em segunda língua. Além disso, a maioria ainda é coordenada por profissionais capacitados e com vasta experiência na área.

Se você investir em uma escola bilíngue, estará investindo no futuro do seu filho. Quantas oportunidades serão abertas para ele? Ele irá se formar com uma educação acima da média e fluente em outra língua. São muitas vantagens que, com certeza, farão a diferença em sua vida social e no mercado de trabalho.

Agora que você já entendeu a importância, conheça algumas opções de escola bilíngue em São Paulo.

Veja agora algumas dicas de colégios bilíngues em São Paulo para seus filhos!
Veja agora algumas dicas de colégios bilíngues em São Paulo para seus filhos!

Colégio bilíngue em SP: português – inglês

Talvez o modelo de escola bilíngue mais conhecido seja o português-inglês. Mas não é o único, ok? Pesquisas indicam que, em 2022, a língua mais falada do mundo foi o inglês (mais de 1 bilhão de pessoas). Pense nas oportunidades de viagem, intercâmbios, estudos e empresas que se abrem para o seu filho: Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Austrália e muitos outros locais que têm inglês quase que como uma segunda língua.

Algumas escolas bilíngues em São Paulo:

  • All Together: Rua Suzano, 125 – Jardim Paulista
  • Bluebonnet Escola Internacional: Rua Pedralva, 290 – Alto de Pinheiros
  • Colégio Brasil Canadá: Rua Airosa Galvão, 127 – Perdizes
  • Colégio Monteiro Lobato: Av. Zumkeller, 400 – Mandaqui – São Paulo
  • See Saw – Panamby – Educação Infantil e Ensino Fundamental: Rua Visconde de Nácar, 86 – Morumbi
  • Wish Bilingual School – Educação Infantil: R. Prof. João de Oliveira Torres, 531 – Jd Anália Francoo

Colégio bilíngue em SP: português – francês

Talvez uma das grandes potências do mundo, a França também chama atenção pela importância de seu idioma. Uma opção de escola bilíngue em São Paulo português-francês chama a atenção. Mas antes de falar dela, vamos ver alguns números da língua francesa. Atualmente, cerca de 280 milhões de pessoas se comunicam no idioma. Dentre os principais países estão: França, Canadá, Bélgica, Luxemburgo, Mônaco, Suiça e Costa do Marfim.

Escola bilíngue português-francês:

  • Lycée Pasteur: Rua Vergueiro, 3799 – Vila Mariana

Colégio bilíngue em SP: português – alemão

Por mais que não tenha um número tão expressivo de falantes, o alemão chama a atenção pela grande liderança que o páis é mundialmente. Enquanto alguns estudos apontam 135 milhões, outros indicam um número próximo aos 300 milhões, porém em níveis diferentes de proficiência. Os principais países onde o alemão é usado são: Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Liechtenstein e Bélgica.

Escola bilíngue português-alemão:

  • Colégio Visconde de Porto Seguro: Rua Itapaiúna, 1355 – Panamby
  • Kinderwelt: Rua Dr. Jesuíno de Abreu, 416 – Morumbi
  • Phantasialand – Berçário e Educação Infantil: Rua Diogo de Quadros, 129 – Alto da Boa Vista
  • Teddyhaus Recreação Infantil: Rua São Benedito, 1.062 – Alto da Boa Vista

Colégio bilíngue em SP: português – japonês

Um dos grandes centros de tecnologia global, o Japão chama a atenção de muitos devido a sua cultura rica e tradição. São cerca de 150 milhões de oradores em países como: Japão, Coréia do Sul, Taiwan, Ilhas Marshall, Micronésia e Guam.

Escola bilíngue português-japonês:

  • Colégio Oshiman: Rua Ferdinando Galiani, s/nº – Vila Mariana
  • Oen Yotien: Rua Conde do Irajá, 225 – Vila Mariana

Veja também:

One thought on “Escola bilíngue em São Paulo: conheça opções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *