Esporte para crianças: como ajudar seu filho a escolher?

Esportes para Crianças

Você sabe qual a importância dos esportes para crianças? Atividades esportivas podem ser a porta de entrada para um estilo de vida mais saudável. Por isso, siga a leitura no Blog PFzinho e confira nossas dicas para cuidar da saúde dos seus filhos.

A infância é a melhor época para incentivar bons hábitos. Sendo assim, a prática esportiva é uma prática que se destaca por trazer saúde e ensinamentos às crianças. Além disso, contribuem de maneira decisiva para o desenvolvimento do corpo e da mente também.

Por mais que os pequenos tenham muita energia, precisamos saber como escolher o esporte para crianças mais adequado. Ou seja, é preciso conhecer os gostos, habilidades e limites dos seus filhos.

Agora, continue a leitura no Blog PFzinho e entenda a importância do esporte para crianças.

Siga a leitura no Blog PFzinho e veja a importância que o esporte pode ter na vida das crianças.
Siga a leitura no Blog PFzinho e veja a importância que o esporte pode ter na vida das crianças.

Qual a importância do esporte para crianças?

Sabia que o esporte é um dos principais responsáveis por uma boa infância e um desenvolvimento adequado dos nossos filhos?

A prática de esportes pode ajudar a manter a saúde das crianças, cuidar do peso e despertar o interesse por novas atividades. Além disso, estar envolvido em esportes pode auxiliar a despertar habilidades emocionais e melhorar a coordenação motora.

Geralmente, as crianças que participam de algum tipo de esporte desenvolvem um maior poder de concentração. Mais que isso, dependendo do esporte, começa a surgir um senso coletivo e a facilidade em se relacionar com outras pessoas.

No entanto, a prática de esportes não é benéfica somente para os seus filhos. O que você acha de transformar o esporte para criança em esporte para papai, mamãe e filhinho? Vantagens como saúde mental e física vão se expandir por toda a família.

Veja alguns benefícios dos esportes para crianças.
Veja alguns benefícios dos esportes para crianças.

Benefícios dos esportes para as crianças

São muitos os benefícios do esporte para crianças. Além do que já citamos acima, a prática regular de atividades físicas pode trazer benefícios no desenvolvimento e evolução do seu filho como:

  • Melhor convívio social;
  • Melhor concentração;
  • Melhor autoestima.

Mas calma, tem mais! O esporte pode ser um momento em família para estreitar ainda mais o seu relacionamento com o pequeno. Quanto mais papai, mamãe e irmãos se envolverem, melhor para todos! Pode ser a criação de lembranças que serão faladas por muitos e muitos anos.

Além disso, participar de competições esportivas pode estimular um estilo de vida que alia disciplina com a diversão. A exigência de treinamentos, alimentação e horas de sono irá proporcionar à criança um sentimento de responsabilidade  e conquistas, por menores que sejam.

Esse processo pode, aos poucos, auxiliar com o amadurecimento da criança. Quem sabe até incentivá-la a continuar evoluindo e levando o esporte mais a sério.

Confira como escolher o esporte para seu filho.
Confira como escolher o esporte para seu filho.

Como ajudar seu filho a escolher um esporte?

Antes de tudo, procure descobrir qual o esporte para criança que mais combine com o perfil e os gostos dos seus filhos. Aqui o nosso conhecimento materno tem grande valor.

Diferentes crianças se dão bem em diferentes atividades. Ou seja, quando falamos de crianças mais coordenadas e interativas, esportes coletivos podem ser a melhor pedida. 

Por isso, apresente para elas atividades como vôlei, futebol, basquete e handebol. São quatro esportes básicos que costumam ser praticados inclusive nas aulas de Educação Física nas escolas. Em época de Copa do Mundo, por que não assistir e criar brincadeiras baseadas nos jogos juntos?

Além disso, os esportes coletivos são perfeitos para ajudarem crianças mais tímidas a fazer amizades e desenvolver habilidades sociais. Se for o caso do seu pequeno, experimente mostrar aos poucos o quão divertido fazer parte de um time pode ser.

Uma alternativa legal para crianças inquietas ou ansiosas são esportes individuais. Aqui, as sugestões são atletismo, natação, ginástica e, até mesmo, artes marciais. A oportunidade perfeita para elas se descobrirem melhor e encontrar um meio de se concentrar e motivar.

E aí, em qual desses grupos o seu filho se encaixa? Conta pra gente qual outro esporte você ou eles praticam.

Veja também

Mais conteúdos sobre saúde infantil no Blog PFzinho:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.