Excesso de sal faz mal?

Excesso de sal faz mal? Saiba tudo sobre

Existem diversos mitos e verdades sobre os reais benefícios e malefícios dos alimentos ao nosso organismo. Por exemplo, você sabia que o excesso de sal faz mal? Seu consumo excessivo pode causar diversos problemas. Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba mais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o consumo ideal de sal por dia é de apenas 5 gramas para adultos. Alguns estudos realizados no Brasil revelam que em nosso país a média consumida é de 12 gramas ao dia. O resultado desse exagero traz diversos problemas à saúde. O excesso de sal faz mal e aumenta as chances de paradas cardíacas, casos de cegueira e AVCs.

O excesso de sal faz mal? Siga a leitura e saiba tudo sobre!

Principais problemas de saúde causados pelo excesso de sal

A hipertensão é a doença mais comum provocada pelo consumo elevado de sal. O aumento anormal da pressão faz o sangue circular pelas artérias do corpo. Não à toa, a doença também é chamada de pressão alta.

Para chegar a cada parte do organismo, o sangue bombeado exerce uma força natural contra as paredes internas das artérias. O papel dos vasos, por sua vez, é oferecer resistência a essa passagem. Essa disputa determina a pressão arterial.

Quando a pressão fica descontrolada, geralmente o coração é o órgão mais prejudicado. Como a circulação está comprometida pelo aperto nas artérias, ele não recebe sangue e oxigenação suficientes, o que pode ocasionar um infarto.

AVCs, também conhecidos como derrames, são outra consequência da hipertensão. Com as constantes alterações da pressão, as artérias da cabeça não conseguem se dilatar e entopem.

No entanto, também pode ocorrer:

  • Mau funcionamento dos rins, como cálculo renal e insuficiência renal, porque os rins não conseguem filtrar o excesso de sal;
  • Envelhecimento; 
  • Doenças autoimunes; 
  • Osteoporose;
  • Alteração do paladar e problemas de visão

Se o sal faz mal, devo evitá-lo?

Não é necessário evitar o sal, basta reduzir o seu consumo. Tempere os seus alimentos com menor quantidade de sal ou busque novas formas de realçar o sabor dos alimentos. Experimente ervas aromáticas, salsinha, cebolinha, manjericão e outras. Quanto menos sal na receita, melhor.

Outra estratégia, é ler e analisar os rótulos dos alimentos. Compare entre produtos da mesma categoria e veja a quantidade de sódio utilizada. Assim, fica mais fácil escolher aqueles que têm menor teor de sódio.

Temperos naturais como cebolinhas podem ser alternativas ao uso do sal.

Produtos processados com muito sódio

Evite, principalmente, alimentos processados. Esses possuem quantidades elevadas de sal e fazem mal:

  • Macarrão instantâneo com tempero – 2721 mg de sódio em 85 g
  • Macarrão instantâneo sem tempero – 1198 mg de sódio em 80 g
  • Frango empanado – 759 mg de sódio em 130 g
  • Hambúrguer bovino – 567 mg de sódio em 80 g
  • Salsicha – 551 mg de sódio em 50 g
  • Hambúrguer de frango – 525 mg de sódio em 80 g
  • Biscoito de polvilho – 270 mg de sódio em 30 g
  • Biscoito cream cracker – 230 mg de sódio em 30 g
  • Salgadinho de milho – 176,9 mg de sódio em 25 g

Como reduzir a ingestão de sal?

Resumindo, o sal faz mal, mas não podemos o excluir do nosso dia a dia. O adequado é mudar os nossos hábitos de forma gradual e controlar a ingestão. O nosso organismo tende a aceitar mais facilmente mudanças lentas e estratégicas de alimentação. Adapte o seu paladar e se acostume com os novos hábitos sem sofrer.

Você tem o costume de adicionar sal na comida já temperada? Ao invés do sal, aposte no limão, por exemplo. Se você costuma temperar saladas com sal, tente usar somente limão e azeite.

Já que o excesso de sal faz mal, temperar saladas e refeições com limão é uma boa opção.

Além disso, alho, cebola, salsão, pimenta, páprica, curry, salsinha, cebolinha, coentro, alho-poró e mais uma infinidade de temperos naturais podem completar suas receitas. Lembre-se de usar sempre com moderação.

Outra opção saudável é conhecer os PFzinhos orgânicos em nossa página. Navegue pelo nosso site e veja uma grande variedade de produtos prontos para tornar o seu dia a dia muito mais saudável. São pratos feitos, sopas, lanches e até sobremesas preparados com ingredientes escolhidos a dedo para o bem da sua família.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável

Dicas de leitura:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat