Frutas brasileiras para você ter em casa

Frutas brasileiras para ter em casa

As frutas brasileiras se destacam por sua diversidade. Encontradas em diferentes regiões do país, são donas de sabores e benefícios únicos à nossa saúde. Siga a leitura no Blog PFzinho e confira uma lista de frutas brasileiras que você precisa ter em casa.

Você sabia que algumas das frutas que mais consumimos em nosso dia a dia, como laranjas e maçãs, por exemplo, não são frutas do Brasil? Todas possuem origem em outros países e antes de chegarem aqui e se popularizarem.

Mas por que as frutas brasileiras não são tão consumidas em nosso dia a dia? A grande realidade é que conhecer todas as opções do país é uma missão impossível. Com uma flora tão grande, é comum que algumas frutas acabem passando despercebidas.

O que acha de seguir a leitura aqui e descobrir frutas brasileiras cheias de benefícios para você e sua família?

Conheça quais são as frutas brasileiras que você precisa ter em casa.
Conheça quais são as frutas brasileiras que você precisa ter em casa.

Quais são as frutas brasileiras mais famosas?

Na hora de comer uma fruta, não precisa se limitar ao senso comum. Além de laranjas, bananas e maçãs, existem muitas outras frutas que podem fazer parte das suas refeições.

Seja pela manhã, tarde ou noite, novas opções de frutas que você pode adicionar ao cardápio da sua casa são sempre bem-vindas. Confira abaixo uma lista de frutas brasileiras:

Cajá

Você sabe identificar um cajá? Com casca lisa e amarelada, é uma fruta muito popular no nordeste e conhecida por suas suas propriedades medicinais e o sabor levemente ácido.

Por conta das fibras alimentares, vitamina C e minerais presentes, o consumo correto de cajá traz benefícios à saúde como:

  • combate ao excesso de radicais livres;
  • evita formação de placas de gordura nas artérias;
  • prevenção de doenças.

Cupuaçu

O cupuaçu é uma fruta brasileira que você precisa experimentar! Os principais nutrientes são o cálcio, o magnésio, o potássio e as vitaminas do complexo B e C.

Além de muito sabor, o cupuaçu auxilia na imunidade, previne o envelhecimento precoce da pele, é uma fonte de energia e ainda ajuda no bom funcionamento do intestino.

Fisális

A fisális é uma fruta nativa de regiões com clima mais quente e subtropical, como a Amazônia. Sua coloração é alaranjada e a fruta chama a atenção por ser rica em  vitamina A, B, C, antioxidantes e outros nutrientes importantes para o nosso organismo.

É uma fruta brasileira que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Portanto, uma de suas funções principais é prevenir doenças e infecções. Além disso, outro papel fundamental que ela tem é regular o intestino!

Graviola

A graviola é outra fruta do nordeste brasileiro. Mais presente nas regiões litorâneas, ela é muito conhecida, porém pouco consumida.

Alguns dos principais benefícios da graviola são o controle da diabetes, prevenção do envelhecimento precoce e auxílio a uma boa digestão. Além disso, para as mamães de adolescentes, as propriedades da graviola podem ajudar a diminuir a acne.

Muito conhecida e consumida, o maracujá é outra fruta brasileira!
Muito conhecida e consumida, o maracujá é outra fruta brasileira!

Maracujá

O maracujá é uma fruta muito conhecida e consumida no país. Além das propriedades calmantes, que vem de sua planta, ele também traz uma série de benefícios para a saúde. 

Por ser rico em vitaminas e minerais, o maracujá traz benefícios como:

  • Controlar os níveis de colesterol e glicose;
  • Regulação da pressão sanguínea;
  • Bom funcionamento do intestino;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Prevenção ao envelhecimento precoce;
  • Maior densidade dos ossos.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.