Gelatina é saudável? Descubra aqui

Gelatina é saudável? Descubra aqui

A gelatina é uma sobremesa muito consumida, mas será que ela faz bem? Será que comer gelatina é saudável? Siga a leitura no Blog PFzinho e descubra todos os mitos e verdades sobre as gelatinas!

Do que a gelatina é feita?

Para começar, vamos falar da composição da gelatina. Sabia que ela é um produto com origem animal?

Poucas pessoas imaginariam isso, mas a gelatina é um produto que é extraído da hidrólise do colágeno de partes suínas como pele, ossos e tendões. No entanto, ela também pode ser encontrada e retirada de outros animais: galinhas, vacas e, esse mais incomum, escamas de peixe.

Para produzir a gelatina, essas partes são trituradas e tratadas com um ácido forte ou com uma base forte. Esse processo quebra as estruturas celulares e libera algumas proteínas, dentre elas o colágeno.

Então, na sequência, a mistura obtida é fervida e faz com que a molécula do colágeno se quebre parcialmente. Isso gera o que chamamos de gelatina.

É importante ressaltar que gelatina não é apenas aquela sobremesa gelada servida, ok? Hoje existem diversos docinhos industrializados que seguem a mesma composição da gelatina.

O que achou? Essa era a origem que você imaginava? Surpreendente, não?

Siga a leitura no Blog PFzinho e entenda se a gelatina é saudável ou não!
Siga a leitura no Blog PFzinho e entenda se a gelatina é saudável ou não!

Afinal, a gelatina é saudável ou faz mal?

O processo descrito acima já fala por si só, né? A gelatina é um produto ultraprocessado e a tendência é que sua composição apresente diversas substâncias perigosas para o nosso organismo.

Desenvolvidas para serem uma opção divertida de sobremesa, com cores e sabores, são justamente esses aditivos que devem ser evitados.

Resumindo, a gelatina não é saudável! Pelo menos não as opções mais tradicionais e presentes em nosso dia a dia. Anote aí: lembre-se de sempre conferir a a descrição do produto na embalagem e preste atenção aos detalhes e informações disponíveis.

Sempre que falamos de alimentos ultraprocessados, estamos falando de produtos que utilizam açúcar e muitos outros elementos em sua preparação. Ou seja, se você encontrar corantes e aromatizadores na embalagem, saiba que deve evitar o consumo.

Sabia que esses docinhos também são gelatinas?
Sabia que esses docinhos também são gelatinas?

Tá, mas e quanto a gelatina diet? É uma gelatina saudável? 

Produtos diets e lights já foram desmistificados pelos nutricionistas. Porém, sempre podemos reforçar a conclusão obtida sobre esses produtos sem açúcar.

Quando gelatinas diets ou lights são produzidas o açúcar é retirado. Ainda assim, ela faz mal para o nosso corpo pois os seus substitutos possuem tantos efeitos nutricionais negativos quanto o próprio açúcar.

Sendo assim, não, a gelatina diet ou light não é saudável!

Como substituir a gelatina nas sobremesas?
Como substituir a gelatina nas sobremesas?

Ideias de sobremesas para substituir a gelatina

Mas o que eu posso colocar na sobremesa da minha família então? 

Já pensou em desenvolver o hábito de comer frutas após as refeições? São muitas alternativas e cheias de nutrição e benefícios ao nosso organismo. Nada é tão saudável quanto uma boa frutinha! Além disso, elas são donas de sabores e aromas únicos e necessários para uma alimentação balanceada.

Entretanto, caso você esteja procurando por alguns aperitivos para servir aos seus filhos, você precisa conhecer as opções de sobremesas veganas da PFzinho. Confira uma série de produtos orgânicos e naturais que farão a diferença na alimentação da sua família dentro e fora de casa. Tenha a certeza de estarem sempre consumindo o que há de mais saudável do mercado!

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.