Gripe em crianças: sintomas e tratamentos!

Saiba como identificar, tratar e prevenir a gripe em crianças no Blog PFzinho!

Sabia que o tempo mais seco e as oscilações de temperatura são o prato perfeito para o vírus da gripe? Siga a leitura no Blog PFzinho e entenda como surge, como tratar e como prevenir a gripe em crianças. Cuide dos seus pequenos e garanta mais saúde para você e sua família.

O sistema imunológico das crianças ainda está se desenvolvendo. Sendo assim, ele não consegue oferecer uma ação rápida contra vírus invasores. Por isso que os pequenos acabam sendo tão afetados.

Dessa forma, caso a gripe atinja uma criança, as chances dela se agravar e evoluir para uma pneumonia, por exemplo, são mais altas.

Confira os principais sintomas, como tratar e qual a melhor forma de prevenir a gripe em crianças. Continue a leitura e descubra os melhores métodos para proteger os seus filhos!

Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba como reagir a gripe em crianças.

Principais sintomas da gripe em crianças

Quando falamos de gripe, falamos de um tipo de infecção dos pulmões e vias aéreas do nosso organismo. Ela é transmitida por gotículas de saliva através da tosse ou do espirro de alguém infectado.

Além disso, o período de contágio da gripe pode começar antes dos sintomas ficarem mais evidentes. Por isso, na maioria dos casos, o contato com o vírus da gripe em crianças acaba sendo inevitável. A pessoa doente pode não saber que está infectada por não ter manifestado sintomas e transmitir para outros..

No início, os sintomas são mais brandos. Os mais comuns são: garganta irritada, tosse seca, congestão nasal e dor de cabeça. Conforme a tosse vai se intensificando, vem a expectoração.

Na sequência, caso não tratada, os outros sintomas da gripe vem surgindo como febre alta com calafrios e muita dor no corpo. Normalmente, esses sintomas diminuem em três ou cinco dias.

Esteja sempre pronta para levar o seu bebê ao médico caso algum sintoma surja. Ofereça sempre o melhor tratamento para o seu pequeno. O agravamento de uma gripe mal cuidada pode evoluir para quadros preocupantes.

Agora que você já conhece os sintomas da gripe em crianças, vamos ver como tratá-la?
Agora que você já conhece os sintomas da gripe em crianças, vamos ver como tratá-la?

Como tratar a gripe em crianças?

A gripe em crianças é mais comum do que se imagina. O segredo é: quanto antes identificar os sintomas, mais efetivo poderá ser o tratamento.

O passo inicial para o tratamento da gripe em crianças é colocá-las em repouso e evitar qualquer tipo de esforço físico. Além disso, é fundamental beber muita água, sucos naturais ou água de coco, principalmente nos casos com febre, para evitar a desidratação.

A sequência é entender que o período da gripe exige alguns cuidados essenciais. Como consequência do repouso sugerido, não o permita frequentar ambientes como escolas e creches.

Por serem locais mais fechados e com diversas crianças, a transmissão do vírus da gripe pode ser mais fácil e rápida. Tirar o seu pequeno de alguns dias de aula pode ser um fator decisivo no tratamento. Sabia que as crianças transmitem o vírus da gripe pelo dobro do tempo de uma pessoa adulta?

Considere que evitar que o seu pequeno vá à escola é uma forma de prevenção para que a gripe não se alastre para os colegas de escola e suas respectivas famílias. Uma forma de gentileza e preservação da saúde e bem estar de todos.

A vacina da gripe em crianças é a forma mais efetiva de cuidar dos pequenos!
A vacina da gripe em crianças é a forma mais efetiva de cuidar dos pequenos!

Vacina da gripe em crianças

A forma mais efetiva de prevenir a gripe em crianças é através da vacinação contra a Influenza. Essa vacina pode ser oferecida a partir do 1 ano de vida e é gratuita na rede pública para crianças de até 6 anos.

Como o vírus passa por modificações constantemente, o ideal é que a vacinação seja reforçada anualmente.

Além disso, incluir alguns alimentos na dieta também ajudam a reforçar o sistema imunológico contra o vírus. A combinação de uma dieta balanceada, cheia de alimentos nutritivos, tem o poder de manter uma pessoa saudável por muito mais tempo.

Durante o período em que seu filho estiver gripado é importante aumentar a ingestão de calorias e líquidos. O corpo aumenta o metabolismo para compensar o desgaste no combate contra a doença e essa alimentação saudável fará a diferença no bem estar do seu pequeno.

Os melhores alimentos são chás, sopas, frutas e legumes crus ou cozidos. Conheça todas as opções da PFzinho e cuide da saúde do seu filho.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba novidades, dicas e promoções!