Quem nunca passou uma noite sem dormir direito? Sabe aqueles momentos em que você deita e o sono simplesmente não vem? O Blog PFzinho sabe! Por isso, nós vamos trazer algumas dicas para você dormir melhor. Siga a leitura, conheça a importância da higiene do sono e veja como descansar pode cuidar melhor da sua saúde!

O que é higiene do sono?
Quando falamos de higiene do sono, estamos falando de um termo utilizado para definir um conjunto de boas práticas para dormir melhor. Isso mesmo! São regrinhas para te ajudar a treinar e preparar o organismo para que o horário de dormir seja simples e agradável. Um verdadeiro momento para relaxar e descansar.
Sendo assim, adotar as dicas da higiene do sono é realizar uma mudança de hábitos em sua vida. É a hora de eliminar todos aqueles elementos prejudiciais, sejam atividades, costumes ou alimentação que atrapalham noites de sono tranquilas e reparadoras. Tudo influencia no seu descanso. Desde o ambiente em que você dorme, até os últimos alimentos que consumiu no dia.
Como fazer a higiene do sono?
Tá, mas como fazer a higiene do sono? Por onde começar? A resposta varia muito da realidade, rotina e necessidades de cada pessoa. No entanto, no geral, as recomendações se dividem entre você se preparar e a preparação do ambiente.
Vamos listar abaixo alguns itens para que você crie um checklist e comece a organizar a sua higiene do sono. Mas atenção, caso tenha alguma dúvida, consulte um médico especialista para entender qual a melhor medida para você.

Agora vamos com as dicas para o seu ambiente:
Para começar, mantenha o quarto escuro. No máximo com uma luz indireta, que fique apenas como um pontinho de iluminação, sem clarear, ok? Controle também a temperatura do ambiente. Seja com um ventilador ou o que você preferir, busque por uma temperatura mais amena para a hora de dormir.
Evite usar o ambiente que você dorme para atividades não relacionadas ao sono. Por exemplo: trabalhar e estudar. Dentro do que te agrada, procure manter o quarto o mais tranquilo possível.
Agora, as dicas que você pode usar para fazer a higiene do sono:
Comece definindo horários funcionais para dormir e acordar. Tente os seguir mesmo em feriados e fins de semana, tá? Sabemos que é difícil, mas pode ajudar muito o seu organismo a descansar melhor!
Escolher o pijama correto também é um fator diferencial. Se está calor, não durma de calça. Se está frio, evite usar um shorts ou um pijama mais fresco. Cuide do seu corpo.
A prática de exercícios físicos com regularidade também é uma boa saída para a higiene do sono. No entanto, os evite pelo menos quatro horas antes de ir dormir. Falando em evitar, celulares, televisão e tablets também podem prejudicar o seu sono. A hora de dormir tem que ser uma hora de desligar telas, corpo e mente!
Já aprendemos bastante sobre a higiene do sono, né? Mas calma que chegou a hora de entender a influência da alimentação sobre o nosso sono.
Para o ambiente:
Alimentação para dormir bem
Definitivamente a higiene do sono está relacionada a uma boa alimentação. Além de manter uma rotina saudável, comer bem também ajuda na hora de dormir. Confira abaixo algumas dicas de alimentos para diversas dietas restritivas:
- Banana;
- Espinafre;
- Frutos secos;
- Leite e derivados;
- Ovos;
- Peixes.
Consulte um médico especialista para entender a quantidade adequada ao seu organismo, ok? Não saia comendo tudo o que listamos sem um acompanhamento profissional.
Por outro lado, evite exageros na alimentação que possam causar desconfortos intestinais. Entre os alimentos que costumam tirar o sono e estão presentes em nosso dia a dia, estão:
- Alimentos ácidos;
- Café;
- Chocolate;
- Chá mate;
- Chá preto;
- Chá verde;
- Refrigerantes;
- Guaraná em pó;
- Carne vermelha;
- Pimenta;
- Gengibre.
Caso tenha interesse, clique no link abaixo e confira mais alimentos que tiram o sono e podem nos deixar acordadas de madrugada.
Saiba mais: Alimentos que tiram o sono

Veja também:
- Alimentos que ajudam a combater o stress
- Como regular o sono do bebê?
- Dicas para organizar a rotina de sono do bebê