Mãe de primeira viagem: 3 dicas de cuidados alimentares

Dica para a mãe de primeira viagem: cuidados alimentares com o seu bebê.

É normal que a mãe de primeira viagem tenha um caminhão de dúvidas sobre a alimentação do seu bebê. São tantas preocupações e novidades acontecendo em sua vida que é comum ter esses questionamentos. O que fazer? Quando fazer? Como fazer? Acompanhe a leitura no Blog PFzinho e saiba mais!

Cuidar de uma criança recém-nascida está longe de ser uma tarefa fácil. Para uma mãe de primeira viagem, essa tarefa fica um pouco mais difícil devido a falta de experiência. Mas fique tranquila, ninguém nasce sabendo tudo. Nós vamos te ajudar com 3 dicas de cuidados alimentares para você ter com o seu bebê. Assim, vocês passam por essa importante fase de suas vidas com muita saúde e amor.

Veja os cuidados alimentares que a mãe de primeira viagem precisa ter com o seu filho.
Veja os cuidados alimentares que a mãe de primeira viagem precisa ter com o seu filho.

A maternidade é uma etapa de grandes mudanças e você precisará ter paciência para se adaptar a essa sua nova rotina. Um filho requer atenção aos mínimos detalhes e um dos mais importantes é a questão da alimentação. É comum surgirem dúvidas sobre amamentação e introdução alimentar. Por isso, o Blog PFzinho está aqui.

A introdução alimentar e a dieta selecionada são fatores fundamentais no crescimento e desenvolvimento do bebê. Por compreender a importância de uma alimentação saudável e nutritiva, listamos 3 dicas indispensáveis para a mãe de primeira viagem:

Dica #1: A importância do leite materno

Entenda a importância do leite materno para a mãe de primeira viagem e o bebê.
Entenda a importância do leite materno para a mãe de primeira viagem e o bebê.

A amamentação é um dos grandes marcos da vida da mulher. A mãe de primeira viagem precisa saber e entender a importância desse leite para o seu filho e tudo que o envolve. O leite materno é um alimento completo, cheio de nutrientes e anticorpos. Amamentar é o aprendizado de uma nova habilidade tanto para mãe quanto para bebê. 

Tenha paciência. Na maioria das vezes, o bebê não terá o instinto de mamar tão fácil assim. E falando de você, se o leite não descer, não se preocupe pois podem demorar alguns dias até que a produção seja estabelecida, e isso é normal. A capacidade de amamentar varia de mulher para mulher. Pesquise e consulte um especialista caso tenha dúvidas sobre o seu corpo e o seu leite. Você é uma mãe de primeira viagem e não tem que ter vergonha de fazer perguntas sobre o assunto.

A amamentação é um momento em que o laço afetivo entre mãe e filho é fortalecido. Além disso, o leite materno proporciona diversos benefícios como:

  • Proteção do bebê contra doenças;
  • Prevenção a formação incorreta dos dentes;
  • Prevenção de problemas na fala;
  • Melhora desenvolvimento e crescimento;
  • Alimento completo que te permite dispensar outros durante os seis primeiros meses da vida do seu filho.
Veja os benefícios do leite materno para mães e filhos.

Entretanto, não é somente o bebê que se beneficia com a amamentação. Fique tranquila, mãe de primeira viagem! Porque por mais incômodo que possa ser em alguns momentos, é uma etapa necessária da relação mãe e filho que te beneficiará:

  • Diminuindo o sangramento no pós-parto;
  • Acelerando a perda de peso;
  • Reduzindo a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio;
  • Evitando a osteoporose;
  • Protegendo contra doenças cardiovasculares.

Dica #2: Estimule uma alimentação saudável

Boa parte do crescimento e desenvolvimento do bebê depende de uma alimentação equilibrada nos primeiros meses de vida. Além de prevenir doenças na infância e na vida adulta, as práticas saudáveis são uma ótima maneira de estimular o paladar do seu filho. Além disso, uma ótima chance de o guiar a um tipo de refeição mais saudável.

Ao longo do primeiro ano de vida, faça o bebê experimentar diversos sabores, texturas e temperaturas em sua alimentação. Um bom truque para a mãe de primeira viagem é criar um cardápio variado. Assim, você provoca o seu filho a desenvolver seu paladar e diferentes capacidades motoras como mastigação, sucção e deglutição.

A introdução alimentar é um momento importante da relação entre a mãe de primeira viagem e seu filho.
A introdução alimentar é um momento importante da relação entre a mãe de primeira viagem e seu filho.

Segundo o Ministério da Saúde, estimular práticas alimentares saudáveis nos recém-nascidos auxilia na prevenção de doenças crônicas como a obesidade e diabetes. Caso tenha dúvidas, procure um pediatra para saber mais métodos, mas controlar a alimentação é um bom ponto de partida.

Dica #3: Organize os horários das refeições

O mês de introduzir alimentos ao seu filho geralmente é o mês em que muitas mães voltam a trabalhar. Caso seu trabalho não seja tão flexível, fale com algum familiar de confiança para planejar e organizar os horários das refeições do seu filho. Conheça e experimente o método BLW de introdução alimentar, por exemplo. Tente tornar esse momento mais prático, mas sem perder o controle da dieta e do desenvolvimento do seu bebê.

A mãe de primeira viagem não pode estar sozinha. Tenha pessoas e profissionais confiáveis para te ajudar sempre que precisar.
Father preparing milk for his baby in kitchen at home

Sobre a amamentação, o conselho é fazer um planejamento e adequar os seus horários de trabalho com as necessidades do bebê. Quando esse controle não for possível para a sua rotina, armazene o leite em casa e chame novamente aquele familiar de confiança para te auxiliar. Pode ser marido, pai, mãe, tio, tia e etc. Aqui, o mais importante é ter consciência que essa etapa da vida da criança é muito relevante e merece atenção.

Dica extra: Receitas saudáveis com PFzinho

Você sabia que a PFzinho tem uma série de papinhas para crianças que vão te ajudar nesse momento? A mãe de primeira viagem aprenderá muitas coisas com base nas experiências que viverá ao lado do filho, e por isso, nós estamos aqui para ajudá-la a passar por essa fase. De preferência, da maneira mais tranquila e saudável possível.

Navegue pelo nosso site e veja diversos tipos de papinhas para bebê.

Em nosso site, você encontrará diversas papinhas para compor o cardápio do seu bebê. Alimentos orgânicos e sem sal que vão levar nutrientes e muitas cores à vida do seu filho. Assim, você compra online e recebe em casa a sua papinha congelada! Lembre-se da importância de estimular o paladar dele e de todos os benefícios que isso trará ao seu futuro. 

Conheça as papinhas orgânicas congeladas da PFzinho. Receitas ideais para as mães de primeira viagem e também aquelas mais experientes. Pratos com ingredientes pensados no bem-estar de vocês e das suas crianças.

Veja mais conteúdos sobre alimentação na infância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat