Método Waldorf e Montessori: linhas pedagógicas de ensino inclusivo

Método Waldorf e Montessori de ensino inclusivo

O método Waldorf e Montessori é uma maneira revolucionária e inovadora na forma de ensinar. São métodos de ensino inclusivos desenvolvidos fora do modo tradicional, que valorizam muito mais a individualidade e a formação lúdica e criativa das crianças. Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre.

O que poucos sabem sobre a metodologia Waldorf e a Montessoriana, é que, apesar de serem semelhantes por serem alternativas conhecidas à educação tradicional aplicada no dia a dia, são bem diferentes conceitualmente.

Mas primeiro, vamos entender do que se trata um ensino inclusivo.

Conheça o método Waldorf e Montessori.
Conheça o método Waldorf e Montessori.

O que é ensino inclusivo?

O ensino inclusivo pode ser entendido como uma concepção de educação contemporânea. Seu objetivo principal é garantir o direito de todos à educação. O ensino inclusivo pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas como:

  • diversidades étnicas;
  • sociais;
  • culturais;
  • intelectuais;
  • físicas;
  • sensoriais;
  • de gênero dos seres humanos. 

Quando praticado, resulta na transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino. Assim, o acesso a participação e aprendizagem é garantido a todos.

O ensino inclusivo possui cinco princípios básicos:

  1. Todos têm o direito de acesso à educação;
  2. Todos são capazes de aprender;
  3. A aprendizagem de cada pessoa é singular;
  4. O convívio no ambiente escolar beneficia todos;
  5. O ensino inclusivo é para todos.

Método Waldorf:

O método Waldorf foi iniciado em 1919 por Rudolf Steiner, um filósofo austríaco que desenvolveu o tipo de ensino a pedido do dono da fábrica Waldorf. O sistema de ensino inclusivo criado proporciona que as crianças sejam estimuladas a realizar diversas atividades criativas. Não existe repetência e todos os alunos são agrupados de forma que recebam a melhor atenção possível do professor.

Durante os primeiros sete anos de vida, no método Waldorf, os alunos trabalham com enfoques especialmente sensoriais como arte, música e dança. Uma fase mais lúdica que auxilia no desenvolvimento do sistema psicomotor. Nesta etapa, a alfabetização ainda não é iniciada.

O ensino inclusivo é muito importante no desenvolvimento da criança.
O ensino inclusivo é muito importante no desenvolvimento da criança.

Já na segunda fase, no período dos 7 aos 14 anos, os professores iniciam os desenvolvimentos cognitivos aprendidos nas escolas tradicionais, como, por exemplo, ler e escrever. Então, outras atividades que potencializam a imaginação entram em cena a partir de esculturas, jogos didáticos, músicas, natação, esportes e etc. É uma fase onde o foco está no ensino emocional e na maturidade das crianças.

A terceira e última fase é dos 14 aos 21 anos. Nela, a busca principal é pelo amadurecimento do pensamento crítico e autônomo. Geralmente, as atividades desenvolvidas são artesanatos, costuras, teares, eletricidade, arte cinematográfica entre outras.

Método Montessori

O método Montessori foi fundado por Maria Montessori, a primeira médica mulher da história da Itália. Ela trouxe as tarefas diárias dos adultos como brincadeiras para as crianças aprenderem a cuidar de si mesmas desde a pré-escola. Um ensino inclusivo onde as preferências do aluno são o foco principal.

Para desenvolver a linguagem e a escrita, Maria Montessori criou materiais sensoriais. As crianças são introduzidas nas variações do mundo e usam essas experiências para novas criações. As lições e conceitos são apresentados pelo professor para pequenos grupos ou individualmente. As crianças ainda são estimuladas a ensinar umas às outras.

Tanto o método Waldorf quanto o Montessori trazem diversos benefícios à criança.
Tanto o método Waldorf quanto o Montessori trazem diversos benefícios à criança.

No método Montessoriano, é indicado que as crianças aprendam de maneira autônoma e o mais individual possível. Deste modo, elas mesmas são as protagonistas de seu desenvolvimento. Apesar disso, ainda é dever dos pais e professores auxiliarem seus filhos durante essas atividades.

Como aplicar o método Waldorf ou Montessori dentro de casa?

As atividades podem e devem ser aplicadas em casa. Elas contribuem para o crescimento de bebês e crianças. No lugar de brinquedos, as metodologias incentivam o uso de objetos e materiais pertencentes a casa, como almofadas, papelão, barbante, tintas, papéis e etc.

Uma das ideias que pode ser aplicada é a caixa sensorial. Basta utilizar uma caixa de papelão para apresentar diferentes objetos com tamanhos e texturas diferentes que estimulam sentidos, criatividade e coordenação motora. É essencial que a caixa seja preparada de acordo com a idade de cada criança. Não use itens pequenos para crianças pequenas, por exemplo.

Identifique qual a melhor linha de pedagogia para o perfil da sua família.
Identifique qual a melhor linha de pedagogia para o perfil da sua família.

Tanto os métodos Waldorf quanto Montessori são positivos para a educação e o desenvolvimento das crianças. Ensinos inclusivos que podem ser aplicados em casa e na fase escolar. Sendo assim, é necessário identificar qual linha de pedagogia é a mais adequada ao perfil da família e da criança. 

Mais conteúdos sobre educação:

Dicas de leitura:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat