Sabia que a higiene do sono pode mudar a vida do seu filho? Uma criança descansada e com noites bem dormidas tem muito mais energia e saúde para encarar o dia a dia. Siga a leitura no Blog PFzinho e vamos entender mais sobre.
Mas afinal, o que é a higiene do sono? Quando nós, mamães, ouvimos falar desse tema, estamos conhecendo uma técnica para criar uma rotina que prepare o corpo e a mente para as horas de descanso.
Dessa maneira, ela trata de questões relacionadas a diversos fatores, como o ambiente no qual se dorme, hábitos diários, hábitos momentos antes de ir para a cara e alimentação.
Sendo assim, a higiene do sono depende de um estilo de vida saudável e preocupado com o bem-estar. Mas o seu filho não vai fazer isso sozinho, né? A prática de higienizar o sono pode ser útil para qualquer pessoa, com qualquer idade. Por que não começar isso juntos?
Não há contra-indicações para a busca por uma noite bem dormida. No caso de crianças que têm dificuldade para dormir, é preciso entender quais os comportamentos e rotinas inadequados e encontrar as soluções.

Qual a importância da higiene do sono?
A higiene do sono pode trazer diversos benefícios para o dia a dia dos nossos filhos e para nós, papais e mamães, também. Quando falamos do sono estamos falando de um processo fisiológico para recuperar o desgaste das atividades diárias.
O sono está ligado à saúde mental e à saúde física. Ou seja, não dormir direito pode gerar uma série de complicações, como:
- ansiedade;
- depressão;
- diabetes;
- pressão alta.
Por isso, higienizar o sono, praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável é uma combinação ideal para garantir qualidade de vida.
Veja também: Alimentos que tiram o sono
Sendo assim, o nosso organismo adota todas as medidas necessárias para descansar e melhorar a qualidade das horas de sono. A consequência é óbvia, né? Quem dorme bem, acorda bem e aproveita e rende muito mais, seja na escolinha ou no trabalho.

Como fazer higiene do sono infantil?
Agora chegou a hora de você conhecer algumas dicas e entender como fazer a higiene do sono infantil. Separamos quatro dicas básicas e simples para você transformar as noites de sono do seu pequeno.
Para começar, defina um horário para dormir e acordar. Não deixe que ele durma e acorde quando quiser. Quanto mais cedo ele entender e se acostumar com esse processo, melhor. É uma tarefa complicada e que exige bastante disciplina, mas o resultado compensa!
É claro que em feriados e fins de semanas podem acontecer exceções, mas não deixe que ele exagere no tempo extra na cama.
A segunda dica é criar um ambiente relaxante para a hora de dormir. O corpo precisa entender e enviar os sinais de que chegou o momento de descansar e recuperar as energias. O seu filho precisa de uma rotina de sono tranquila e leve.
Se ele ainda tem dificuldade em “desligar”, experimente um banho morno e um chá. Caso seja necessário, uma boa historinha também ajuda.
A terceira dica está diretamente com uma novidade que não existia na nossa época. Nada de TV, celulares ou tablets na hora de dormir, ok? A luz emitida pelos eletrônicos pode inibir a produção de melatonina, também conhecida como hormônio do sono.
E por último, mas não menos importante, estimule o seu filho a praticar atividades físicas. Qualquer esporte, seja coletivo ou individual, serve. O objetivo aqui, além de ensinar disciplina e desenvolver novas habilidades, está na quantidade de energia dedicada aos exercícios.

Mas, fala pra gente: você tem alguma outra dica para fazer o seu filho dormir bem? Comente abaixo!
Veja também
Mais conteúdos sobre saúde infantil no Blog PFzinho:
- Como regular o sono do bebê?
- O sono do bebê recém-nascido e suas fases
- Dicas para organizar a rotina de sono do bebê