O que é higiene do sono infantil?

O que é higiene do sono infantil?

Sabia que a higiene do sono pode mudar a vida do seu filho? Uma criança descansada e com noites bem dormidas tem muito mais energia e saúde para encarar o dia a dia. Siga a leitura no Blog PFzinho e vamos entender mais sobre.

Mas afinal, o que é a higiene do sono? Quando nós, mamães, ouvimos falar desse tema, estamos conhecendo uma técnica para criar uma rotina que prepare o corpo e a mente para as horas de descanso. 

Dessa maneira, ela trata de questões relacionadas a diversos fatores, como o ambiente no qual se dorme, hábitos diários, hábitos momentos antes de ir para a cara e alimentação.

Sendo assim, a higiene do sono depende de um estilo de vida saudável e preocupado com o bem-estar. Mas o seu filho não vai fazer isso sozinho, né? A prática de higienizar o sono pode ser útil para qualquer pessoa, com qualquer idade. Por que não começar isso juntos?

Não há contra-indicações para a busca por uma noite bem dormida. No caso de crianças que têm dificuldade para dormir, é preciso entender quais os comportamentos e rotinas inadequados e encontrar as soluções.

Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre a higiene do sono.
Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre a higiene do sono.

Qual a importância da higiene do sono?

A higiene do sono pode trazer diversos benefícios para o dia a dia dos nossos filhos e para nós, papais e mamães, também. Quando falamos do sono estamos falando de um processo fisiológico para recuperar o desgaste das atividades diárias.

O sono está ligado à saúde mental e à saúde física. Ou seja, não dormir direito pode gerar uma série de complicações, como:

  • ansiedade;
  • depressão;
  • diabetes;
  • pressão alta.

Por isso, higienizar o sono, praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável é uma combinação ideal para garantir qualidade de vida.

Veja também: Alimentos que tiram o sono 

Sendo assim, o nosso organismo adota todas as medidas necessárias para descansar e melhorar a qualidade das horas de sono. A consequência é óbvia, né? Quem dorme bem, acorda bem e aproveita e rende muito mais, seja na escolinha ou no trabalho.

Agora confira dicas eficientes para fazer uma melhor higiene do sono.
Agora confira dicas eficientes para fazer uma melhor higiene do sono.

Como fazer higiene do sono infantil?

Agora chegou a hora de você conhecer algumas dicas e entender como fazer a higiene do sono infantil. Separamos quatro dicas básicas e simples para você transformar as noites de sono do seu pequeno.

Para começar, defina um horário para dormir e acordar. Não deixe que ele durma e acorde quando quiser. Quanto mais cedo ele entender e se acostumar com esse processo, melhor. É uma tarefa complicada e que exige bastante disciplina, mas o resultado compensa!

É claro que em feriados e fins de semanas podem acontecer exceções, mas não deixe que ele exagere no tempo extra na cama.

A segunda dica é criar um ambiente relaxante para a hora de dormir. O corpo precisa entender e enviar os sinais de que chegou o momento de descansar e recuperar as energias. O seu filho precisa de uma rotina de sono tranquila e leve.

Se ele ainda tem dificuldade em “desligar”, experimente um banho morno e um chá. Caso seja necessário, uma boa historinha também ajuda.

A terceira dica está diretamente com uma novidade que não existia na nossa época. Nada de TV, celulares ou tablets na hora de dormir, ok? A luz emitida pelos eletrônicos pode inibir a produção de melatonina, também conhecida como hormônio do sono.

E por último, mas não menos importante, estimule o seu filho a praticar atividades físicas. Qualquer esporte, seja coletivo ou individual, serve. O objetivo aqui, além de ensinar disciplina e desenvolver novas habilidades, está na quantidade de energia dedicada aos exercícios.

Mas, fala pra gente: você tem alguma outra dica para fazer o seu filho dormir bem? Comente abaixo!

Veja também

Mais conteúdos sobre saúde infantil no Blog PFzinho:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.