O que é o método BLW e quais as suas vantagens?

Mãe monitorando bebê durante método BLW.

Você já ouviu falar do método BLW de introdução alimentar? Seu nome vem do inglês: baby-led weaning. Traduzindo, significa “desmame guiado pelo bebê”. Resumindo, o método BLW é uma introdução alimentar onde o próprio bebê conduz sua alimentação.

Você já conhece o método BLW? Saiba o que é e quais os seus benefícios.
Você já conhece o método BLW? Saiba o que é e quais os seus benefícios.

O BLW é um método antigo e natural, praticado há décadas. Mas, sempre surgem dúvidas sobre como lidar com essa tão importante etapa da sua vida e do seu bebê. Para isso, o Blog PFzinho traz tudo o que você precisa saber sobre o método BLW e os motivos para considerá-lo quando for começar a introdução alimentar em seu filho.

BLW – O que é?

No método BLW o bebê conduz a sua alimentação com as próprias mãos. Um tipo de introdução alimentar simples e eficaz que vem atraindo cada vez mais adeptos ao longo dos anos. Através do BLW, o bebê é encorajado a se alimentar de forma autônoma. Ele controla o quanto e o que comer. 

Desta maneira, desde pequeno ele pode aprender a estimular sua mastigação, seu paladar e a manipular alimentos.

Um ponto muito importante sobre o método BLW é a variedade de alimentos oferecidos ao bebê e suas propriedades nutritivas. Procure alternar os grupos alimentares e criar um cardápio diversificado para o seu filho. Por mais que a alimentação fique por conta das mãos do bebê, guiá-lo e monitorá-lo segue sendo papel dos pais.

Por mais que o bebê conduza a alimentação, os pais tem papel essencial no método BLW.
Por mais que o bebê conduza a alimentação, os pais tem papel essencial no método BLW.

A função dos pais no BLW

Uma preocupação comum aos pais é o medo do bebê engasgar enquanto se alimenta e controla o que está ingerindo. A sua função, como pai, é posicionar o seu filho da maneira correta: sentado e ereto. Assim, os riscos dele se engasgar são reduzidos e vocês tiram o melhor proveito possível do método BLW. Dê à criança a autonomia na hora da refeição, mas controle o tipo e tamanho dos alimentos que ele irá se alimentar. 

Quanto menos interferência por parte dos pais, mais a criança se desenvolve e aproveita todos os benefícios do BLW.

Benefícios do BLW

Saiba todos os benefícios do método BLW e como conduzí-la.
Saiba todos os benefícios do método BLW e como conduzí-la.

A introdução alimentar é o momento em que o bebê cria vínculos com a hora de se alimentar e com os alimentos. É a chance que ele tem de tocar e sentir diferentes texturas, cheiros e sabores. Além disso, é uma oportunidade de ensinar ao seu filho coisas que vão além da nutrição.

Desenvolva a coordenação motora do bebê. Conforme ele manuseia os alimentos sozinho, ele vai estimulando sua capacidade física e mental. Outra vantagem importante é o bebê ir descobrindo quando está satisfeito e a diferença entre colocar pedaços pequenos e pedaços grandes na boca.

Métodos de introdução alimentar

São vários os métodos de introdução alimentar. A maneira como você escolhe apresentar alimentos para o seu bebê é uma fase importante da vida dele e é necessário ter paciência nessa hora. Cada criança é única e tem o seu próprio tempo para aceitar e se acostumar com os métodos.

Além do método BLW, apresentamos abaixo o BLISS e o tradicional:

Uma preocupação do método BLISS é a quantidade de nutrientes ingeridos.
Uma preocupação do método BLISS é a quantidade de nutrientes ingeridos.

BLISS

BLISS, Baby-Led Introduction to Solids (Introdução de Sólidos Guiada pelo Bebê), é uma variação do método BLW. A proposta entre os métodos é a mesma: deixar o bebê comer os alimentos com as próprias mãos. Sozinho, ele vai tocar e ingerir a quantidade que ele quiser sobre a supervisão de um responsável.

A diferença do BLISS para o BLW é que no BLISS os alimentos devem ser maiores e o cardápio que você cria já considera todos os nutrientes necessários para a idade do seu bebê.

No método tradicional os pais conduzem a alimentação do bebê.
No método tradicional os pais conduzem a alimentação do bebê.

O método tradicional de introdução alimentar conduzido pelos pais que consiste no bebê ingerir suco de alguns tipos de frutas e progredir a partir disso. Na sequência, as mesmas frutas amassadas ou raspadas, sopas, cremes e purês. Preferencialmente tudo processado, amassado e peneirado. Um jeito simples de introduzir alimentos na dieta do seu filho que ainda te permite controlar a quantidade e a qualidade.

Quando começar o método BLW?

O método BLW costuma ser introduzido a partir dos seis meses de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa é a idade da iniciação alimentar de um bebê. Porém, a recomendação é que o método só seja utilizado a partir de quando seu filho conseguir permanecer na postura correta (sentado e ereto) para se alimentar sem riscos à sua saúde.

Veja mais conteúdos sobre alimentação na infância

Dicas de leitura:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat