O que fazer quando o bebê está com cólica?

O que fazer quando o bebê está com cólica?

Por mais que as cólicas sejam comuns no início da vida dos nossos pequenos, isso não a torna menos desconfortável. Uma dúvida comum para muitos papais e mamães é saber como aliviar os sintomas quando eles surgem. Siga a leitura no Blog PFzinho e veja o que fazer quando o bebê está com cólica!

As cólicas no bebê podem ser sinal de inúmeras situações. Aqui iremos apresentar as principais causas e o que fazer para as evitar ou amenizar. Não se assuste, cólicas fazem parte do crescimento do seu filho.

No entanto, se engana quem pensa que o bebê só sofre com cólica por comer algo que fez mal. Sabia que o que as mamães consomem também podem ser uma causa do mal-estar?

Não deixe seus filhos com cólica. Confira abaixo tudo sobre!
Não deixe seus filhos com cólica. Confira abaixo tudo sobre!

O que causa cólica em bebê?

A cólica é causada pela imaturidade do sistema digestivo dos pequenos. Por conta do trato intestinal ainda estar se desenvolvendo,  é muito normal que alguns de seus movimentos acabem sendo descoordenados, causando a famosa cólica.

A cólica pode indicar diversas situações. O primeiro exemplo que nós iremos explicar é a intolerância à lactose. Um tipo de intolerância que causa sintomas desagradáveis como diarreia, dor e inchaço na barriga e gases. Esses sintomas costumam aparecer entre 30 minutos a 2 horas após a ingestão do leite.

A intolerância à lactose tende a surgir em crianças maiores, adolescentes e, até mesmo, em adultos. Caso tenha dúvida sobre a presença ou não da condição no seu pequeno, consulte um especialista.

Outro fator que pode causar cólica no bebê é a ingestão de ar. Enquanto o bebê mama, principalmente quando não consegue pegar na mama ou mamadeira da maneira correta, ou quando acaba chorando muito, aumenta a ingestão de ar. Esse processo agrava a chance de cólicas, pois o bebê não coordena a respiração com a capacidade de engolir. 

Além disso, se o bebé estiver com o nariz tapado, por conta de uma gripe, por exemplo, é comum que a quantidade de ar ingerido aumente, mais uma vez favorecendo as cólicas.

A nossa última dica importante é prestar atenção nos alimentos ingeridos pelas mamães e pelos bebês. Identifique e evite alimentos que podem provocar gases. Continue a leitura no Blog PFzinho e conheça os principais alimentos que dão cólica em bebês.

Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba o que fazer quando o bebê, ou o seu filhinho, está com cólica!
Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba o que fazer quando o bebê, ou o seu filhinho, está com cólica!

Alimentos que dão cólica em bebês

Antes de conhecer os alimentos que dão cólica em bebês, precisamos reforçar que a alimentação dos nossos pequenos precisa de muitos cuidados. O recomendado é que, até os seis meses de vida, o consumo seja limitado a leite materno ou fórmulas infantis supervisionadas por um profissional responsável.

Além disso, quando a mamãe está amamentando, também deve prestar atenção no que ela está ingerindo. Por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas ou alimentos com cafeína pode acabar em cólica no bebê, sabia? Por esse motivo, a listinha abaixo consiste em alimentos consumidos, em sua maior parte, pelas mães, e não pelos bebês:

  • Adoçantes industrializados;
  • Bebidas alcóolicas;
  • Café;
  • Carne vermelha;
  • Chocolate;
  • Leguminosas;
  • Leite de vaca e seus derivados;
  • Vegetais crucíferos.

Afinal, o que fazer quando o bebê está com cólica?

Papais e mamães, agora chegou a hora de criar uma listinha para saber o que fazer quando o bebê está com cólica. Existem algumas técnicas já conhecidas que podem ser utilizadas sempre que os sintomas surgirem. Elas irão atuar aliviando a intensidade da cólica e diminuindo o desconforto.

Comece tentando aquecer o abdômen do bebê com uma toalha quentinha ou uma bolsa d’água quente. Aqui, é importante tomar bastante cuidado para não deixar a temperatura muito alta e queimar a barriguinha do seu pequeno.

Outra alternativa é fazer a famosa bicicletinha. Repita movimentos de bicicleta com as pernas do bebê e fique de olho se os sintomas diminuem. 

Posicione o bebê de barriga para cima e empurre suas pernas em direção ao abdômen. Aproveitando a posição, utilize um creme hidratante infantil e experimente fazer uma massagem na barriga dele com movimentos circulares. 

Você tem alguma outra dica? Compartilha com a gente! Se mesmo utilizando essas técnicas a cólica do bebê continuar o incomodando, procure um pediatra ou especialista responsável.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba novidades, dicas e promoções!