O sono do bebê recém-nascido e suas fases

Saiba tudo sobre a importância do sono do bebê e as suas fases.

Você sabe como é o descanso do bebê? É essencial saber os momentos em que o seu filho costuma pegar no sono e a frequência com que ele desperta. O sono do bebê é delicado e requer atenção. Siga a leitura no Blog PFzinho e veja as nossas dicas para essa fase da maternidade.

O sono do bebê é recheado de segredos e mistérios. Conhecê-lo é um desafio pois cada criança tem particularidades. No entanto, a sorte dos pais e mães é que existem algumas características em comum. E é assim que nós vamos te ajudar!

Se você prestar atenção no sono do seu filhinho, irá reparar que ele tem uma maneira própria de dormir. No início da vida, o sono do bebê dura em média três horas. São sonos picados ao longo do dia que se dividem em duas fases: sono profundo e sono ligeiro.

Siga a leitura no Blog PFzinho para saber tudo sobre as diferentes fases do sono do bebê.
Siga a leitura no Blog PFzinho para saber tudo sobre as diferentes fases do sono do bebê.

Fase 1 do sono do bebê: sono profundo

A fase 1 do sono bebê é o profundo. Ela se caracteriza por uma respiração regular e profunda do seu filho. Geralmente, a postura dele deitado na cama é de entrega total. O seu corpo fica relaxado e é comum que as mãos fiquem abertas. A feição é de tranquilidade e não é difícil ver um sorrisinho de vez em quando. Evite o acordar durante o sono profundo. O bebê pode se incomodar quando é despertado nessa fase.

O sono do bebê é difivido entre sono profundo e sono ligeiro.
O sono do bebê é difivido entre sono profundo e sono ligeiro.

Fase 2 do sono do bebê: sono ligeiro

Assim como a do sono profundo, a fase do sono ligeiro é muito fácil de reconhecer. Mesmo com os olhos do bebê fechados, se você prestar atenção, vai perceber rápidos movimentos abaixo das pálpebras. Alguns outros sinais que caracterizam essa fase do sono do bebê são:

  • mãos fechadas;
  • testa franzida;
  • alguns movimentos;
  • respiração irregular.

Lembra que falamos sobre evitar acordá-lo durante o sono profundo? Durante o sono ligeiro o despertar é menos traumático. Se precisar o acordar, esse é o momento.

A dúvida agora é: o que fazer para ele não chorar quando acordar? Uma boa dica é usar a voz baixa e movimentos lentos. Sons altos estão proibidos, ok? Assim, o despertar não será um tormento, e sim mais um momento de prazer, tanto quanto dormir.

Entenda o sono do recém-nascido e sua importância

O seu bebê está numa fase em que as mudanças chegam em velocidades que não se comparam a nenhuma outra etapa da nossa vida. O crescimento e desenvolvimento é maior do que na adolescência, por exemplo. Até pouco tempo atrás, ele vivia em sua barriga, um local aconchegante e seguro. Imagine o choque de interagir com tantas novidades?

Para ajudá-lo a dormir, é importante  entender alguns dados sobre o sono do bebê. Ele é muito diferente dos adultos e os hábitos costumam ser opostos.

Um bom exemplo é a quantidade de tempo dormindo. Enquanto os adultos destinam cerca de 8 horas para descansar, os bebês tendem a usar esse tempo para ficarem acordados. No tempo restante ele dorme, despertando a cada três horas para se alimentar.

Logo, não é possível que crianças recém-nascidas se adequem tão rapidamente aos nossos costumes. A tarefa dos pais é adaptar o seu estilo de vida para essa fase do sono do bebê. Um esforço necessário nos primeiros meses de vida, mas que trará boas recompensas no futuro.

A partir dos 3 meses, os bebês começam a se adaptar e regularizam o seu sono.
A partir dos 3 meses, os bebês começam a se adaptar e regularizam o seu sono.

Quando o bebê começa a criar hábitos e dormir mais?

Mas você também precisa do seu descanso, né? Quando será que o bebê vai começar a criar seus hábitos e ter uma rotina com períodos de sono semelhantes aos seus? A partir dos três meses, o seu filho passa a dormir uma média de seis horas pela noite. Uma maneira fácil de perceber em que fase ele está é monitorar quando e por quanto tempo a criança fica acordada. Desse modo, para criar hábitos de sono, o recomendado é esperar que ele atinja o terceiro mês de vida.

Mais conteúdos sobre saúde da criança

Dicas de leitura:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat