Os benefícios das frutas para o seu filho

Os benefícios das frutas na alimentação do seu filho

Frutas são importantes aliadas da alimentação infantil. Saborosas e docinhas, os benefícios das frutas são inúmeros para a saúde do seu filho. Siga a leitura no Blog PFzinho e veja como as inserir no dia a dia do seu pequeno e quais as melhores opções.

Após alguns bons meses se alimentando apenas de leite, chega a hora da criança conhecer as suas primeiras frutas. Um momento de descobertas e adaptações para bebê e família. Você já está familiarizada com métodos de introdução alimentar? Navegue pelo nosso blog e saiba tudo sobre o BLISS e o BLW.

Uma alimentação saudável é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento infantil. Por meio dos nutrientes encontrados em diferentes alimentos, o corpo consegue a energia e os elementos necessários para um bom funcionamento. Mas em quais alimentos devo focar?

Quando falamos dos benefícios das frutas, falamos, principalmente, do fortalecimento do sistema imunológico, responsável por defender o organismo da criança de infecções. Além disso, outro benefício das frutas é que elas promovem um melhor funcionamento do sistema digestivo, amenizando problemas como cólicas ou prisão de ventre.

Nutricionistas indicam que crianças com idade entre 4 e 10 anos devem consumir de 3 a 4 porções de frutas por dia. Quanto maior for a variedade melhor, pois a criança terá acesso a uma variedade de nutrientes, como carboidratos, fibras, sais minerais e vitaminas.

Os benefícios das frutas auxiliam e muito em uma vida mais equilibrada e saudável.
Os benefícios das frutas auxiliam e muito em uma vida mais equilibrada e saudável.

Como inserir frutas na alimentação infantil?

Durante a introdução alimentar, é comum que os filhos passem por momentos nos quais alguns alimentos são rejeitados. Geralmente, isso acontece diante de um sabor, textura ou aroma que seja novidade para a criança.

Entretanto, você não deve forçá-lo a comer frutas ou qualquer outro alimento. Essa é uma fase que irá passar, você só precisa ter paciência e jogo de cintura para incentivar o seu filho a se abrir para novos alimentos. Os benefícios das frutas fazem valer esse esforço, acredite.

Convide o seu pequeno para criarem receitas juntos com frutas, por exemplo. Levá-lo às compras e apresentar os alimentos de maneira criativa e divertida também é uma boa forma de ajudá-lo e despertar seu interesse. Seja ao tocar ou cheirar frutas, o paladar da criança é estimulado.

Outra dica interessante é sobre o formato no qual as frutas são oferecidas. Invente desenhos com frutas no prato como rostos de palhaços, frutas picadas e sortidas em espetinhos, iogurte com frutas, pique elas como estrelas e corações ou até faça picolés com pedaços de frutas. Existem muitas opções.

Assim, basta apenas descobrir qual funcionará melhor na sua casa. Continue a leitura e veja as dicas do PFzinho.

Benefícios das frutas na alimentação infantil: quais as mais saudáveis?

Banana

A banana é uma fruta rica em vitaminas, principalmente as do complexo B. O principal benefício da banana é proporcionar energia ao organismo. Fonte de potássio, ela ainda ajuda a prevenir cãibras quando consumida regularmente.

Bananas são ótimas fontes de potássio.
Bananas são ótimas fontes de potássio.

Laranja

As laranjas são ricas em fibras e contém vitamina C. Contribuem no fortalecimento da defesa do organismo, combatendo tosses e resfriados, por exemplo. A vitamina C também ajuda na absorção do ferro, evitando a anemia, comum na infância.

As laranjas fortalecem o sistema imunológico.
As laranjas fortalecem o sistema imunológico.

Maçã

Maçãs possuem boas concentrações de fibras e contribuem para regular o intestino. Sua casca, rica em vitamina C, e a mastigação da fruta auxiliam na prevenção de cáries, pois sua textura e composição colaboram com a limpeza dental.

Maçãs auxiliam, principalmente, na prevenção de cáries.
Maçãs auxiliam, principalmente, na prevenção de cáries.

Mamão

O mamão tem um efeito laxante e contém uma enzima chamada papaína. Ela torna mais rápido o processo de cicatrização de úlceras e feridas.

Um dos benefícios do mamão é o efeito laxante.
Um dos benefícios do mamão é o efeito laxante.

Melancia

Assegura uma boa hidratação para as crianças porque é constituída de muita água. As melancias são frutas ricas em vitamina A, importante para o desenvolvimento ósseo, e potássio.

As melancias são ótimas formas de hidratação.
As melancias são ótimas formas de hidratação.

Conseguiu notar quantos benefícios das frutas foram citados? E olha que citamos apenas cinco. Uma alimentação equilibrada e saudável pode proporcionar muito mais qualidade de vida a você e sua família.

Mas atenção, se você está com dificuldades para inserir frutas na alimentação infantil, precisa conhecer os produtos da PFzinho. Se for para realizar pequenas refeições ao longo do dia, que sejam refeições de qualidade, né? Por isso, nós disponibilizamos uma série de lanches saudáveis para crianças em nossa Loja Online.

Confira também as opções de sobremesas orgânicas! Alternativas saudáveis, práticas e saborosas para que o seu filho comece a se interessar por alimentos mais saudáveis. Ainda que não sejam frutas, pode ser o gatilho para que ele transforme sua alimentação!

Mais conteúdos sobre saúde da criança

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.