OS MALEFÍCIOS DO FAST FOOD PARA A ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Optar pelo fast food ao invés de refeições saudáveis é uma realidade bem vívida de muitas famílias brasileiras. O que devemos reconsiderar é: trocar uma refeição por um fast food irá beneficiar a curto e longo prazo a saúde de seus filhos? A resposta é simples e curta: não. Mas quais são os malefícios dessa alimentação? O Blog PFzinho vai te ajudar a entender e também auxiliar com dicas de refeições incrivelmente sadias que poderão incontestavelmente substituir esses vilões da alimentação saudável.

Por que o Fast Food?

A facilidade de se alimentar com fast food é muito apetitosa. Não é atoa que a tradução de “fast food” é “comida rápida”. Isso porque o objetivo é realmente o de otimizar o tempo de quem não possui espaço na rotina para preparar uma boa refeição, tornando assim, quase que uma necessidade de se alimentar de maneira rápida. O que muitas pessoas não sabem é que a dependência por esses alimentos é quase tão grave quanto a dependência por álcool ou drogas e que possui consequências assim como eles.

É claro que além de serem fáceis de encontrar e rápidos de se consumir, os Fast Foods são muito saborosos e isso é inegável. O que torna ainda mais difícil a desvinculação. A única forma de tornar esse processo menos doloroso é optando por uma reeducação alimentar, inserindo em seu cardápio ingredientes saudáveis e que também podem trazer a sensação de prazer.

As consequências do consumo exagerado de Fast Food

As consequências mais comuns no nosso organismo pelo alto consumo de sal, gordura e conservantes artificiais compostos no fast food são:

  • o aumento de peso devido ao excesso de calorias;
  • o cansaço devido ao excesso de carboidratos;
  • surgimento de espinhas devido ao alto consumo de açúcares;
  • aumento do risco de câncer devido ao alto teor de gorduras trans;
  • inchaço devido a retenção de líquidos que o consumo exagerado de sal causa.

Os cuidados com a má alimentação devem ser redobrados à quem possui fatores de risco como tendência a obesidade e histórico diabético na família. Atrelar o sedentarismo ao consumo de fast foods pode agravar ainda mais a situação, podendo facilitar o desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

”O fast food pode afetar o rendimento escolar do meu filho?”

De acordo com um estudo das universidades de Ohio, no Texas, feito com mais de 8 mil estudantes entre 9 e 10 anos que cursavam a quinta série, as crianças que consumiam fast foods tinham um desempenho menor nas disciplinas de leitura, matemática e ciências três anos depois, no caso, quando passaram a cursar a oitava série.

O estudo concluiu que mesmo estando associado a outros fatores (como se alimentar em frente a TV), o baixo rendimento escolar pode estar atrelada à quantidade inadequada de vitaminas, proteínas e minerais, assim, o desempenho cognitivo estaria sendo prejudicado.

A mudança de hábitos

Já frisamos outras vezes que o exemplo familiar é muito importante nessa fase de desenvolvimento de hábitos alimentares. De nada valerá o esforço se os pais não derem um bom exemplo. Isso inclui refeições em família, sem a intervenção de aparelhos celulares, televisão ou video games.

Caso a criança não seja acostumada a ingerir legumes e verduras, a maneira mais fácil de introduzir esses alimentos é sendo criativo. Inovar e colorir os pratos trará curiosidade e automaticamente interesse em prová-los. Oferecer uma salada bem diversificada e colorida ao invés de batatas fritas ou alguma fruta no lugar de uma sobremesa extremamente calórica é uma opção.
Lembrando que não é necessário uma restrição absoluta. Mantendo bons hábitos ao longo dos dias, é completamente natural que haja um dia ou outro ao mês para aproveitar uma refeição fora do cardápio nutritivo.

O que oferecer no lugar do fast food?

A rapidez e a praticidade são uns dos maiores motivos que levam os pais à introduzirem os fast foods na alimentação de seus filhos. Muitas vezes a correria do dia a dia impede que eles tenham tempo de preparar uma refeição saudável e nutritiva. Nesse caso, nós do PFzinho temos a solução. Os pratos feitos do PFzinho são congelados e preparados para a hora da refeição, então você só precisa descongelar e consumir. Que incrível, não é? Um problema que antes era solucionado com fast foods, agora dá espaço para alimentos orgânicos de qualidade. Todos os alimentos do PFzinho são naturais e 100% saudáveis. Além disso, em nosso cardápio você ainda encontra lanches e sobremesas que podem fazer parte da rotina de seus filhos e proporcionar uma alimentação completamente sadia. Confira todos os departamentos e reconstrua seus almoços, jantares e lanches com as nossas opções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat