Plantas e frutas calmantes para o seu dia a dia

Plamtas e Frutas calmantes

Nós já estamos acostumadas com a correria do dia a dia, né? Mas o que fazer para não nos estressar e curtir mais nossa família e rotina? Siga a leitura no PFzinho e confira uma série de plantas e frutas calmantes que você precisa ter em casa!

Reuniões, trânsito, contas para pagar, cuidados com os filhos, organização da casa… São tantas responsabilidades que as vezes fica difícil manter a calma. Sabia que a nossa alimentação pode nos ajudar nesses momentos de stress?

Existem plantas e frutas calmantes que, se inseridas da maneira correta em nossa dieta, podem trazer diversos benefícios. Vamos ver quais são elas a seguir!

5 plantas e frutas calmantes que você precisa ter em casa

O Blog PFzinho separou 5 opções de plantas e frutas calmantes que podem fazer a diferença na sua casa. Garanta bem-estar, sossego e paz com uma alimentação saudável e balanceada.

Sabia que a propriedade do calmante do maracujá está na sua flor, a passiflora?
Sabia que a propriedade do calmante do maracujá está na sua flor, a passiflora?

Maracujá

O maracujá é a fruta calmante mais conhecida por papais e mamães. Mas você sabia que a propriedade calmante não está na fruta? Ela está presente na sua flor, conhecida como Passiflora!

Mas se engana que os benefícios do maracujá se limitam ao efeito calmante. A passiflora possui propriedades muito importantes no combate aos sintomas da ansiedade, depressão e, até mesmo, da TPM. 

Através de substâncias naturais de sua composição, como alcaloides e flavonoides, a planta atua em nosso sistema nervoso como analgésico e relaxante muscular. Experimente consumir passiflora em forma de chá!

A camomila é uma planta calmante que traz diversos benefícios ao nosso organismo.
A camomila é uma planta calmante que traz diversos benefícios ao nosso organismo.

Camomila

Da mesma maneira que o maracujá, a camomila também é muito conhecida por suas propriedades como planta calmante. Sua flor possui substâncias que auxiliam na indução do sono e também no relaxamento muscular.

Quem nunca tomou aquele chá de camomila antes de dormir? Seus benefícios ao nosso organismo ainda se expandem para a digestão, alívio de dores menstruais e enxaquecas.

O hortelã possui diversas propriedades e traz o efeito calmante para o nosso dia a dia.
O hortelã possui diversas propriedades e traz o efeito calmante para o nosso dia a dia.

Hortelã

Outra planta calmante poderosa é a hortelã! O chá de hortelã é rico em vitamina C, Ferro e Cálcio, que nos auxiliam em uma melhor recuperação muscular e ainda atuam como anestésico natural. A vitamina A, também presente em sua composição, ajuda na indução e manutenção do sono. Assim como as outras plantas calmantes apresentadas, a hortelã possui propriedades digestivas.

O abacate é uma fruta calmante que alivia aquele stress incômodo do dia a dia.
O abacate é uma fruta calmante que alivia aquele stress incômodo do dia a dia.

Abacate

Uma fruta calmante não muito conhecida, o abacate é uma ótima opção para ser inserida no seu cardápio! Além de ser rico em magnésio, o abacate também possui uma substância muito importante chamada beta-sitosterol, que atua diretamente na regulação do cortisol, o famoso hormônio do estresse.

O consumo adequado de abacate pode trazer um efeito calmante e aliviar aquele stress chato do dia a dia.

Conheça os benefícios da banana para dormir bem e se sentir bem!
Conheça os benefícios da banana para dormir bem e se sentir bem!

Banana

Talvez o alimento mais popular da nossa lista, a banana também é uma fruta calmante. Muito consumida no Brasil, a banana é rica em triptofano, componente que ajuda na produção de serotonina. Para aquelas que não sabem, a serotonina é o famoso hormônio responsável pelo nosso bem-estar e também pela qualidade do nosso sono. Dormir bem e se sentir bem. Quer coisa melhor?

Outros benefícios da banana na sua alimentação vem da vitamina B6, do magnésio e do potássio. Elementos que promovem o relaxamento muscular e ainda fornecem energia para o nosso corpo.

Agora que você já conhece 5 plantas e frutas com propriedades calmantes importantes para o nosso dia a dia, muita atenção com os excessos! Apesar de estarmos falando de alimentos naturais e saudáveis, não exagere na hora de consumir, ok? Procure por um especialista para definir as quantidades indicadas de cada alimento. Se o cansaço e o estresse forem crônicos, não deixe de procurar ajuda médica.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.