Plantas PANCs: o que são e quais os seus benefícios?

Plantas PANCs: o que são?

Você já ouviu falar das plantas PANCs? São alternativas não convencionais que podem diversificar o cardápio das nossas casas e ainda trazer muitos benefícios ao organismo. Siga a leitura no Blog PFznho e veja o que são e quais são as vantagens que essas plantas comestíveis nos proporcionam.

Ao incorporar as PANCs na dieta da sua família, sejam isoladas ou combinadas com outros ingredientes em pratos criativos, você ingere mais nutrientes. Mas, antes de entrar nos detalhes dos benefícios, vamos entender o que são as PANCs.

Vamos juntas entender quais são e o que são as plantas PANCs?
Vamos juntas entender quais são e o que são as plantas PANCs?

O que são PANCs?

Plantas PANCs são plantas comestíveis com desenvolvimento espontâneo. Geralmente, aparecem em jardins, hortas, quintais e terrenos vazios, por exemplo. Muitas vezes, acabam confundidas com ervas daninhas e são descartadas. PANCs são espécies rústicas e resistentes. Podem ser frutas, flores, sementes e vegetais.

Por não estarem presente nos supermercados, não é um alimento tão popularizado. No entanto, estima-se que sejam conhecidas aproximadamente 400 mil espécies. Porém, apenas 300 dessas espécies são utilizadas para alimentação, produção de medicamentos, tecidos, biocombustíveis entre outros.

Quais os benefícios das plantas PANCs?

Para começar, as plantas PANCs são não-transgênicas e, em sua maioria, alimentos orgânicos. Essas já são características o suficiente para nos incentivar a consumí-las com mais frequência. Além disso, as pancs também são ricas em minerais, fibras, antioxidantes e proteínas. Todos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Graças a diversidade da fauna e da flora do Brasil, é possível encontrar espécies por todo o país. As plantas PANCs contribuem diretamente para uma alimentação saudável e balanceada. Elas também podem ser uma ótima alternativa para apresentar às crianças novas texturas, cores e sabores.

No entanto, atenção com a origem das plantas, ok? Compre sempre de fontes seguras e tenha a certeza de que não está comprando alimentos que possam fazer mal a você e sua família.

Agora que já entendeu a importância das PANCs em nossa alimentação, vamos ver como as preparar!
Agora que já entendeu a importância das PANCs em nossa alimentação, vamos ver como as preparar!

Como consumir plantas PANCs?

Da mesma maneira dos outros vegetais que consumimos, cada espécie de PANCs possui formas específicas de preparo. Enquanto algumas podem ser consumidas in natura, em saladas ou sucos, outras podem ser cozidas ou refogadas. A verdade é que as plantas PANCs irão aumentar a possibilidade de pratos saudáveis do seu cardápio.

Existem algumas espécies que precisam ser cozidasd. Assim é possível eliminar possíveis substâncias que façam mal à saúde. Sempre consulte um especialista antes de trazer novidades para a mesa da sua família.

Exemplos de plantas PANCs:

Agora confira abaixo alguns exemplos de plantas PANCs que você precisa conhecer mais e experimentar!

  • Azedinha
  • Beldroegão
  • Bertalha
  • Capuchinha
  • Capiçoba
  • Caruru
  • Dente-de-leão
  • Ora-pro-nóbis
  • Peixinho-da-horta
  • Serralha
  • Taioba

E aí, pronta para adicionar as PANCs no cardápio da sua casa? Tem alguma outra espécie que você conhece e recomenda para nós? Comente abaixo!

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *