Principais sinais de intolerância à lactose

Saiba identificar os sinais de intolerância à lactose e como lidar com essa condição.

Os primeiros sinais de intolerância à lactose podem demorar para aparecer. Por isso, é bom estar atenta a todos os sintomas e garantir uma vida mais saudável assim que descoberta a intolerância. Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba mais!

A intolerância à lactose pode ser facilmente confundida com mal-estar abdominal comum. Por isso, muitas pessoas que possuem a condição demoram a procurar ajuda de um especialista médico, dificultando o diagnóstico precoce e comprometendo o bem-estar.

Quando confirmada a deficiência, o tratamento é tão simples que pode te surpreender.Aqui, vamos entender passo a passo as etapas e como identificar os sinais de intolerância à lactose. Esteja sempre preparada para cuidar da sua saúde e da sua família!

Antes de conhecer os sinais de intolerância à lactose, vamos entender juntos o que ela é.
Antes de conhecer os sinais de intolerância à lactose, vamos entender juntos o que ela é.

O que é intolerância à lactose?

É comum ouvirmos sobre intolerância à lactose, mas você sabe o que ela significa? O que a causa e como a tratar? Ela é caracterizada pela incapacidade do seu organismo em digerir a lactose, o açúcar presente no leite. Essa condição é causada pela deficiência da enzima lactase, que age realizando a quebra da lactose, permitindo que o nutriente seja digerido. Ao todo, são 3 os tipos de intolerância à lactose:

  • primária: o intestino reduz a produção da lactase por conta do seu envelhecimento. Muito comum em pessoas mais velhas;
  • secundária: ocasionada por alguma doença ou ferimentos que impedem ou reduzem a produção da lactase;
  • congênita: a pessoa nasce com intolerância à lactose.

Quais são os principais sintomas e sinais de intolerância à lactose?

Os sintomas e sinais de intolerância à lactose estão relacionados ao sistema digestório. As bactérias que vivem em nosso intestino fermentam o açúcar do leite e causam desconforto e mal-estar típicos da condição. Geralmente, os sinais podem começar de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de leite ou derivados.

A intensidade dos sintomas pode variar de acordo com a quantidade ingerida e do grau de intolerância de cada pessoa. Os principais sintomas de intolerância à lactose são:

  • diarreia;
  • dor abdominal;
  • inchaço abdominal;
  • náusea e vômito;
  • dor de cabeça e fadiga.

Diagnóstico de intolerância à lactose

Caso você perceba que os sintomas ocorrem frequentemente, é importante procurar a ajuda de um gastroenterologista. O médico poderá solicitar alguns exames para diagnosticar a intolerância à lactose e propor um tratamento adequado. Confira os exames que geralmente são solicitados:

Exame de intolerância à lactose

Nesse exame, o paciente ingere um líquido rico em lactose e depois tem o seu sangue colhido para exame. Então, é avaliada a quantidade de glicose na corrente sanguínea.

Exame de hidrogênio expirado

Aqui, o paciente também ingere o líquido com lactose, mas a análise feita é da quantidade total de hidrogênio expelida pelo hálito da pessoa.

Medidor de ácido láctico

Quando o paciente possui intolerância à lactose e consome esse açúcar, o seu organismo produz automaticamente o ácido láctico. Esse processo pode ser detectado através do exame medidor.

No PFzinho você encontra uma série de alimentos orgânicos para uma dieta saudável e balanceada! Use o cupom BLOG15 e aproveite!
No PFzinho você encontra uma série de alimentos orgânicos para uma dieta saudável e balanceada! Use o cupom BLOG15 e aproveite!

Como lidar com os sinais de intolerância à lactose?

A intolerância à lactose pode gerar muitos desconfortos ao seu filho. Conviver com gases, dores abdominais, dor de cabeça, cansaço e diarréia prejudica a qualidade de vida e o bem-estar do seu pequeno.

O ideal é que, ao surgirem os primeiros sinais de intolerância à lactose, um médico especialista seja consultado.

Após diagnóstico e sugestão de tratamentos, certamente a pessoa precisará de novos hábitos alimentares. Conte com a PFzinho para criar um cardápio livre de alimentos com leite. Navegue pelo nosso menu e veja pratos para todas as ocasiões do dia a dia da sua família.

Mais conteúdos sobre saúde infantil:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat