Quais os benefícios da aveia?

Você sabe quais são os benefícios da aveia? Siga a leitura no Blog PFzinho e descubra!

Por ser um dos cereais mais saudáveis, são diversos os benefícios da aveia para o nosso organismo. Além de não conter glúten, é uma fonte importante de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Siga a leitura no Blog PFzinho e veja como ter uma vida mais saudável.

A aveia pode ser incluída em quase todos os tipos de dietas e refeições. Mesmo em casos mais restritivos, como diabetes, é um cereal que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Dentre os benefícios da aveia, também está o auxílio na redução dos níveis de colesterol, proteção do coração e ainda estímulos ao sistema imune.

Continue a leitura e vamos juntas entender mais sobre como ter uma vida saudável.

Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre os benefícios da aveia.
Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre os benefícios da aveia.

Sobre a aveia

A aveia deve ser a principal aliada de quem busca uma alimentação saudável. Vendida em farinha, flocos e farelo, pode ser consumida em qualquer situação do seu dia com:

  • frutas;
  • iogurtes;
  • granola;
  • sucos;
  • vitaminas;
  • shakes;
  • mingau.

Ou seja, existem diversas opções de pratos para incluí-la no cardápio da sua casa. Agora, vamos conhecer os benefícios da aveia e o porquê de sua importância.

Agora que você já sabe onde ela está presente, vamos conferir quais os seus benefícios ao nosso organismo.
Agora que você já sabe onde ela está presente, vamos conferir quais os seus benefícios ao nosso organismo.

Benefícios da aveia

A grande vantagem da aveia é a sua composição. Por contar com carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, são muitos os benefícios da aveia para o nosso organismo. 

A quantidade de fibras solúveis e insolúveis torna a aveia o ingrediente ideal para quem busca uma dieta equilibrada. Confira abaixo uma lista com os principais benefícios.

Colesterol

A aveia é rica em beta-glucana. Ela diminui os níveis de colesterol no sangue e acaba reduzindo o risco de doenças cardiovasculares mais graves como infarto ou AVC. O recomendado é comer pelo menos 3 gramas de beta-glucana por dia, aproximadamente 150 gramas de aveia.

Nível de açúcar

Aqui trazemos novamente a beta-glucana. Com ela, a aveia é capaz de evitar aqueles picos acentuados nos níveis de açúcar no sangue. Assim, iniciar o dia com uma tigela de mingau de aveia, por exemplo, é uma ótima forma de controlar a diabetes e, até mesmo, evitar que ela se desenvolva em seu organismo (no caso de pré-diabéticos).

Emagrecimento

A aveia é uma grande aliada para as dietas de emagrecimento. Um dos benefícios da aveia vem de suas fibras. Através delas, a produção de um hormônio no intestino é estimulada e aumenta a sensação de saciedade. Isso evita que a fome apareça com tanta frequência. Assim, comer aveia ao longo do dia é uma excelente alternativa para diminuir a ingestão de calorias e perder peso.

Câncer de intestino

As fibras da aveia atuam para o bom funcionamento do intestino. Como consequência, elas evitam a prisão de ventre e o acúmulo de toxinas que podem, eventualmente, levar ao surgimento de um possível câncer. Além disso, o ácido fítico, presente na aveia, ajuda a proteger as células do intestino de mutações que podem acabar originando tumores.

Pressão alta

A aveia é um cereal extremamente rico em antioxidantes, especialmente em avenantramida. Ela é responsável por aumentar a produção de óxido nítrico no corpo, uma substância que ajuda os vasos sanguíneos a relaxar. Esse processo facilita a sua circulação de sangue e diminui a pressão arterial.

Aprenda a consumir aveia e garanta todos os seus benefícios!
Aprenda a consumir aveia e garanta todos os seus benefícios!

Como consumir para obter todos os benefícios da aveia?

Para obter todos os benefícios da aveia, a porção diária recomendada é de 30 gramas. Isso é equivalente a três colheres de sopa de aveia. Basta incluir a medida em suas refeições e começar a viver uma vida mais saudável. Porém, é preciso ingerir bastante líquido também. O alto teor de fibras exigirá isso para o funcionamento adequado do nosso corpo.

Fique atento aos ingredientes de suas refeições para garantir uma alimentação saudável. Crie novos cardápios para a sua casa com opções equilibradas e saborosas. Na PFzinho você encontra diversos pratos feitos, papinhas veganas, marmitinhas infantis, lanches e muitas outras alternativas para o seu dia a dia.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.